domingo, 26 de dezembro de 2010

Salvadorenho Francisco Cháves Abarca condenado por terrorismo em Havana

Francisco Cháves Abarca
condenado por terrorismo


(AFP) –



HAVANA — A justiça cubana condenou a 30 anos de prisão o salvadorenho Francisco Chávez Abarca acusado de organizar e executar em 1997 uma onda de atentados com bomba contra hoteis da ilha, nos quais morreu um turista italiano.



Chávez Abarca, de 38 anos e extraditado pela Venezuela em julho, foi condenado por "delito de terrorismo" depois de um julgamento de dois dias, informou o jornal oficial Granma.



Segundo as autoridades, Chávez Abarca expressou no julgamento seu arrependimento e admitiu estar trabalhando para o anticastrista Luis Posada Carriles e ter contratado os salvadorenhos Ernesto Cruz e Otto Rodríguez, condenados à morte como executores dos atentados, mas beneficiados há duas semanas com a comutação de suas pena para 30 anos de prisão.



Cuba não aplica a pena de morte desde que, em 2003, foram fuzilados três cubanos que sequestraram violentamente uma embarcação para fugir para os Estados Unidos.



Havana e Caracas atribuem a Posada Carriles, que vive em Miami e é foragido da justiça venezuelana, a autoria intelectual do ataque a bomba contra um avião da Cubana de Aviación em 1976, com 73 mortos, e de várias tentativas de atentados contra o líder comunista Fidel Castro, além das sabotagens de 1997.



Copyright © 2010 AFP. Todos os direitos reservados. Mais »



©2010 Google - Acerca do Google Notícias - Centro de ajuda - Ajuda para editores - Termos de utilização - Política de privacidade -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog