domingo, 31 de outubro de 2010

Show do Cine Atlântico

Fotoo do show de Pérola, no Cine Atlântico em Luanda

Milhares de pessoas puderam curtir o grande espetáculo.

Dilma Roussef, a primeira mulher eleita Presidente do Brasil






PT vence e Dilma é presidente

31/10/2010

Fonte: ABC Repórter



A candidata do PT, Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história brasileira. Ela derrotou o tucano José Serra no segundo turno. Com mais de 98% dos votos apurados, a sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva não vai alcançar a votação de 2006 do atual presidente. Naquele ano, Lula obteve mais de 58 milhões de votos, e Dilma soma até o momento cerca de 54 milhões. Na comparação com o primeiro turno, Serra conseguiu reverter o resultado favorável à petista no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. No início do mês, Dilma venceu em 18 Estados, Serra levou em oito, e Marina Silva foi a mais votada no Distrito Federal. As urnas abertas neste domingo deram a petista vitoriosa em 15 Estados e no Distrito Federal, e o tucano vencendo em 11 Estados. Dilma confirmou a força do PT no Nordeste, vencendo em todos os Estados da região, em alguns deles com votação superior a 70% dos votos válidos como Maranhão e Pernambuco. A presidente eleita também teve uma vitória importante em Minas Gerais, reduto do PSDB que elegeu o tucano Antônio Anastasia em primeiro turno.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

D.Orani defende os ideais religiosos da população

 




Dom Orani defende ideais religiosos dos cidadãos

31/10/2010

Fonte: YAHOO Notícias



O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, defendeu, ao votar, que os cidadãos se apoiem em seus ideais religiosos para a escolha dos candidatos. Sem citar o nome dos candidatos Dilma Rousseff, do PT, ou José Serra, do PSDB, ele avaliou que o segundo turno foi um momento para que o cidadão analisasse a posição dos presidenciáveis em relação "a vida e ao ser humano". "Foi uma continuação das propostas do primeiro turno e ao mesmo tempo uma possibilidade de se examinar entre os dois candidatos as suas posições, qual a sua ideia de governo, quais são as suas preocupações com a vida e o ser humano", disse Dom Orani. Para o religioso, o Papa Bento XVI fez certo ao se manifestar sobre as eleições às vésperas do pleito. "Temos feito justamente isso e o Papa confirmou. Aquilo que temos colocado é que o que faz parte da orientação apostólica da Igreja, de buscar a dignidade humana, em todos os seus aspectos, ao mesmo tempo, votar com responsabilidade seguindo a orientação católica", disse o religioso, para quem, a religião não extrapolou a pauta política nestas eleições. "As opiniões pessoais nem sempre são questões apenas religiosas, são questões da própria vida humana e direito humano que vão muito além. A maioria do povo tem essa preocupação (religiosa), nós vimos pela reação do povo (ao tema aborto) que conserva em seu coração uma fé religiosa". Após Dom Orani, votou o ex-arcebispo do Rio, cardeal Dom Eugênio Sales, que fará 90 anos no próximo dia 8. "Estou otimista", disse ele, que já não tem obrigação de votar. Dom Orani e Dom Eugênio votaram no Edifício João Paulo II, na Glória, zona sul.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Abstenção dos Indígenas, devido a falta de documentos com fotos






Sem documento com foto, abstenção de índios na eleição pode ser grande

31/10/2010

Fonte: Jornal de Maringá



O índice de abstenção entre as tribos indígenas nos estados do Amazonas e de Roraima deve ser grande nessas eleições. O motivo é que a maioria dos índios não possui documento com foto, item obrigatório para ter acesso às urnas nas eleições 2010. A crença é um dos principais fatores para que os índios não tenham documento com foto. A etnia dos ianomâmi é uma das que acredita no mito de que a alma é roubada pela fotografia. Em eleições anteriores, era necessário apenas o Título de Eleitor. Mas a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às vésperas do primeiro turno mudou as regras. saiba mais Aécio diz que PSDB tem que ampliar leque de alianças No DF, Weslian Roriz vota e enfrenta tumulto na saída Governador Antonio Anastasia vota em Belo Horizonte Confúcio (PMDB) e Cahulla (PPS) votam no interior de Rondônia Muitos indígenas possuem o Rani, um documento administrativo do nascimento do índio, que é sua certidão de nascimento, mas o documento também não apresenta fotografia. Em Manicoré, a 350 Km de Manaus, eleitores das etnias tenharim e pirahã remaram durante horas até a seção eleitoral. Mesmo com o Título de Eleitor e o Rani em mãos, eles não puderam votar. Na aldeia mundurucu o problema foi ainda maior. Mesmo com documento com foto expedido pela Funai, os indígenas dizem que não tiveram acesso às urnas. Algumas pessoas da Funai defendem que a exigência de um documento com foto na hora da votação fere o direito constitucional à liberdade de crença e de cultura e que a lei estaria desrespeitando a diferença do voto indígena. Por conta da exigência de documento com foto, o índice de abestenção no segundo turno das eleições deve ser igual ao primeiro turno, quando 9 em cada 10 indígenas dos estados do Amazonas e de Roraima não votaram.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Globo no Amapá e o comitê do PT, alvos de atentado

 


Globo no Amapá e comitê do PT no Pará, alvos de atentado

Domingo, dia 31 de Outubro de 2010





Dois atentados a bala foram registrados na noite de sábado para domingo em dois estados brasileiros, que realizam eleição para governador neste segundo turno. No Amapá, dois tiros foram disparados contra a sede da TV Macapá, filiada da Rede Globo.



Os advogados da coligação “Frente Popular”, de Camilo Capiberibe (PSB), que lidera as pesquisas, Luciano Del Castilo, 31 anos, e Márcio Figueira, 32, acreditam que foram os alvos dos disparos. Eles estavam na emissora no momento do atentado. "Um dos tiros atingiu uma pilastra que estava bem na minha frente. O segurança gritou e mandou que corrêssemos para dentro da emissora", disse Figueira.



O carro da polícia escoltou os advogados para uma delegacia, onde eles registraram um boletim de ocorrência. Segundo Figueira, ele e Del Castilo, estavam na emissora para falar com o diretor de operações da TV sobre um direito de resposta que seria veiculado ainda hoje na programação da emissora.



A pesquisa Ibope mostrou que Capiberibe lidera as intenções de voto no Estado, com 53% dos votos válidos. Seu adversário, Lucas Barreto (PTB), tem 47%.



Pará

Um dos comitês da campanha de reeleição da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), foi alvo de tiros durante a última madrugada. Não houve feridos. A assessoria da candidata informou que não é ato de violência. O prédio dos apoiadores evangélicos foi alvo de oito tiros por volta das 3h da madrugada de hoje.



No primeiro turno eleitoral, uma vidraça de outro comitê havia sido quebrada por pedradas de motoqueiros. O segundo ataque, disse a assessoria, aconteceu em Icoaraci (PA), ainda na segunda-feira, quando um "militante tucano" feriu, com bandeiras, duas militantes petistas, de 31 e 14 anos. Todos os casos são investigados pela Polícia Civil.



Ana Júlia não deve ser reeleita. O candidato da oposição, Simão Jatene (PSDB), lidera com 59% dos votos válidos, contra 41% da petista, de acordo com o Ibope. (Com informações da Folhaonline)



























» leia todas as notíciasAQUIDAUANA NEWS 2002 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A CW. ASSESSORIA E MARKETING DESENVOLVIDO POR ENGRENE WEB SOLUTIONS

dia 31 de outubro na história em video

Hoje é dia da eleição para a Presidencia da República Federativa do Brasil



José serra do PsDB                                  Dilma Rousseff do PT




Colégios eleitorais já estão abertos para decidir sucessor de Lula

31/10/2010

Fonte: YAHOO Notícias



Brasília, 31 out (EFE).- Os colégios eleitorais das 5.567 cidades brasileiras abriram neste domingo às 8h de Brasília para o segundo turno das eleições que escolherão entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Haverá segundo turno também para governador nos estados de Alagoas, Rondônia, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Amapá e Roraima, além do Distrito Federal. Para o pleito, obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos, estão convocados 135,8 milhões de eleitores. Foram distribuídas em todo o país 477 mil urnas eletrônicas, às quais os eleitores podem dirigir-se até as 17h, horário que será estendido nos colégios onde houver pessoas nas filas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os primeiros boletins com resultados oficiais começarão a ser divulgados a partir das 18h e a apuração deverá estar concluída antes da meia-noite. As pesquisas apontam a petista Dilma como a favorita para o pleito, com as intenções de voto oscilando entre 50% e 56%. Já o tucano José Serra teria, de acordo com as enquetes, algo em torno de 43% da preferência. No primeiro turno, em 3 de outubro, Dilma teve 46,91% dos votos, contra 32,61% de Serra. Se a previsão se confirmar, Dilma, de 62 anos, será a primeira mulher a governar o Brasil. Segundo as autoridades eleitorais, foram credenciados 187 observadores estrangeiros, provenientes de 45 países e que em sua maioria pretendem conhecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, considerado um dos mais confiáveis que existem. EFE















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

O Mito de Saturno, nos processos revolucionários


Saturno - Deus mitológico Romano

Quando na Revolução Francesa, Pierre Victunier Verniaud, chefe dos girondinos que acabou guilhotinado, mas deixou uma frase dita na Convenção Francesa, em que afirmou "É de se temer que as revoluções, como Saturno devorem seus filhos".

Ficou a frase, e a idéia, de quem era esse Saturno dito por Verniaud? Sim era o deus romano da agricultura equivalente ao Cromo (grego). era um dos titãs filho do céu e da terra. Recebeu uma foice de sua mãe, e mutilou o seu pai, Urano e tomou o poder entre os deuses.

Foi expulso do céu, por seu filho Jupiter (Zeus) refugiou -se no Lácio. E lá exerceu a soberania e fez reinar a idade do ouro, de paz e abundância. Ensinou aos homens a agricultura. Em Lácio criou uma nova família vindo a ser o pai de Pico. A Saturno atribuem a origem de Roma e a criação da divindade como Juno, Hercules e de heróis como Rômulo. O sábado é consagrado a Saturno.

O Saturno italico é representado nas moedas, como nas pinturas de Pompéia. O Saturno africano é o homem de barba curta, penteado com calátifes. Deus barbudo com foice, deus solar com ornamento a cabeças de raios, deus lunar crescente com lunar tudo isto aparece.

Mas a frase de Verniaud, será encontrada também no livro do escritor brasileiro, Tomás Coelho, na sua obra intitulada "Sombra do Sistema", exatamente no epígrafe, intitulado "Autofagia da Revolução", dizendo que toda a revolução tem o complexo de Saturno e fala de tres personagens civis, que lideraram o movimento de 1964, ou seja Adhemar de Barros, Magalhães Pinto e Carlos Lacerda. Os dois primeiros cassados e o terceiro preterido de ser o presidente por ser civíl.

Num episódio deste livro diz que na entrada do Tunel Velho, no Rio de Janeiro, o veiculo presidencial conduzido por Castelo Branco e o seu chefe da Casa Civil, foi surpreendido por um pesado caminhão se não fora a perícia do motorista teria esmagado o automóvel e os dois, o Presidente e chefe da Casa Civil. Castelo refeito do susto indaga:
-Dr. Luiz, o senhor está pensando o mesmo que eu estou a imaginar.
-Estou, Presidente. O José Maria Alkimin, jamais assumiria o governo.

Quando Costa e Silva ficou impossibilitado de continuar no governo era afastado e seu vice constitucional Dr. Pedro Aleixo ficou impedido de assumir por ser civil.

Sabemos que ocorreu no Brasil, não foi uma revolução, mas um golpe, e que muita coisa poderia acontecer de forma diferente, mas mesmo assim a alegação saturnista usada pelo girondino da alta burguesia francesa acabou sendo usada pelo escritor brasileiro, que acreditava estar vivendo um processo revolucionário.

Tinhamos uma ditadura militar e os civís tinham como arma, o medo. Tanto que o Congresso nunca declarou a vacância da Presidência da República. E os militares as armas, os cavalos, a violência, os coturnos que esmagam rosas. Que assassinaram sêres humanos,e que deixaram um país, com um olhar ao mar, na distância de um vazio, mas desejando e chorando, tantas lágrimas, em que famílias ainda procuram seus mortos pra enterrar.

Manoel Messias Pereira
professor de História
cronista

dia comemorativo



Hoje Comemora-se o Dia do Saci, um personagem da cultura popular no Brasil. Uma lenda do folclore brasileiro

Hoje também comemora-se o dia das bruxas, que iniciou numa celebração pagã, fundamentada nos povos celtas, que tinham como objetivo cultuar os mortos. Essa história foi para os Estados Unidos e chegou a provocar tragédias. Mas a relação com o Brasil é que para os celtas, o Brasil é a terra abençoada, das florestas, foram os celtas que criaram a palavra Brasil. Alusão ao pau-brasil.

Cortar o Tempo - Carlos Drummond de Andrade

Dia 31 de outubro na história - artística, literária e cultural

Em 31 de outubro de 1975 - aos 14 anos Paul MacCartney, perdeu a mão que veio falecer de embolismo, após uma mastectomia  para conter o câncer no seio. Esse acontecimento aproximou - o de John Lennon, que também perdera a mãe, ainda menino, vitima de um acidente automobilístico.

Em 31 de outubro de 1920 - Nasceu Helmut Nestadter, fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano famoso pelas fotos de nús femininos.

Em 31 de outubro de 1902 - Nasceu Carlos Drumond de Andrade, na cidade de Itabira, tido como o maior poeta do Brasil, do Século XX.

Em 31 de outubro de 1976 - Nasceu a atriz americana Peper Perabo

Em 31 de outubro de 1977 - Nasceu a atriz brasileira Larissa Maciel

vld herzog

dia 31 de outubro na história - Política e Sociais

Em 31 de outubro de 1517 - Martinho Lutero afixou na porta da Capela de Wittemberg as 95 teses, que gostaria de discutir com os teólogos católicos. (há informações históricas que não houve isto) Mas esta foi uma das questões que levou a excomunhão, deste agostiniano pela Igreja católica.

Em 31 de outubro de 1506 - Aconteceu o Progrom de Lisboa ou matança da Páscoa de 1506, quando uma multidão movida pelo fanatismo religioso, perseguiu, violou, torturou e matou centenas de judeus. Isto ocorreu antes do reinício da Inquisição e nove anos depois da conversão forçada dos judeus em Portugal (cristãos novos). Durante o reinado de D. Manuel I, o Venturoso.

Em 31 de outubro de 1953 - Nasceu João Batista de Oliveira Araujo ou Babá, professor da UFRJ, engenheiro mecânico e ex-deputado do PSOL, Partido do Socialismo e Liberdade, (Brasil.)

Em 31 de outubro de 1955 - o militar Jurandir Bizarri Mamede, durante o enterro do General Canrobert Pereira da Costa, pronuncia-se a favor de um golpe militar, não aceitando o resultado da eleições de 3 de outubro de 1955, que elegeu Juscelino Kubitschek do PSD e o vice João Goulart -PTB, a presidência da República.

Em 31 de outubro de 1975 -  Acontece o culto ecumênico na Catedral da Sé de São Paulo. em razão da morte de Vladimir Herzog.

Em 31 de outubro de 1979 - Mais de 30 mil pessoas saem as ruas de São Paulo, para acompanhar o cortejo funebre, e o enterro do metalurgico Santos Dias da Silva, assassinado pela PM. Primeira grande manifestação de trabalhadores paulistanos contra a ditadura.

Em 31 de outubro de 1980 - O padre Vitor Miracapillo foi expulso do Brasil, pela ditadura militar. Ele recusou a celebrar a missa do 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil, afirmando que "não podemos celebrar a missa enquanto que os brasileiros não forem totalmente independente". Para as autoridades da Repressão ele deveria ser expulso, por insuflar trabalhadores rurais à invasão de terra. O deputado Severino Cavalcanti(PP), denuncou o padre, como subversivo, agitador e comunista.

sábado, 30 de outubro de 2010

Cantora Pérola fez um show brilhante - conforme o Angola press


Cantora Pérola

Cantou e encantou

30-10-2010



Música

Pérola confirma popularidade em inesquecível espectáculo



Angop



Artista angolana Perola







Luanda – A cantora angolana Pérola confirmou, na noite desta sexta-feira, toda a popularidade, fruto do sucesso das suas músicas, num espectáculo realizado no cinema Atlântico, em Luanda.









O show, presenciado por mais de três mil pessoas, que teve duas horas de apresentação, mostrou uma diva a altura dos seus fãs, que aplaudiam embalados pelos sucessos da cantora e compositora.









Pérola, que se fez acompanhar neste show com convidados, considerados “pesos pesados” do panorama musical nacional, como Heave C, Sandokan, Danny L, Puto Português.









A artista cantou sucessos do seu primeiro trabalho discográfico “Meus Sentimentos” e do seu último trabalho “Cara e Coroa”, lançado em 2009









Ao subir num palco, com som e luz de qualidade, com uma mistura de várias músicas como “Catapagem", "Te amo", "te quero mais" tendo interpretado também de seguida os sucessos “Call me”, “anda dançar”, “Sentada familiar” e para o delírio do publico presente “Doida”.









Cantou também os sucessos “Arranjei só problema”, num dueto com o artista Puto Português, que também brindou o público com um dos sucessos mais ouvido da actualidade “Tá malé”, fazendo a delicia da plateia, formada por jovens, crianças e adultos.









Fez dueto ainda com a artista moçambicana Dama do Blingue (na música quatro anos depois) e com os angolanos Heace C (Vai na tua mãe) Sandokan (Break I) e o compositor Dannie L (Corno manso).









A cantora, no primeiro show da sua carreira, brindou ainda os convidados com as faixas “Amor”, “Presta atenção”, “Angola, mãe”, “Omboio” (esta acompanhada por bailarias vestida com trajes tradicionais) entre outras.









Pérola, bem acompanhada por um leque de instrumentistas consagrados, cantou em inglês a música “Love crazy”, para gáudio das mais de três mil pessoas que tiveram um comportamento exemplar.









De nome próprio Jandira Sassingui, a cantora que viveu na África do Sul, estreou-se no mercado em 2004, com a obra "Meus Sentimentos", produzida por Heavy C.









Foi vencedora da categoria de melhor voz feminina da África Austral e do prémio de música africana Kora 2005.









Em 2009 publicou o disco "Cara e Coroa", que teve como destaque os temas "Omboio", "Doida", "Preste Atenção", "Amor" e "Sentada Familiar".











































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Coreanos em família





Sul-coreanos viajam ao norte para rever familiares

30/10/2010

Fonte: YAHOO Notícias



Centenas de famílias coreanas separadas há mais de meio século pela guerra entre as Coreias do Norte e do Sul reuniram-se neste sábado, um dia depois de uma troca de tiros entre tropas dos dois países. "Achei que você estivesse morto. Mamãe sentia muitas saudades suas", disse o sul-coreano Lee Min-gwan, de 61 anos, ao pai, o norte-coreano Ri Jong Ryol, de 90 anos, que respondeu: "não esqueci de você em nenhum dia dos últimos 60 anos." Lee estava entre os 436 sul-coreanos que viajaram de ônibus para uma região turística da Coreia do Norte para rever 100 parentes norte-coreanos. Na quarta-feira, aproximadamente 200 norte-coreanos farão uma viagem para o mesmo local, a fim de rever seus parentes do sul. A Coreia do Norte propôs as reuniões - as primeiras em mais de um ano - numa aparente tentativa de amenizar a tensão provocada pelo afundamento de um navio militar da Coreia do Sul. Os norte-coreanos negaram envolvimento no incidente, mas uma investigação internacional concluiu que foi um torpedo da Coreia do Norte que afundou a embarcação, matando 46 pessoas. Mais de 20.800 famílias tiveram breves reuniões pessoalmente ou por videoconferência desde uma cúpula entre as Coreias em 2000. Em condições normais, os cidadãos dos dois países não podem trocar correspondência ou telefonemas. Milhões de famílias coreanas foram separadas após a divisão da península coreana em 1945 e pela Guerra da Coreia, que durou de 1950 a 1953. O reencontro com os parentes é algo muito comovente para os participantes, já que grande parte deles são idosos que desejam rever entes queridos antes de morrerem. As informações são da Associated Press.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A
 

foto arquivo



Biblioteca do Estado promove lavagem para comemorar o Dia da Cultura

30/10/2010

Fonte: Tribuna da Bahia



Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, no próximo dia 5 de novembro, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), primeira biblioteca pública do Brasil, aos 199 anos, promoverá a sua 3ª Lavagem. Uma grandiosa festa que confirma a baianidade da instituição e que este ano vem com uma responsabilidade ainda maior: comemorar os 40 anos de inauguração da sua atual sede, nos Barris. A única lavagem “profano-literária” do calendário cultural da cidade do Salvador leva o livro, a literatura e a sua morada mais antiga no Brasil para as ruas. Uma ação cultural de grande porte que, segundo a diretora da Biblioteca, Ivana Lins, proporciona, por onde quer que o cortejo passe, o contato direto das pessoas com este universo de cultura. Programação A comemoração terá início às 8h, com concentração feita por Adailton Poesia e Banda Tambores da Raça, na Praça do Campo Grande. Em seguida, a partir das 9h, um cortejo formado por baianas, poetas, escritores, artistas, circenses, intelectuais, estudantes, populares e um minitrio comandado pelo grupo cênico-musical Os Multipétalos passará pelas ruas do Centro Antigo de Salvador com o tema “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”, distribuindo livros e fazendo ressoar a sua importância. Serviços já oferecidos pela Biblioteca também irão para a rua, por meio de stands de seus setores, agregando valor de ação cultural aos atendimentos e serviços usuais. Após o cortejo, acontece a lavagem das escadarias da BPEB, que também fará a inauguração do seu novo banner, permanecendo com o slogan “De braços abertos para você”, que na nova versão, apresenta crianças, idosos, negros, brancos e deficientes, demonstrando que a biblioteca está aberta à diversidade e à pluralidade do ser humano, e baseada no respeito ao conhecimento. às 14h, a grande convidada para a celebração, a cantora Márcia Short, sobe ao palco do Quadrilátero para animar o público com sua energia e vibração. Com 20 anos de carreira, ela já passou por grupos como Banda Mel, BandâBah, Timbalada, realizou turnês internacionais nos Estados Unidos e Europa e tem uma trajetória musical reconhecida e aplaudida em todo o Brasil.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Mito da caverna, Matrix e os dias de hoje

A filosofia na ordem do dia

Dia Mundial da Filosofia terá programação em Macapá

30/10/2010 

Fonte: Diario do Amapa



A Unesco instituiu, desde 2005, que o Dia Mundial da Filosofia seria comemorado sempre na terceira quinta-feira de novembro, a programação que a Escola de Filosofia Nova Acrópole preparou para marcar a ocasião será realizada no próximo sábado, 6. A Nova Acrópole existe em todo mundo, com mais de 20 mil membros, no Brasil a escola comemora a data desde 2006; e em Macapá, desde 2008. "Nosso grande objetivo é esclarecer melhor o que é filosofia, já que muitos tem imagem negativa, acham que é inútil. Tem gente que acredita que filosofia é só pensar e não agir, mas a filosofia original, que queremos resgatar, nunca se desliga da ação", afirmou o diretor da escola em Macapá, Cleverson Barata. O evento de tema será Filosofia: Escola de Vida, e promoverá palestras e exibição de vídeo comentado. As atividades acontecerão na sede da Nova Acrópole em Macapá, localizada na Rua Odilardo Silva, 1013, Centro (próximo ao SEBRAE). A programação terá início com palestra às 17h; às 18h será exibido o vídeo comentado Matriz e o Mito da Caverna; o encerramento será com palestra às 20h. Hoje, a Nova Acrópole de Macapá recebe a visita do coordenador da escola no Norte, Eduardo Rosa, que promoverá mini curso às 16h, e palestra às 20h.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Tombamento das águas do Rio Negro e Solimões


Rio Negro e o Rio Solimões



‘Encontro das águas’ dos rios Negro e Solimões será tombado

30/10/2010

Fonte: Gazeta de Alagoas



São Paulo, SP – Por mais de 10 km, é possível ver as águas escuras e transparentes do Rio Negro correr ao lado das águas barrentas do Rio Solimões no Amazonas. O “encontro das águas”, uma das atrações da Amazônia, deve se tornar em breve um bem tombado e protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão será tomada em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que será realizada nos dias 4 e 5 de novembro no Rio de Janeiro. Na Bacia Amazônica, o encontro das águas é relativamente comum, segundo o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan. Ocorre sempre que um rio “transparente” se encontra com outro, de águas escuras, como o Tapajós e o Amazonas, em Santarém, no Estado do Pará. O encontro do Negro e do Solimões, porém, é avaliado como o maior encontro das águas do mundo, por conta do volume e da vazão – força e grandeza que podem ser vistas por mais de 10 quilômetros de distância, desde o ponto onde as águas se encontram até a diluição total entre as duas. >















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Data comemorativa

Hoje é o dia do Comerciario e o dia do Balconista.
A todos os nossos efusivos cumprimentos

Federico Fellini receiving an Honorary Oscar®

dia 30 de outubro na história - Artística, literária, cultural

Em 30 de outubro de 1713 - Nasceu o arquiteto italiano Giuseppe Antonio Landi, que radicalizou-se no Amazonas, natural de Bolonha.

Em 30 de outubro de 1821 - Nasceu Fiódor Makhailovich Dostoiévski, em Moscou, romancista. "Em verdade, em verdade vos digo : se o grão de trigo caindo na terra não morer fica só, mas se morrer dá muitos frutos. De João 12:24 que é a mesma epígrafe do seu último livro (Irmão Karamasov).

Em 30 de outubro 1989 - Nasceu a cantora Vanessa Write - na Inglaterra

Em 30 de outubro de 1981 - Nasceu a atriz Roberta Gualda no Brasil

Em 30 de outubro de 1943 - Giulia Anna Masino casa-se com Frederico Felini, e tiveram intensas atividades artística juntos, ilustrando o cenário cultural italiano.

Posse do General Emílio Garrastazu Médici

dia 30 de outubro na história - Politica e Social

Em 30 de outubro de 1500 - D. Manuel o Venturoso rei de Portugal casa-se com Maria Aragão, princesa da Espanha.

Em 30 de outubro de 1793 - Pierre Victurnier Vergniaud, um dos chefes dos girondinos, foi guilhotinado, entre uma de suas célebres frases, ditas na Convenção Francesa, foi "É de se temer que as revoluções, como Saturno devorem seus filhos".

Em 30 de outubro de 1969 - Assume a presidencia da República no Brasil, General Emilio G. Medici
desta época a frase "Brasil Ame ou Deixe-o".

Em 30 de outubro de 1979 - Foi brutalmente assassinado, o operário Santos Dias da Silva, preso durante a greve dos metalurgicos em São Paulo. Membro do Sindicato, da Pastoral Operária, da Comunidade Eclesial de Base. Foi lavrador e metalurgico. Morto a tiro pela Policia Militar.

Nota do PCB


Secretário Geral do PCB - Sr. Ivan Pinheiro













Entrevista, ao vivo, com Ivan Pinheiro

Entrevistador: Paulo Passarinho

Programa Faixa Livre – Rádio Bandeirantes- Rio de Janeiro
Entrevista concedida dia 22 de outubro de 2020

Paulo Passarinho – Eu tenho a honra de anunciar, para os nossos ouvintes, a presença aqui na ponta da linha, do candidato do Partido Comunista Brasileiro, PCB, à Presidência da República nas últimas eleições, Ivan Pinheiro. Bom dia.

Ivan Pinheiro – Bom dia, Paulo. Bom dia, ouvintes do Faixa Livre.

Paulo – Vamos conversar hoje a respeito, inicialmente, dos resultados do 1º turno. Como você avalia estes resultados? Cá para nós, eu acho que a esquerda sofreu uma bela derrota, hein, Ivan?

Ivan – Foi uma vitória da direita, que tentou e conseguiu excluir a esquerda revolucionária, a esquerda socialista, a esquerda que não se rendeu, de qualquer possibilidade de aparecer, inclusive na televisão, em jornalões e tal.

No nosso caso, a chapa própria não era o plano A, que era fazer uma grande frente que ultrapassasse, inclusive, os partidos registrados no TSE, no campo da esquerda, para tentar criar uma alternativa permanente, uma frente permanente. Mas isso não sendo possível, optamos pela chapa própria. E você é testemunha e os ouvintes também que, desde o primeiro momento do registro, nós dissemos que não estávamos fazendo uma campanha propriamente eleitoral, mas uma campanha política. E que íamos analisar o resultado não apenas do ponto de vista matemático, mas do ponto de vista político, do saldo que deixou. E nós achamos que, apesar desta derrota numérica, o saldo foi positivo. E eu acho que esta fragmentação pode ter ensinamentos para as forças de esquerda; já estão surgindo condições para entendimentos, para possibilidades futuras.

Paulo – Agora, Ivan, é verdade que a esquerda que não se rendeu, conforme você apontou, teve muito pouco espaço nos meios de comunicação, particularmente o PCB, o PSTU...

Ivan – E o PCO também.

Paulo – Agora, o que eu ia falar é que, destes partidos, o PSOL teve um espaço, não idêntico, evidentemente, aos três candidatos defendidos pela grande imprensa, o Serra, a Dilma e a Marina. Mas o Plínio teve uma exposição. É interessante! Nas eleições de 2006, a Heloísa Helena teve quase 7% dos votos. Agora, o Plínio não conseguiu, inclusive sendo um nome muito respeitável, não conseguiu sequer 1% dos votos. Você não acha que isso é muito grave, não só para o PSOL, mas para toda essa esquerda que, conforme você disse, não se rendeu?

Ivan – Realmente, a votação do PSOL este ano ficou bem aquém em relação à de quatro anos atrás. Mas tem que levar em conta que, há quatro anos atrás, quando foi a Heloísa Helena, além de ter sido uma frente ampla, de várias forças políticas, havia toda uma emoção em torno da candidatura dela. Ela tinha pontificado naquela CPI do mensalão, que todos assistimos, até de madrugada, aqueles debates... Então, ela tinha uma mística. Heloísa Helena, eu acho que foi um fenômeno eleitoral. Esses partidos (PSOL, PCB e PSTU) já não tinham voto naquela eleição. Quem teve voto foi a Heloísa Helena. Igual ao PV agora. O PV não tem 19% de votos. Eu acho que a Marina foi, em 2010, o fenômeno eleitoral que a Heloísa foi, em 2006. Realmente o Plínio teve mais espaço. Até porque tem um dispositivo recente na legislação, que o favoreceu. As emissoras de televisão podem convidar todos os candidatos, mas só são obrigadas a convidar os dos partidos que tem representação eleitoral.

Eu acho, Paulo, que a burguesia brasileira conseguiu o que queria, o seu sonho. Eles americanizaram as eleições brasileiras. Se você pensar bem, essa polarização que vai acontecer agora no dia 31 já existe há 16 anos no Brasil. Em 2006, o PCB, um mês depois das eleições, alertou a esquerda: “olha, em 2010 vai acontecer a mesma coisa”. E não deu outra. Estamos diante de um segundo turno anunciado.

Paulo – E é de acordo, inclusive, com o interesse de setores que apostam que os tucanos possam retornar ao governo depois de um 1º turno, onde, inclusive, alguns órgãos que apoiavam o José Serra haviam admitido a própria derrota do mesmo. E aí, eu quero saber, justamente, essa posição do PCB, onde há muita gente aqui... Eu ouço aqui no programa, contestando. Eu acho que a posição que o PCB defende, talvez seja igual à da maioria do PSOL, que se diferencia da posição do PSTU. Agora, eu queria que você colocasse aqui para os nossos ouvintes a posição do Partido Comunista Brasileiro.

Ivan – É uma boa oportunidade nesse espaço democrático e para esse público progressista. Nós somos e continuaremos a ser oposição ao governo petista. Os oito anos de governo Lula não têm nada de socialista. A política econômica é a mesma: é um governo que serve ao capital. Ele ganha de FHC, inclusive, em índices macroeconômicos. Talvez ele tenha alavancado mais o capitalismo que ninguém no Brasil.

Mais ainda existem algumas diferenças entre PT e PSDB. Na nossa leitura, elas estão se diluindo, estão cada vez menores. Mas ainda existem algumas diferenças que nos fazem indicar Dilma no segundo turno, sem qualquer entusiasmo. Não é um apoio acrítico, como a esquerda reformista está dando, sem qualquer reparo, sem qualquer crítica. O que é um absurdo! Convalidam todos os oito anos de governo Lula e dão um cheque em branco para a Dilma continuar ou piorar esse projeto social-liberal.

Essas diferenças que ainda vemos são as seguintes, Paulo. Uma delas é a questão da política externa. Não é que a política externa do Lula seja anti-imperialista, socialista. Não, nada disso. Ela é apenas menos ruim que a política externa que faria o Serra. As restrições que este tem à política externa do Lula são à direita. As nossas são à esquerda. Nós achamos que essa política externa é a mesma velha política da burguesia brasileira para transformar o Brasil numa grande potência capitalista. Só que os dois lados operam esta política de uma maneira diferente. A do Serra, a do PSDB, é pior, porque expressa setores burgueses mais integrados ao imperialismo norte-americano. No governo Lula, a política externa teve mais independência, para favorecer outros setores burgueses que vem se expandindo em outros países. De certa forma. Lula ajudou a enterrar a ALCA. Mas, por outro lado, ele boicota a ALBA.

Na questão da privatização, também há diferenças. Serra privatizaria mais que Dilma, como FHC privatizou mais que Lula. Mas tem que ser dito que o governo Lula também é privatizante. Implantou as PPPs, a ANP continuou funcionando; dos dez leilões do petróleo, seis foram feitos no governo Lula. Esse marco regulatório do petróleo que está sendo saudado aí nas ruas pelo lulismo, ele é apenas um pequeno avanço com relação ao anterior, pois só garante à Petrobrás 30% do pré-sal.

Agora, há uma diferença importante, que temos que levar em conta. Diz respeito à luta de massas: a criminalização dos movimentos populares e da pobreza, a questão democrática. Nesse tema, não restam dúvidas. Num governo Serra, a criminalização vai ser intensa. Tanto é assim que ele vai para a televisão e diz que quer um campo sem boné do MST. O PCB hipoteca a sua mais irrestrita solidariedade ao MST. Este é um ponto que nos sensibiliza muito. Ambos os projetos são do campo do capital, mas a candidatura Serra é da direita política. Agora, deixando claro: o nosso voto é contra o Serra. É um voto crítico na Dilma.

Paulo – É. Fica perfeitamente entendido. Inclusive, vocês tem uma palavra de ordem que eu achei muito interessante que é “derrotar Serra nas urnas e depois derrotar Dilma nas ruas”. É sobre isso que eu queria explorar. Com esta situação da esquerda, da esquerda que não se rendeu, me parece que esse isolamento dessa esquerda não se dá apenas no plano eleitoral. Ele se dá no plano dos movimentos sociais. Você pode ponderar que o governo Lula tem uma política de cooptação espetacular. O problema é o seguinte: esta é a vida que nós estamos tendo. O que fazer?

Ivan – Há um sentimento, nessa esquerda que não se rendeu, inclusive no PCB, de que o próximo governo, seja qual for, vai ser pior que o governo Lula. Na nossa avaliação, também levamos em conta isso. Um governo Serra pode ser pior ainda, mas o governo Dilma pode ser pior que o governo Lula, do ponto de vista da esquerda. A crise do capitalismo está se agravando, está se espalhando pela Europa. Por mais que no Brasil se diga que aqui a crise não vai chegar, você sabe melhor do que eu que há um risco sério. Num governo Dilma, o PMDB vai ter um peso maior que no governo Lula. O vice-presidente do Lula é o José de Alencar, que fica só reclamando de juros. Enquanto o vice da Dilma é da máquina do PMDB, que já tem seis ministérios no governo Lula. Imagine quantos terá num governo Dilma.

Mas queremos dizer o seguinte: nós, do PCB, estamos muito mais próximos dos companheiros que estão com o voto nulo do que os que estão com o voto acrítico em Dilma. Nós respeitamos, como legítima, a posição dos companheiros que estão propondo o voto nulo, mas achamos que neste caso estão incorretos. A maioria dos documentos propondo o voto nulo tem uma contradição. Começam dizendo assim: não queremos que os tucanos voltem, o FHC foi um terror e tal. Reclamam do governo Lula, com toda a razão, e concluem com o voto nulo. Se não queremos que voltem os tucanos, usando uma expressão italiana, vamos “tampar o nariz” e votar na Dilma.

Nós achamos que quanto pior, pior; não quanto pior, melhor. É disso que se trata.

Os companheiros da esquerda que estão com o voto crítico ou com o voto nulo estarão muito mais próximos de nós, nas lutas, nas ruas, do que os que estão com o voto acrítico em Dilma. Porque estes, se Dilma vencer, vão continuar conciliando, babando o ovo do governo, que é um governo social-liberal.

Paulo– Bem, é isso, Ivan. Acho que ficou absolutamente bem entendida a posição do Partido Comunista Brasileiro e eu te saúdo por este esforço que você fez aí, à frente do PCB, para manter uma campanha presidencial no 1º turno, que nós sabemos que foi bastante difícil. Espero que a gente possa colher frutos num futuro próximo. Confesso que me preocupa muito a situação brasileira.

Ivan – Mas veja só, Paulo Passarinho. Se estivéssemos na França, na Espanha, há um ano atrás, também não estaríamos desanimados? E olha o povo nas ruas... Porque a crise do capitalismo vai se agravar e a luta de classes vai voltar com força, o sindicalismo também. Eu não tenho a menor dúvida. Eu só queria, se você me permite, dizer como o PCB opera este apoio crítico à Dilma. É absolutamente unilateral. Não conversamos com ninguém. E não participamos da campanha, dessa campanha acrítica, que vai para as ruas, em passeatas, louvando o governo Lula e dando um cheque em branco ao eventual governo Dilma. Não! Nós deixamos claro que estamos votando no menos ruim. E que vamos continuar na oposição, lutando por uma frente anticapitalista e anti-imperialista permanente.

Paulo – Obrigado, Ivan. Um abraço.

Ivan – Obrigado, Paulo.

Transcrição: Maria Fernanda M. Scelza







--------------------------------------------------------------------------------





A INSCRIÇÃO INVENCÍVEL



No tempo da Guerra Mundial

Em uma cela da prisão italiana de San Carlo

Cheia de soldados aprisionados, de bêbados e ladrões

Um soldado socialista riscou na parede com um estilete:

VIVA LÊNIN!

Bem alto na cela meio escura, pouco visível, mas

Escrito com letras imensas.

Quando os guardas viram, enviaram um pintor com um

balde de cal

Que com um pincel de cabo longo cobriu a

Inscrição ameaçadora.

Mas, como ele apenas acompanhou os traços com a cal

Via-se agora em letras brancas, no alto da cela:

VIVA LÊNIN!

Somente um segundo pintor cobriu tudo com pincel

largo

De modo que durante horas desapareceu, mas pela

manhã

Quando a cal secou, destacou-se novamente a inscrição:

VIVA LÊNIN!

Então enviaram os guardas um pedreiro com uma faca

para eliminar a inscrição.

E ele raspou letra por letra, durante uma hora

E quando terminou, lá estava no alto da cela, incolor

Mas gravada fundo na parede, a inscrição invencível:

VIVA LÊNIN!

Agora derrubem a parede! Disse o soldado.











Bertolt Brecht



--

Veja a Página do PCB – www.pcb.org.br



Partido Comunista Brasileiro – Fundado em 25 de Março de 1922

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Economia Inglesa, e a fragilidade do capitalismo

Image 5930

As últimas informações divulgadas na Europa, é que a Inglaterra, um país administrado por conservadores e liberais está anunciando um corte drástico em que desempregará 500 mil pessoas, que ocupam postos de trabalhos no setor público, além de um corte orçamentário de 83 mil milhões de libras, ou seja correspondente a 95 mil milhões de euros.

Há uma redução combinando com aumentos de impostos.

O Ministro George Osborne, das Finanças diz que não há outro caminho, para evitar que o país entra em falência.

É agora que o povo tem de pagar o déficit corrente e também a dívida acumulada.

As despesas com assistências sociais, terão redução de 18 mil milhões de libras. O setor de cultura terá que cortar 40% de despesas. E o governo propõe desmantelar todos os edifícios do Estado e recuará para niveis comparado ao perído da II Guerra Mundial.



Tela da Reflexão


Está óbvio, que este sistema não tem como reformar. E a Inglaterra foi sempre um país industrializado, que iniciou o capitalismo monopolista, imperialista, na qual todos os países em desenvolvimento, que no passado foi chamado de terceiro, quarto e até quinto mundo e quando não de subdesenvolvidos ou periféricos, seriram como mão de obra, como fornecedor de matéria prima, como povo explorado, pelo capitalismo inglês.

O tempo passou veio a idéia da globalização que nada mais é do que a produção em massa feita de forma fragmentada com mão de obras quase escravizada,ou semi escrava  com os direitos dos trabalhadores negados historicamentes e uma exploração em massa e a distribuição, de produtos nos locais em que concentram os capitalistas. Ou seja o capital é globalizados os direitos e os seguros sociais não.

Porém um elemento interessante aparece, as guerras que é uma forma de fazer comércio, ou seja as industrias de armamentos, custeam campanhas políticas, vendem bombas e tecnologias para matar para os países ricos industrializados, para que ele continuem a indústria da guerra, da morte e da destruição, sempre plantando terrorismos, interferências em Estados, não observando a auto-determinação dos povos. E assim vimos Inglaterra e Estados Unidos invadirem o Iraque, atacarem outra parte do Oriente Médio e tudo depois do 11 de setembro de 2001. Atribuiram tudo ao Taleban, a Bin Laden, mas o lider religioso continua dando as cartas e existe a idéia, de que a mesma família, que governou os Estados Unidos a anos e que mantinha antes de Obama, o seu representante na Presidencia dos Estados Unidos, estava por trás desta tragédia.

Observe o quanto gastou com a guerra a Inglaterra, e o quanto investiu nas relações sociais, ou sejam nos serviços de assistência ao seu povo e descobrirá, onde é que inicia a cratera orçamentária. Ou seja estes capitalistas fazem a sujeira e o povo trabalhador acaba pagando, a desgraça que eles planejam. Assim espero que tenham entendido essa reflexão .



Manoel Messias Pereira
professor

Boletim Editora UNESP para mim





29/10/2010



Coletânea apresenta as diferentes faces e causas dos conflitos internacionais contemporâneos



Coletânea organizada por Reginaldo Mattar Nasser e

publicada pela Editora Unesp, Novas perspectivas sobre

os conflitos internacionais agrega contribuições de

pesquisadores nacionais e estrangeiros que trabalham com

política internacional e resoluções de conflitos. As

múltiplas dimensões deste tema são articuladas aqui em

cinco grandes eixos: Direitos Humanos e conflitos

internacionais; Política e Direito após os atentados do

dia 11 de setembro; Governança e segurança regional;

Instituições internacionais: economia, meio ambiente e

segurança; e Entre a Segurança Pública e a Segurança

Internacional.



O caráter inovador do livro se dá na insistência em

integrar, em um mesmo quadro explicativo, as influências

domésticas e internacionais, assim como as questões de

ordem econômica e política. Trata-se também de uma obra

crítica, já que seus autores questionam e problematizam o

entendimento dos conflitos internacionais contemporâneos,

afirmando que, sem levar em consideração a justiça, a

ética e o respeito aos seres humanos, não é possível

diagnosticar e nem lidar com esses conflitos.



As cinco partes de Novas perspectivas sobre os

conflitos internacionais contribuem, em sua

diversidade, para que se chegue à conclusão de que, para

se lidar de maneira eficiente com antagonismos

contemporâneos, é preciso ir além de uma única e isolada

perspectiva de abordagem. Como afirma Nizar Messari na

apresentação do livro, a abordagem multidisciplinar aqui

adotada "é a única forma de se compreender a natureza

complexa, multifacetada e multicasual dos conflitos

internacionais contemporâneos", sem que suas

peculiaridades sejam negligenciadas.



A obra é uma referência para aqueles que estudam os

conflitos internacionais contemporâneos, tanto no Brasil

como em outros países lusófonos, já que apresenta uma

relação de temas que, quando articulados, possibilitam

uma visão mais aberta sobre estas questões.



Sobre o autor - Reginaldo Mattar Nasser é

professor do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e

do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações

Internacionais. É membro do Instituto Nacional de Ciência

e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos e

desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com

ênfase em conflitos internacionais, Oriente Médio, África

e política externa dos Estados Unidos.



Título: Novas perspectivas sobre os conflitos

internacionais

Autor: Reginaldo Mattar Nasser

Páginas: 214

Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$ 36

ISBN: 978-85-393-0034-1

Data de publicação: 2010



Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser

adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:

www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.brEditora UNESP

Assembleia da ONU aprovou o fim do embargo americano a Cuba dia 27 de outubro de 2010




ONU aprova fim do embargo norte-americano a Cuba

Documento foi aprovado com 187 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções



A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nessa terça-feira a suspensão do embargo norte-americano a Cuba, em vigor desde 1962. Essa é a 19ª vez consecutiva em que o órgão aprova o fim do bloqueio financeiro e comercial ao país.



De acordo com a agência portuguesa Lusa, o documento foi aprovado com 187 votos a favor, 2 contra (Estados Unidos e Israel) e 3 abstenções (Ilhas Marshall, República de Palau e Estados Federados da Micronésia).



Dados oficiais do governo de Cuba indicam que o embargo imposto há 48 anos causa prejuízos que somavam cerca de US$ 751,3 bilhões até dezembro de 2009. O bloqueio envolve restrições econômicas, financeiras, políticas e diplomáticas.



Para as autoridades cubanas, o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não demonstra boa vontade para recuar na adoção do embargo.





AGÊNCIA BRASIL
noticia publicado no Diario Catarinense

Massacre Social



A performance poética
da existência
e a ética
como presença
de um total desespero
crescente
como tempero
da percepção cultural
da bárbarie
da infelicidade
e da ausência
da prosperidade.
Enquanto que
quem governa
faz ação de abstratismo
e que é governado
sente-se o desgoverno
vive
o neoconcretismo
como uma pá carragadeira
sobre sua cabeça.






Manoel Messias Pereira
poeta e cronista.
São José do Rio Preto-SP

Marcelino Camacho cantando La Internacional

Morre Marcelino Camacho







Morre na Espanha o líder sindical Marcelino Camacho

29/10/2010

Fonte: YAHOO Notícias



Morreu nesta madrugada, aos 92 anos, o histórico líder do sindicalismo da Espanha Marcelino Camacho. Ele estava em um hospital de Madri, em estado grave, havia vários dias, informou o sindicato Comissões Operárias (CCOO) em seu site. Não foi divulgada a causa da morte. Camacho combateu no lado republicano durante a Guerra Civil e passou mais de dez anos preso por suas ideias comunistas em distintas etapas do regime de Francisco Franco (1939-1975). Durante a ditadura, fundou na clandestinidade o sindicato de origem comunista CCOO, convertido hoje em um dos mais importantes e com mais afiliados do país. Com a chegada da democracia, Camacho foi secretário-geral do sindicato desde sua legalização, em 1978, até 1987. Foi eleito parlamentar pelo Partido Comunista nas primeiras legislaturas após a morte de Franco. O papel dele foi chave na hora de se aceitar a reinstauração da monarquia, na transição democrática espanhola. O jornal El País qualifica Camacho em seu site como "o pai do sindicalismo moderno espanhol". As informações são da Associated Press.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Professora e Jornalista Cremilda Medina

Lançou em São Paulo, pela Fundação da América Latina, o seu livro "Liberdade de expressão Direito e Informações na Sociedade Contemporânea"

Ela é professora da ECA-USP. Estamos torcendo para o sucesso da camarada Cremilda.


Manoel Messias Pereira
professor de História

III SestMarx -Seminários de Estudos Marxistas



O III SEXTMARX - Seminário de Estudos Marxistas, com o tema "A crise estrutural do Capitalismo" acontecerá nos dia 3 a 6 de novembro de 2010, no Anfiteatro da União das Faculdades dos Grandes Lagos. Em São José do Rio Preto-SP.

A  Programação está assim definida:
Dia 3/11 as 19:15 às 22:30 - Conferências:
Professor Jean Menezes, Unilagos - tema "Fundamentos Históricos Acerca das Políticas Públicas"

e Marcos Rodrigues - Brado Informativo - tema "A crise do Capital e a destruição da vida"

Dia 4/11 às 19:15 as 22 horas -Conferências
Professor Antonio Rodrigues Belon, UFMS/MS - tema "Educação ou Emancipação Humana"

Professora Janaina Rodrigues -da Coordenação Nacional do Movimento das Mulheres em Luta - tema "Dupla Exploração e Violência Contra a Mulher".

Dia 5/11 às 19:15 as 22:30 - Conferência "A crise Estrutural do Capitalismo" com o Professor Gilberto de Souza  - do Instituto Latino Americano de estudos Sócioeconomico - ILAESE

Dia 6/11 - das 8 as 12 horas - Apresentação de Trabalho
Eixos Temáticos


-Marxismo e História
-Educação e Emancipação Humana
-Serviço Social e Superação do Capital
-Estrutura e Funcionamento do Capitalismo
-Estado, Repressão e Sociedade
-Crise Estrutural e a Questão Social
-Trabalho e Gênese do Ser Social

O envio de trabalhos para participar termina  dia 31 de outubro de 2010. Maiores informações é pelo blog "Sestmarx.blogspot.com

O seminário é aberto a toa a população.

3. Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto-SP



Começa o 3. Salão de artes Plásticas de São José do Rio Preto-SP, hoje as 20 horas na Pinacoteca municipal desta cidade.

E hoje haverá a divulgação dos vencedores em cada categoria. Até o dia 27 de novembro de 2010, o público poderá apreciar 128 obras de artes contemporâneas, 50 obras de artes Naifs, e 33 de artes acadêmicas, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, instalações e objetos.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8 as 20:30 horas e aos sábados até as 14 horas.

Maiores informações pelo tel. 17 3202-2310

Dia Nacional do Livro - data comemorativa



Oficina de Palavras

Lamber um livro inteiro
Não traz o orgasmo das letras.

É preciso têlas
Nos lábios
Entretê-las com rabiscos,
Entregar-se a elas
Com fome e sede.

Sentir suas entranhas nas unhas
Unhá-las
Chamá-las de meu amor
Possuí-las

Manipulá-las.



Edvaldo Jacomelli
poeta e cronista
São José do Rio Preto-SP






Neste dia em 1810 a Real Biblioteca Portuguesa, foi transferida para o Brasil. Sendo fundada a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, e essa data passa a ser escolhida para o Dia Nacional do Livro.

O primeiro livro brasileiro editado foi "Marilia de Dirceu" de Tomás Antonio Gonzaga. O Brasil passou a editar livro em 1808, quando D. João VI, fundou a Imprensa Régia.

Ana Cristina Cesar - A Teus Pés

dia 29 de outubro na história, artística, literária, e intelectual

Em 29 de outubro de 1829 - Morreu Maria Anna Walburga Ignatia Mozart, musicista na Europa do século XVIII, irmã de Wolfgang Amadeu Mozzart.

Em 29 de outubro de 1783 - Morreu em Paris Jean Le Rond D'Alembert, um dos criadores da Encyclopedie ou Dictionnaire raisomé des sciencies, des arts et des métiers, uma das principais publicações do tipo que ajudou a divundir as idéias iluministas.

Em 29 de outubro de 1786 - Goethe chegou ao seu destino secreto a cidade dos sonhos da sua infância, Roma.

Em 29 de outubrode 1787 - No Teatro Nacional de Praga, com grande sucesso Mozart, apresenta a sua ópera Don Giovani.

Em 29 de outubro de 1941 - Nasceu Arthur Carlos Mauricio Pestana dos Santos o popular Pepetela, nome que em umbundo significa (Pestana), sociólogo, escritor, participante do grupo de libertação de Angola.

Em 29 de outubro de 1978 - Nasceu Magna da Graça Campos, poetisa, professora universitária, especialista e mestre em língua portuguesa.

Em 29 de outubro de 1983 - Suicidou-se, a escritora Ana Cristina Cesar, poeta, reporter, professora de Ingles, que trabalhouna revista Isto é, Revista Veja, Rede record, rede Globo de Televisão. Autora do Livro "A teus pés" .

PARA QUE LA VOTASTE LOS PALMERAS

dia 8 de outubro na história - Social e Política

Em 29 de outubro de 1850 - Ocorreu violenta explosão no paiol de pólvora da fragada D. Maria II ao largo da Ilha de Taipa de que resultou a morte de 231 pessoas, entre as quais 188 elementos de sua guarnição. Foi o mais trágico acidente da história da Marinha, portuguesa em Macau, e as causas que levaram ao assassinato do governador Ferreira do Amaral e com a reação das novas atitudes dos portugueses em relação a Macau.Houve tensões entre autoridades portuguesas e chinesas, que veio normalizar em abril de 1851. Quando a corveta D.João I, largou para Xangai, Hong Kong e Wampoo para mostrar a bandeira.

Em 29 de outubro de 1858 - Foi fundada a Loja Maçônica Humanidade e Concôrdia de São Luis, do Maranhão.

Em 29 de outubro de 1901 -Foi executado o anarquista Leon Frank Golzosz, na prisão de Auburn em Nova Iorque. Dizem que sua execução foi registrada em video por Thomas Edson. era seguidor de Emma Goldman, e conhecia-a pessoalmente.E ele assassinou o prisedente americano William Mckinley em 31 de agosto de 1901.

Em 29 de outubro de 1922 - O jornal de Mussolini, o Popolo d'Italia, anunciava que todo o centro da Italia, a toscana, a Úmbria, as Marcas e ao norte de Lácio estavam ocupados pelos camisas negras. A ascensão do fascismo.

Em 29 de outubro de 1924 - Luis Carlos Prestes, escreveu sobre a militância. "É chegada a hora solene para contribuirmos  com nossos valorosos auxilios para a grande causa nacional. Todo o Brasil de Norte a Sul, ardentemente deseja, no íntimo de sua consciência, a vitória dos revolucionários, porque eles lutam por amor ao Brasil, porque eles querem que o voto seja secreto, que a vontade soberana do povo seja a verdade das urnas. Eles querem que sejam confiscadas as grandes fortunas feitas por membros do governo as custas do dinheiro do Brasil....."

Em 29 de outubro de 1929 - O grande Crash da Bolsa de Nova York. Há um símbolo, desta data hoje um touro luta com um urso.

Em 29 de outubro de 1936 - Dia da Resistência Anti-fascista de Cabo Verde.

Em 29 de outubro de 1944 - As tropas brasileiras da FEB cantam o Hino Nacional Brasileiro, diretamente da Catedral de Pisa, com transmissão ao vivo da BBC de Londres

Em 29 de outubro de 1945 - Getúlio Vargas, é afastado do poder formamlmente ele renunciou.

Em 29 de outubro de 2007 - Cristina Fernandes de Kirchner venceu as eleições da Argentina. Ela que nesta mesma data enterra o marido, vítima de uma ataque do coração.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010







Edital Prêmio Viva Meu Mestre – Mestres e Mestras de Capoeira Saiba Mais Redes Sociais Enquete Anexos:

28/10/2010

Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naci



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lança o Prêmio Viva Meu Mestre – Edição 2010. O Prêmio Viva Meu Mestre tem como objetivo reconhecer e fortalecer a tradição cultural da Capoeira por meio da premiação de Mestres e Mestras de Capoeira, com idade igual ou superior a 55 anos, cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade da Capoeira no Brasil. O Prêmio Viva Meu Mestre é uma política de reconhecimento e valorização dos “patrimônios vivos” e proporcionará uma ampla visibilidade na sociedade brasileira de uma expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. O objetivo primeiro do prêmio está integrado ao Programa de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró – Capoeira e visa o reconhecimento, valorização e divulgação dos mestres que tenham larga experiência acumulada na prática e transmissão dos saberes sobre a capoeira, desempenham ou desempenharam papel fundamental em suas comunidades e se dedicaram a manter vivo esse patrimônio nacional. Poderão concorrer ao Prêmio Viva Meu Mestre 2010 Mestres e Mestras de Capoeira, de qualquer vertente ou estilo com reconhecida experiência e conhecimento nos saberes e fazeres da Capoeira. As inscrições deverão ser apresentadas período de 29/10/2010 a 17/11/2010, de acordo com as condições e exigências estabelecidas no Edital e seus anexos.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Projeto Romaniart


Comunidade cigana



Projecto Romaniart





Idanha e Cáceres impulsionam actividades ciganas

Um projecto único a nível europeu, Romaniart, quer dar visibilidade à capacidade artística e cultural da comunidade cigana. Idanha-a-Nova e Cáceres são duas das localidades inseridas no projecto, a que se junta Tulcea, na Roménia.





28 de Outubro de 2010 às 15:41hLevar a população cigana a concluir a escolaridade obrigatória e impulsionar as suas actividades culturais e artísticas estão entre as ambições das localidades de Idanha-a-Nova e Cáceres (Espanha).



Os dois municípios estão unidos num projecto com financiamento europeu chamado Romaniart (www.romaniart.eu) que foi apresentado na passada sexta-feira, dia 22, no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.



“Há muitos projectos de inserção social, mas este é o único a nível europeu que se preocupa com a divulgação da capacidade artística e cultural das comunidades ciganas”, destacou Sílvia González, vice-presidente da administração provincial de Cáceres – região onde vivem quase 30 mil ciganos.



Na Extremadura espanhola decorre um trabalho de contacto e inventariação junto das associações ciganas. Sílvia González acredita que, em breve, “haverá mais arte cigana para mostrar, para além do flamenco”. Será essa uma das grandes mudanças conseguidas pelo projecto.



Em Portugal, Adérito Montes, presidente da Associação para o Desenvolvimento da Etnia Cigana, acredita que a escola tem um papel fundamental “em encaminhar as crianças ciganas que mostram vocação”.



Em Espanha “há mais simpatia” para com a arte cigana, garante, sublinhando que em Portugal há muitos talentos por descobrir, sobretudo entre os mais novos.



Mas do lado português e em Idanha-a-Nova, a maior preocupação ainda é levar os ciganos às escolas, “sobretudo as raparigas, cujas lides domésticas desde cedo as tiram da escola”, explica António Lisboa, presidente do Centro Municipal de Desenvolvimento e Cultura.



Idanha-a-Nova acolhe 370 ciganos em três comunidades, na vila, na freguesia do Ladoeiro e outras em Zebreira, onde um terço da população é cigana.



“Há muitos casamentos com 12 e 13 anos e são uma população nómada: quando chega a Primavera a escola fica quase vazia, porque as famílias viajam e os filhos acompanham os pais”, descreve António Lisboa, que reconhece que o trabalho não é fácil, mas gostava de ver a comunidade cigana “pelo menos” com o ensino obrigatório.



A aproximação tem um “balanço positivo” em Idanha, em grande parte graças ao papel desenvolvidos desde há um ano por um mediador da comunidade cigana, Ricardo Serra Fernandes, cuja família há muito se fixou no concelho de Idanha-a-Nova



“Falo com todos e tento facilitar o diálogo com entidades públicas e privadas”, destacou, acrescentando: “O absentismo é uma grande preocupação, mas também a falta de condições em muitas habitações”.



As 18 barracas que ainda existem no Ladoeiro são um desses casos, que o mediador tenta resolver com os apoios do município para atribuição de habitações a estratos desfavorecidos da população.



O projecto Romaniart abrange ainda o município de Tulcea, na Roménia.



Os trabalhos que decorreram em Idanha-a-Nova incluiram a apresentação de comunicações, espectáculos musicais e divulgação das actividades culturais de comunidade cigana.





© 2008 Reconquista
Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.

A Educação no Brasil




A Educação é uma tarefa, que todos nós devemos fazer cotidianamente pra visualizar a luz do saber. Na construção de uma perspectiva, que valoriza, a integração social, entre cada brasileiro. Que permita a elaboração de um processo de respeito mútuo entre as diferenças, que globalize a necessidade do conhecimento como tarefa prioritária, de quem deseja, ter uma amplidão democrática, sociabilidade de viver em plena liberdade do existir.

Temos que ter passos e degraus, para ampliar os nossos horizontes, muito além da mediocridade, dos que governam e que governaram o Brasil até agora. Existem as falas que mostram que a educação em geral e a educação pública estão num centro de debate há décadas nesta sociedade brasileira. E inúmeras personalidades representativas dos organismos dos trabalhadores e da burguesia tem participado da discussão. Enquanto que a Educação em si, está um caos, imagináveis por quem não deseja pensar ou socializar o pensamento de quem lida com a educação. É de assustar graças a irracionalidade dos governantes que mais desgoverna e interferem como se estivessem embriagados no seu papel, que deveria ser de respeito, de executivo. E para tal procurem saber das cartilhas erradas, e com cenas inadequadas que foram impressas com o dinheiro público.
Os profissionais que operam nas escolas necessitam de melhores salários, e mais tempo para ampliarem seus estudos, aprofundarem seus conhecimentos e atualizar, com a velocidade que exige o nosso tempo, para dimensionarem com qualidade suas aulas, nas escolas. Mas além de manterem um ritmo de trabalho inadequado, com carga exorbitante de horas aulas, tem um comprometimento de seu trabalho e de sua saude.

As unidades escolares precisam de manter uma autonomia didático-pedagógica, construída a partir do trabalho de equipe pedagógica e não na individualidade. E para isto precisam libertar-se da interferência estratégica e burucrática burguesa do Estado. Pois ser profissional num processo como visualizamos no Estado de São Paulo é quase estarmos encarcerados cultural e ideológicamente.

E cada vez que temos uma classe trabalhadora menos preparada, temos com certeza, um numero de desempregados, aumento da preocupação com a segurança, com o transtorno psico-social, e tudo isto tende a refletir nas escolas. Se a sociedade tem problemas que não se resolve, vai pra escola. As crianças são membros de famílias estruturadas ou não, ou seja fruto desta sociedade.

Pensar a escola condignamente é ver um ambiente saudável, com 25 alunos por sala de aula, com tecnologia em benefício do processo educacional,com salas com ar condicionados, com restaurantes nas escolas, com bibliotecas nas escolas, com videotecas, com informática, com salas de jogos, com centros culturais da própria escola com professores, de teatro, cinema dança, televisão, escritores, empresas como ponto de cultura. E o setor de esporte e educação física incluindo, aulas para posturas corretas, judos, karates, capoeira, maculelês, além das contribuições profissionais, também dos mestres chineses, africanos, japoneses. Cursos de todas as línguas, tais como chinês, mandarim, ingles, espanhol, italiano, alemão, russo.Além dos profissionais das áreas curriculares normais.

Em cada praça culminando com o processo educacional, um centro de cultura e de esporte. Com seriedade, ajuda de profissonais nas tarefas educacionais, além de implementação de toda a cultura esportiva e artística para o benefício do educando. Mas em São José do Rio Preto-SP, temos até praças abandonadas, tal gravidade, mostra o desinteresse de prefeitos e governantes pra não dizer o descaso. E junto a isto outro desafio, a busca pela transformação ecológica, onde grande parte da nossa população já acha correto despejar esgoto em natura nos rios,  assim como destruindo a fauna e a flora e contaminando a natureza quando não despejam produtos tôxicos e que com certeza provocam danos a saúde.





Manoel Messias Pereira
professor da Rede pública Estadual São Paulo
poeta, especialista em cultura afro-brasileira
Pesquisa sobre a adolescência
USP


Para verificar, dentro da realidade brasileira, a probabilidade de adolescentes em conflito com a lei persistirem no ato infracional, pesquisadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP utilizaram o Youth Level of Service/Case Management Inventory (YLS/CMI), um instrumento canadense de eficácia cientificamente comprovada. Os resultados mostraram um acerto de 100% para aqueles avaliados como de baixo nível de probabilidade e de 75% para aqueles que tiveram avaliação de risco de médio a alto para a reincidência de delitos.





Houve acerto de 100% para os avaliados como de baixo nível de probabilidadeO YLS/CMI é um checklist com 42 itens, dividido em oito subescalas referentes a dimensões de risco/necessidades, ou seja, ele permite identificar diferentes níveis de probabilidade de persistência do comportamento infracional e indica aspectos possíveis de serem modificados com vistas à redução dessa probabilidade. A versão inicial do YLS/CMI foi criada em 1995 para avaliar adultos. Em 2002 essa versão foi adaptada para os adolescentes e, em 2005, foi atualizada. As oito escalas que compõem o YLS/CMI são: infrações anteriores, com cinco itens, situação familiar parental, com seis, educação/emprego, sete, relação com pares, quatro, uso de drogas, também cinco itens, lazer/recreação, três, personalidade/comportamento, sete, atitudes/orientação, cinco.



Para chegar a esses resultados, mestrado da psicóloga judiciária Maria Cristina Maruschi, orientada pela professora Marina Rezende Bazon, foram entrevistados 40 adolescentes que praticaram ato infracional, numa cidade do interior do Estado de São Paulo. Eles e os seus responsáveis legais responderam a uma extensa entrevista que permitiu preencher o checklist do YLS/CMI. Essa entrevista aconteceu no período de julho de 2008 a setembro de 2009. Seis meses após a coleta de dados, codificação e pontuação para identificar o nível de risco de cada adolescente, a psicóloga consultou o Cartório da Infância e Juventude da cidade. Ela buscou infrações envolvendo esses adolescentes, e que ocorreram no período de seis meses a um ano após a avaliação.



Ao comparar a perfomance do YLS/CMI e as notificações colhidas no Cartório, a pesquisadora chegou aos índices de 100% de acerto para os adolescentes considerados de baixo risco pelo YLS/CMI e de 75% para aqueles de médio para alto risco. Com relação ao índice de 75%, a orientadora explica que já era esperado, uma vez que o fato do adolescente estar em risco não significa certeza de ele apresentar problemas. Ela afirma, ainda, que ele pode ter cometido algum delito, mas não ter sido “pego” pelas autoridades e que também tem a possibilidade de ter havido modificações nos fatores que o expunham ao risco, como mudança de bairro, por exemplo. Com isso ela concluiu que o instrumento canadense é pertinente à realidade brasileira e pode vir a ser adaptado para se tornar importante aliado do judiciário na tomada de decisões sobre as medidas socioeducativas para cada adolescente infrator.



Instrumento

Os resultados também se assemelham àqueles encontrados em pesquisas de diferentes países, o que comprova a base empírica sólida do instrumento, segundo Maria Cristina. A orientadora, entretanto, frisa que estudos de validação são complexos e que devem ser feitos em diferentes realidades, por isso serão necessários novos estudos com esse instrumento.



O objetivo da pesquisa foi realizar uma investigação exploratória, no contexto brasileiro, para avaliar a performance do YLS/CMI e ainda identificar correlações entre esse instrumento e características de personalidade e de socialização, medidas respectivamente pelo Inventário de Personalidade de Jesness (IPJ) e Escala Fatorial de Socialização (EFS). O IPJ e EFS, segundo as pesquisadoras, já são consolidados e recomendados e foram utilizados nesta pesquisa como auxiliares, por uma questão de método científico.



Maria Cristina explica que, além de avaliar a probabilidade de risco, o instrumento permite identificar também os déficits que precisam ser trabalhados para reduzir essa probabilidade. Para a orientadora, hoje ele pode servir de norte para novos estudos, com vistas a estabelecer, no futuro, critérios cientificamente embasados para os programas de avaliação e intervenção para o adolescente em conflito com a lei no País.



Ajuda

Segundo Marina, para fazer o melhor na recuperação desses jovens é fundamental a adoção de medidas de ajuda, e para isso é necessário saber em que rol de problemas e necessidades ele está inserido. “Esses adolescentes também precisam de ações individualizadas e do ponto de vista clínico quando o YLS/CMI é aplicado efetivamente não se leva em conta só o risco, mas os pontos fortes de cada um desses meninos e meninas. Saber o que pode ser fortalecido em cada um pode dar mais resultado”, afirma.



Outro fato importante mostrado pelo YLS/CMI foi sua capacidade de apontar, mesmo que numa pequena amostra, as políticas públicas necessárias para esses jovens, baseada em análise de risco. Como, por exemplo, o fato dos bairros onde vivem esses adolescentes precisarem de atividades de lazer, de controle das drogas e da supervisão das atividades entre amigos.



Ela lembra que adolescente infrator grave tem uma característica muito forte: a de menosprezo pelas figuras de autoridade, baseada inclusive numa crítica muito ácida à coerência dos adultos. “São aspectos pessoais que não são de geração espontânea, que são formados no meio em que ele vive. O que precisamos é de programas de intervenção que incorporem todas essas discussões, com profissionais altamente especializados”.



A dissertação Avaliação de adolescente em conflito com a lei a partir dos conceitos de risco e necessidade associados à persistência da conduta infracional, foi defendida em julho de 2010 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP.



Mais informações: (16) 3602-3830, e-mail mbazon@ffclrp.usp.br , com Marina Rezende Bazon, ou e-mail cmaruschi@uol.com.br , com Maria Cristina Maruschi




© 2000-2010 Universidade de São Paulo

Colaoração vinda da Professora Ana Morais - video artístico

Folha de São Paulo, faz uma sabatina com Ingrid Betancourt


Ingrid Betancourt

No dia 4 de novembro as 11h, a Folha de São Paulo, promove uma sabatina com Ingrid Betancourt. Ex senadora da Colombia e candidata à Presidência, em 2002, quando foi sequestrada pelas Farc, tendo ficado num cativeiro.

O evento será no Teatro Folha, na Av. Higienópolis, 618, 2. andar. As inscrições estão abertas para os assinantes do jornal pelo imail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo tel.0/xx11/3224-3473 das 14 as 19 horas. Informando nome, código de assinante, telefone e RG.

Irmã Dulce


Nascida em Salvador-BA, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, em 26 de maio de 1914, conhecida como irmã Dulce, faleceu em 13 de março de 1992.

Era filha de um dentista e professor da Universidade Federal da Bahia. Mas desde jovem dedicou a sua vida em pról dos necessitados.

Aos 13 anos foi recusada no Convento, pela sua pouca idade. Mas em 1932 entrou para a Congregação das Marias Missionárias da Imaculada Conceição de Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. Voltando na Bahia em 15 de agosto de 1934.

Por seu trabalho como missionária, foi chamado o anjo bom da Bahia. Foi atribuida a ela milagres, que acabou sendo reconhecida como beata e hoje dia 28 de outubro, foi publicado em todos os Jornais, que o Papa, reconheceu um dos seus milagres. E ela é beatificada.


Manoel Messias Pereira
professor

Vereador Marco Rillo - PT de São José do Rio Preto-SP


Vereador Marco Rillo

Rádio Lider Fm 98.3 Sua Pop Rock de Rio Preto e Região! A Rádio Lider FmTop Lider FmEquipe Lider FmLider NewsVideosOuça a Lider FmFotosProgramaçãoPodcastPromoçõesFale ConoscoConfira as notícias que acontem na Região de Rio Preto.Novidades Lider FmSUSPENSÃOProjeto que pede suspensão de 60 dias ao vereador Rillo é legalSão José do Rio Preto, 04 de junho de 2010


O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) emitiu parecer favorável ao projeto de resolução do Conselho de Ética que pede a suspensão do mandato do vereador Marco Rillo (PT) por 60 dias da Câmara de Rio Preto. O parecer do órgão jurídico foi entregue à vereadora Alessandra Trigo (PSDB), ontem, e deverá servir da base para a Comissão de Justiça da Câmara encaminhar a proposta para votação em plenário.



Rillo foi denunciado por quebra de decoro parlamentar pelo vereador Nilson Silva (PSDB). Ele é acusado de ofender a honra dos demais vereadores ao afirmar em uma sessão do ano passado, sem citar nomes, que os colegas recebem dinheiro de empresas para votar projetos. No início deste ano ele foi advertido após ser denunciado pelo vereador Nelson Ohno (PSB) de também agredir a honra dos vereadores.

Com um advertência no currículo, o Conselho de Ética decidiu punir o petista com uma suspensão do mandato.



Em entrevista ao Líder Notícias, o petista declarou que não cometeu irregularidade e acusou vereadores de defenderem interesses da empresa Circular Santa Luzia em projetos de seu interesse.



“O Euclides Spati (gerente de Trafego da Circular) vive pelos corredores da Câmara. O que será que ele tanto faz? Não precisa ir muito longe para entender o que acontece aqui, “ diz Rillo.



De acordo com o parecer do Cepam, Rillo e Nilson estão impedidos de votar o projeto. Para suspender Rillo, o projeto do Conselho de Ética precisará do apoio de 11 vereadores. Além de Alessandra, até o momento apenas o vereador Pedro Roberto (Psol) também declarou que é contra a suspensão do colega. O petista precisa conquistar o apoio de mais três parlamentares para evitar a punição.



Se a suspensão for aprovada, o suplente de vereador Daniel Caldeira (PSL) será convocado para ocupar a vaga na Câmara por 60 dias. Nesse período Rillo não receberá salário de vereador. A mesma regra será aplicada aos assessores do petista que também deverão se afastar da Câmara.




Mixd Internet
criação de sites

Orquestra de Câmara de Passo Fundo, seleciona instrumentistas





UPF seleciona instrumentistas e músicos para formar Orquestra de Câmara

28/10/2010

Fonte: Universidade de Passo Fundo



A Universidade de Passo Fundo (UPF) abre as inscrições para a seleção de instrumentistas e músicos que farão parte da Orquestra de Câmara UPF. Planejada desde 2003, a iniciativa será oficialmente inaugurada neste ano, após o processo seletivo dos integrantes. O grupo é alicerçado na formação de câmara, que possui um número reduzido de instrumentistas, com base nos instrumentos de corda. Com músicos, cantores e solistas, a equipe desenvolverá um trabalho artístico musical performático, promovendo um contato com os mais diferentes estilos musicais, que variam do clássico ao popular. Segundo o maestro Fernando Montini, que será o regente da orquestra e também atua no Coral UPF desde 2002, o objetivo é buscar a aproximação do público com a arte. “Pretendemos desenvolver uma arte verdadeiramente plena, que pensa, cria e transforma sujeitos e histórias”, destaca Montini. Para o maestro, busca-se com a atividade fortalecer a marca cultural da UPF. “Cabe agora formatar uma atividade com ação instantânea e com uma formação promissora para que se possa expandi-la futuramente. Planejamos um futuro promissor e de ampla difusão artística. Vale também salientar que no Rio Grande do Sul existem pouquíssimas atividades do gênero mantidas por instituições de ensino”, relata Montini. A seleção Para participar, os interessados devem passar por um processo seletivo. Qualquer pessoa pode fazer parte da orquestra, sejam acadêmicos, professores, funcionários ou membros da comunidade. Todos os selecionados receberão incentivo financeiro. As inscrições e audições devem ser feitas na sala do Coral, no Campus III, localizado na Avenida Brasil, em frente ao Museu de Artes Visuais Ruth Schneider. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8522 com o maestro Montini. Serão selecionados instrumentistas e músicos que farão parte da Orquestra de Câmara UPF conforme as vagas disponíveis para os seguintes instrumentos: 7 violinos; 2 violas; 2 violoncelos; 1 contrabaixo; 1 flauta transversal; 1 flauta soprano/contralto/tenor; 1 piano; 1 clarinete; 1 percussão.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Questão da transexualidade no âmbito Internacional





Núcleo da UFSC adere à luta internacional pela despatologização das identidades trans

28/10/2010 

Fonte: Floripa News



O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), insere a UFSC no circuito internacional de atividades que marcam a luta pela despatologização das identidades transexuais e transgêneros ao redor do mundo - a Stop Trans Pathologization - 2012. Nesse sentido, o NIGS promoverá entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro um manifesto visual, no Hall do CFH. No último dia, será realizada uma roda de conversa sobre o tema, das 18h30min às 21h, na Sala 302. A transexualidade se caracteriza pela não concordância entre o sexo biológico (homem/mulher) e o gênero (masculino/feminino) através do qual a pessoa deseja ser reconhecida. Em 1987 ela foi incluída nos catálogos de doenças mentais como um “Transtorno de Identidade de Gênero”. As repercussões da medicalização e patologização da transexualidade se refletem diretamente na vida das pessoas transexuais, seja por torná-las “doentes” que precisam de um tratamento sobre o qual não detém nenhum poder ou controle, tendo de se submeter às decisões dos profissionais de saúde, seja por não permitir aos sujeitos viverem sua identidade de gênero como bem lhes convir ou, ainda, por não ter o reconhecimento social, tornando-os vítimas de preconceitos e estigmas, ou reconhecimento legal da sua condição, principalmente no que se refere à dificuldade de adotar oficialmente o seu nome social, condizente com sua identidade de gênero. A Stop Trans Pathologization - 2012 é uma campanha internacional pela despatologização das identidades trans (transexuais e transgêneros) e pela sua retirada dos catálogos de doenças, o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), da American Psychiatric Association, cuja versão revista surgirá em 2012, e o CID (Classificação Internacional de Doenças), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será revisto em 2014. Assumida até o momento por mais de cem organizações e quatro redes internacionais na áfrica, na ásia, na Europa e na América do Norte e do Sul, a campanha coordena uma mobilização internacional simultânea em mais de trinta cidades de dezessete países europeus e no continente americano. O mês de outubro foi escolhido como o mês que marca a luta contra a medicalização e patologização das identidades trans ao redor do mundo. O Núcleo de Identidades e Subjetividades (NIGS) se une a essa campanha, na perspectiva de que as pesquisas acadêmicas devem propiciar reflexões que produzam transformações sociais.















©UN
Plugar Informações Estratégivas S.A

Uma História ao fim do dia - 28 Outubro 1986

Melhor Idade - Nossa Homenagem

dia 28 de outubro - data comemorativa

Em 28 de outubro de 1892 - Foi realizada a primeira exibição cinematográfica de animação, sendo esta data comemorada como "Dia Internacional da Animação"

Em 28 de outubro - Dia Mundial da terceira Idade, proclamada pela ONU - Organização das Nações Unidas

Em 28 de outubro de 70 - São Judas Tadeu foi trucidado a machadadas,ele que é primo irmão de Jesus Cristo. Comemora-se hoje o Dia de São Judas Tadeu.

Em 28 de outubro - Comemora-se o Dia do servidor Público

Data definida por Getúlio Vargas em 1937, por meio do Conselho Federal do Serviço Público Civíl.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do serviço Público. E em 1939 Conforme Decreto 1713 de 28 de outubro de 1939. E em 11 de dezembro de 1990 - Foi publicado o Novo estatudo do servidor Público da União das autarquias e das fundações públicas federal, a Lei 8112, alterando várias disposições da antiga Lei.

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog