sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fatos Históricos Políticos e Sociais do Continente Africano

Em 31 de dezembro de 1965 - Em Brazzaville - Republica do Congo o embaixador de Cuba em Angola Sr. Rodolfo Puente Ferro conheceu o médio e primeiro presidente de Angola Agostinho Neto. E diz que políticamente era assombroso e de grande visão, um libertário, poeticamente ele usou dos versos de Dr. Agostinho para seus discursos.



Associação de Amizade Angola/Cuba, Rodolfo Puente Ferro.







Puente Ferro, que proferia algumas palavras na abertura do III Encontro de Solidariedade para com Cuba, disse que, após a tomada de pose como primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto abriu as portas do seu país a movimentos como a Swapo da Namíbia, que se assentou na província do Cunene e em algumas bases da província da Huíla.







De igual modo, permitiu ao Congresso Nacional Africano (ANC, da África do Sul), que se instalasse em bases nas províncias de Benguela, na região de Cacuso (Malanje) e ao norte do Kwanza Norte.







Por sua vez, a Zanu (Movimento de Libertação do Zimbabwe) esteve baseada na região de Cazombo, província do Moxico, enquanto combatentes catanguses assentaram-se na província da Lunda Sul e a leste de Malanje.







Referiu que estes aspectos muitas vezes não são do domínio das novas gerações, mas que dão ideia da dimensão internacionalista deste líder.







Rodolfo Puente Ferro, ex-embaixador de Cuba em Angola, disse que Agostinho Neto era o “libertador e campeão da unidade do seu povo, com uma profunda visão internacionalista”, que deixou um grande legado ao Presidente José Eduardo dos Santos.







Acrescentou que este “homem poeta, médico dos pobres, guerrilheiro, construtor de uma sociedade internacionalista, anti-racista e tribalista” tornou-se igualmente conhecido no mundo intelectual pela natureza das suas obras e carácter humanista que deve ser recordado.







O III Encontro de Solidariedade com Cuba, que hoje teve início na capital angolana, conta com a participação de 18 delegações e durante dois dias vai abordar aspectos como o caso dos cinco cubanos detidos nos EUA, a luta contra o bloqueio e o Trabalho de Solidariedade.



Fonte: Angop

.

Em 31 de dezembro de 1963 - Houve a dissolução da Federação da África Central da Rodésia e da Niassalândia (Rodésia do Sul) atual Zimbabwe, (Rodésia do Norte) atual Zâmbia, e a Niassalandia atual Malawi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog