quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fato Histórico artístico e literário


Em 13 de janeiro de 1906 - Nasceu Pascoal Carlos Magno (foto), teatrólogo, ator, autor, poeta, animador, crítico, diretor de teatro, personalidade fundamental para o teatro brasileiro.

Em 13 de janeiro de 1935 - Nasceu na cidade de Sobral-CE, o humorista Renato Aragão.

Em 13 de janeiro de 1999 - Faleceu Nelson Werneck Sodré, general, professor, militante do PCB -Partido Comunista Brasileira, casado com Dna. Yolanda F Sodré, pela qual teve uma filha.

Em 13 de janeiro de 1961 - Nasceu Julia Louis Dreyfus (foto)em Nova York, atriz note americana, conhecida pela personagem (Cristine Campbell).

Em 13 de janeiro de 1989 - Nasceu a cantora Triinu Kivilaan na Estônia

Em 13 de janeiro de 1898 - Num artigo redigido por Émile Zola, publicado no jornal L'Aurore, referente ao caso Dreyfus, sob forma de cartas ao presidente Felix Faure. Zola inspirou num dossiê fornecido em 1896 pelo escritor Bernard Lazare.
Este artigo foi publicado três dias após Esterhazi ter sido inocentado pelo Conselho de Guerra(10 de janeiro)o que aparece acabar com toda esperança dos que contavam com a revisão do processo que condenavam Alfredo Dreyfus. Neste artigo Émile Zola ataca nominalmente os generais e outros oficiais responsável pelo erro judiciário que levou o processo e a condenação, os especialistas em grafologia culpados de "relatórios mentirosos e fraudolentos".Ele acusa o exército de uma campanha de imprensa mentirosa bem como os dois conselhos de guerra: um por ter condenado Dreyfus baseado numa peça secreta, enquanto que o segundo inocentava o culpado. Mas acima de tudo ele proclama desde o início a inocência de Dreyfus.

"Mon devoir est de paler, je ne vieux pas être complice. Mes muits seraient hantee par le speatre de l'innocent qui espie là-bas dans la plus affeuse des tortures, un crime qu'il n' a pas commis."

"Meu dever é falar, não quero ser cúmplice. Minhas noites seriam atormentadas pela aspectro do inocente que no mais horrivel das torturas, por um crime que ele não cometeu."

Zola recebeu cartas de apoio, mas também cartas injuriosas e ameaças de caáter anti-semita ou xenófoba. O caso Dreyfus acabara de nascer e vai inflamar multidões durante anos.

Em conclusão do artigo Émile Zola esperva um processo criminal a fim de surgir a verdade. Ele foi julgado diversa vezes e o resultado foi uma condenação por 1 ano de prisão 3000 francos por ataques contra o Estado maior (Octave Mirebau pagou a multa)e uma condenação de um mês de prisão e mil francos de multa contra o ataque aos três especialistas (cada um recebendo 10.000 francos por prejuizo)Para escapar da prisão Zola exila-se na Inglaterra onde ele passará onze meses a espera da revisão do processo Dreyfus. O comunicado de revisão foi publicado em 3 de junho de 1899. Zola pode voltar à França e publica na L'Aurore o artigo Justice na qual ele felicita pela decisão. Mas o processo de Rennes, será decepcionante para os dreyfusads e Zola continuará a lutar até a morte, pela reabilitação de Alfred Dreyfus.

Em 13 de janeiro de 1964 - nasceu Penelope Ann Miller, atriz estudanidense.

Em 13 de janeiro de 1982 - nasceu Trina Michaeles atriz estadunidense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog