quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fato Histórico Artístico e Literário

Humberto Teixeira
compositor brasileiro
Em 5 de janeiro de 1915 - nasceu em Iguatu -RJ, Humberto Cavalcanti Teixeira, advogado, deputado federal, poeta, compositor, instrumentista. Pai da já falecida atriz Denise Dumont. Humberto Teixeira também faleceu em 1979.

Em 5 de janeiro de 1883 - Lucas Antoni Monteiro de Barros, o primeiro barão e visconde  de Congonhas do Campo, ele que foi juíz de fora, desembargador, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, deputado geral e senador do império brasileiro de 1826 a 1851, era Condecorado como Comendador da Imperial Ordem das Rosas.

Em 5 de janeiro de 2008 - Morreu o poeta portugues Luis José Gomes Machado Guerreiro Pacheco, ou Luis Pacheco em Montigo-PT, ele que era natural de Lisboa.

Em 5 de janeiro de 1924 - Nasceu Helio Pelegrino, médico, psicanalista, escritor, poeta, fundador da Esquerda Democrática, chegou a passar pelo PCB, mas junto com Mario Pedrosa, fundaram o PT -Partido dos Trabalhadores. Trabalhou como Redator de "O Globo", teve ainda textos publicados na Folha de São Paulo, morreu em março de 1988.

Em 5 de janeiro de 1953 - Samuel Becker tem suas obras traduzidas para mais de trinta idiomas. e a peça Esperando Godot, foi apresentada pela primeira vez em París, conquistou a fama do criador do teatro do absurdo.

Em 5 de janeiro de 1890 - Estreiou a Bela Adormecida, um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Tchaikóvsky, o libreto de Marius Pelipa e Ivan Vsevolojsky e a coreografia de Marius Petipa, baseado no conto infantil do escritor francês Charles Perraut. Estreiou no Teatro Mariinsky em São Petersburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog