segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Apelo de Obama para os sudaneses aguardarem o resultado do referendo

 17-01-2011

Obama apela aos sudaneses para aguardarem resultados do referendo com serenidade



O Presidente dos EUA, Barack Obama, apelou este domingo aos sudaneses para aguardarem com serenidade os resultados do referendo sobre a independência do Sul do país.











Primeiros resuldados do referendo dão vitória ao "sim" à independência do Sul do Sudão

Notícias Mundo "Encorajamos todas as partes a continuarem a apelar à calma e a mostrarem serenidade e que todos continuem a trabalhar na aplicação do acordo de paz de 2005", disse Obama, através de um comunicado hoje divulgado.



O presidente norte-americano felicitou os sudaneses, o Governo do Sudão e o Governo do Sul do Sudão pela realização esta semana de um referendo "histórico".



"A última semana voltou a dar ao mundo esperança num futuro de paz e de prosperidade para todos os sudaneses", acrescentou Obama, que garantiu que o Sudão terá o apoio dos Estados Unidos.



Os sul-sudaneses votaram massivamente no referendo sobre a autodeterminação da região. A votação terminou no sábado e os resultados finais só deverão ser conhecidos em fevereiro.



A realização da consulta popular estava prevista no acordo de paz de 2005, que pôs fim a duas décadas de guerra civil entre o Norte, muçulmano e árabe, e o Sul, afro-cristão, um conflito que provocou mais de dois milhões de mortos.



As assembleias de voto começaram este domingo a divulgar os primeiros resultados que mostram uma opção quase unânime pela independência.



Segundo a comissão referendária, mais de 3,25 milhões dos 4 milhões de inscritos participaram no referendo, que decorreu pacificamente.



"É um excelente resultado à luz de todas as normas internacionais. Vi várias eleições neste país e posso dizer que esta votação foi a mais pacífica, a mais coordenada e a mais tranquila", disse no sábado o presidente da comissão, Mohammed Ibrahim Khalil.



(Este texto foi escrito ao abrigo no novo Acordo Ortográfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog