segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Israel e Hamas pronto pra novo conflito



Israel e Hamas prontos para novo conflito

por PATRÍCIA VIEGAS





Islamitas mortos e 'rockets' disparados. Há dois anos começava a guerra.



Israel e o Hamas dizem estar prontos para nova guerra, dois anos depois do início do mortífero conflito armado que durante três semanas opôs as duas partes. Ontem, dois palestinianos da Jihad Islâmica foram mortos por disparos israelitas em Khan Younes, no Sul do território palestiniano. E dois rockets foram disparados de Gaza para o distrito de Eshkol, no deserto israelita do Negev. Mas sem sem causar estragos ou feridos. Na última semana foram disparados a partir da Faixa de Gaza 23 obuses de morteiro e quatro rockets.



"Não há trégua no terreno. Ela só seria real no caso de Israel parar a sua agressão e pôr fim ao cerco. Mas se houver a mínima agressão israelita na Faixa de Gaza, responderemos vigorosamente", declarou, citado pela AFP, Abu Obeideh, das Brigadas al-Qassam, a ala armada do Hamas. Este movimento radical islâmico assumiu pela força o controlo de Gaza em 2007, expulsando a Autoridade Palestiniana do presidente Mahmud Abbas. E a 27 de Dezembro de 2008 entrou em guerra com Israel: 1 400 palestinianos e treze israelitas morreram durante esse conflito.



"Espero que não haja necessidade de uma outra operação como a Chumbo Endurecido", explicou, à rádio pública de Israel o ministro do Desenvolvimento regio- nal e vice-primeiro-ministro em exercício, Sylvan Shalom - em referência à resposta militar levada a cabo pelos israelitas de 2008. Na semana passada o general israelita Jon Donnison disse à BBC que "enquanto o Hamas estiver no poder é só uma questão de tempo até haver um novo conflito".





Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog