terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Diario do PCB




















1- Ativo Estadual dos Trabalhadores da Educação

2- Para lembrar os 50 Anos da ORM-POLOP

3 - Vietnã ratifica o marxismo-leninismo como motor sócio-econômico








Ativo Estadual dos Trabalhadores da Educação





Camaradas









A nossa intervenção nas lutas em 2010 e o nosso trabalho de organização da célula na capital e grande S.Paulo, atualizou a necessidade da realização de um ativo dos trabalhadores da área.



Nosso objetivo é definir uma linha de massas do partido para a área da Educação, o que esperamos conseguir, socializando para a nossa militância, a experiência dos camaradas na organização por local de trabalho, no movimento sindical e também nosso acúmulo teórico e histórico, expresso em documentos coletivos ou no trabalho de camaradas estudiosos dessas questões.



Iniciamos assim o processo de organização desse ativo, que ocorrrerá nos dias 21,22 e 23 de Abril de 2011, no Sindicato dos Metroviários, em S.Paulo, Rua Serra do Japi, 31, Tatuapé, São Paulo.



Esse encontro não será um ponto de partida e sim um ponto de chegada, pois a realização do mesmo começa agora. Desde já divulgamos, via internet, textos de nossos camaradas ou por eles sugeridos. Todos aqueles que queiram apresentar contribuições, devem fazê-lo. Outra importante iniciativa é a realização de encontros regionais preparatórios ao ativo, aberto aos nossos simpatizantes.



Dessa forma, damos continuidade à reconstrução revolucionária do PCB, o que só ocorrerá com o crescimento de nossas frentes de massa e conseqüentemente, com o crescimento de nossa influência sobre o proletariado brasileiro, algo que não acontecerá só porque o desejamos. Só atingiremos esse patamar se encararmos o desafio de estudar e compreender as dificuldades que atingem o proletariado e demais setores explorados e demonstrarmos na prática, que estamos dispostos a superar os problemas e avançar na luta revolucionária.









Para lembrar os 50 Anos da ORM-POLOP





Este convite é dirigido aos que se interessam pela História da Esquerda do Brasil. No dia 29 de janeiro (sábado), estaremos realizando uma palestra/debate sobre o Jubileu de Ouro (50 anos) da ORM-POLOP no Espaço Cultural Mané Garrincha* com a presença de Ceici Kameyama, um dos responsáveis pelo PROJETO: “50 ANOS DA ORM – POLÍTICA OPERÁRIA” - Organização dos acervos e divulgação ao público do CENTRO DE ESTUDOS VICTOR MEYER (www.centrovictormeyer.org.br), que organiza o acervo documental da POLOP.







Para lembrar um pouco:



Há cinquenta anos atrás, entre 16 e 19 de janeiro de 1961, um grupo de jovens militantes revolucionários reuniu-se em Jundiaí-SP para fundar a Organização Revolucionária Marxista-Política Operária, reunindo círculos de estudantes provenientes da Mocidade Trabalhista de Minas Gerais, da Liga Socialista de São Paulo (inspiração luxemburguista), um grupo do Rio de Janeiro, oriundo da Juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB), alguns trotskysta e dissidentes do PCB (de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).







É com esse tema, que queremos iniciar uma discussão, do que foram as Organizações de resistência à ditadura, imposta ao Brasil de 1964 até 1985 e seus desdobramentos até hoje.







* Espaço Cultural Mané Garrincha



Rua Silveira Martins, 131 - Sala 11 - Metrô Sé (saída pelo lado do Poupa-Tempo).



Sábado, dia 29 de janeiro das 15 às 17,30 horas.



Aguardamos tod@s e solicitamos a divulgação deste convite.















Vietnã ratifica o marxismo-leninismo como motor sócio-econômico





Crédito: Prensa Latina



Hanoi



Prensa Latina



O XI Congresso do Partido Comunista do Vietnã (PCV) ratificou o marxismo-leninismo como pedra angular do processo de renovação econômica iniciada há 25 anos.



Durante a solenidade de inauguração do conclave, a máxima direção do país avaliou acertada a aplicação do ideário de Ho Chi Minh para aplicar no Vietnã os postulados de Marx e Lênin.



O presidente do Vietnã, Nguyen Minh Triet, ressaltou o legado do Tío Ho, definido como “um homem da cultura mundial e um infatigável lutador pela independência nacional”.



O mandatário saudou o sacrifício de milhões de compatriotas ao longo de oito décadas, para conseguir defender e consolidar a soberania que permite ao país avançar ao socialismo.



Triet observou que o país encara atentamente múltiplos desafios depois da crise financeira global, mas apostou na liderança do PCV para fazer do Vietnã uma nação industrializada em 2020.



“O XI Congresso implica uma grande responsabilidade ante o povo, para enfrentar a realidade, dizer a verdade e levar adiante nossa transição ao socialismo”, precisou.



Triet ressaltou o papel da “Doi moi” (Renovação), iniciada em 1986, na crescente mobilidade da sociedade vietnamita e acentuou a necessidade de aperfeiçoar este processo.



Participaram na abertura 1.377 delegados que representaram 3,6 milhões de militantes do PCV, assim como antigos membros do seu Comitê Central e as chamadas mães heróicas, mulheres que perderam seus filhos nas lutas independentistas.



O PCV realiza seu Congresso Nacional a cada cinco anos, para traçar a estratégia de desenvolvimento sócio-econômico e eleger a máxima direção político-administrativa da nação.







Traduzido por Dario da Silva











Comite Regional PCB - SP



Tel: (11) 31068461

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog