domingo, 9 de janeiro de 2011

Fato Histórico político e Social


Domingo Sangrento

Em 9 de janeiro de 1905, a população saim as ruas para protestarem e ao mesmo tempo louvarem ao rei, pela desolação que viviam na Rússia, que mesmo atrasada culturalmente, pobre teve o luxo de entrar em conflito com o Japão e perdeu homens e dinheiro. Com essa manifestação o Czar, sentiu-se abalado e recebeu o povo com uma ordem militar pra dispersar a multidão, e este fato levou a um massacre de centenas de pessoas pelas ruas de Petrogrado. Este foi um dos embriões para que o povo se organizassem e chegassem a Revolução de 1917.

Em 9 de janeiro de 1917 - Greves, manifestações em toda a Rússia, liderada pelos bolcheviques, maioria do Partido Social-Democrata Russo, embrião do futuro Partido Comunista Russo.

Em 9 de janeiro de 1919 - Berlin encontrava-se num estado de sítio, e Rosa de Luxemburgo e Liebknecht, soias - democratas revolucionários, perseguidos sabiam que não tinham para onde ir. Nesta época Liebknecht havia iniciado o levante espartaquista, que Rosa de Luxemburgo embora não concordasse apoio o amigo revolucionário. Ambos ficaram contra a Alemanha na 1a.Guerra. Mas a Revolta Espartaquista acabou sendo esmagada pelas Freikorps milícia de Direita, composta por veteranos da 1a.Guerra Mundial.Luxemburgo e Liebknecht, acabaram presos, espancados e assassinados por fuzilamento sem julgamento.(ambos eram judeus alemães).

Em 9 de janeiro de 1674 - Por ser judia Brite Henrique, aos 20 anos foi detida e encarcerada pela Inquisição em Lisboa, juntamente com toda a família, foram retirada à própria, pela mesa do Tribunal, com certeza numa confissão forçada, teve que ser a nova-cristã e fazer a prece "Fazei por Vosso Santíssimo nome que os anjos que na vossa companhia estão pessão por my, me livre de poder de justiça e de falso testemunho e dos verdadeiros que me não impeção:livra-me senhor assim como livraste Noé do dilúvio a Jonas do Ventre da Baleia e aos vossos servos do forno ardente. A Daniel do lago dos leões, a Judith de Holofornes, a David do seu sogro Saul, a Santa Esthert das ávidas mãos de Amão. 1674
Brites foi colocada em liberdade em 1682 suas duas irmãs e seu pai morreram no cárcere, dos seus três irmãos o mais velho Diogo morreu na fogueira, os outros dois desconhece-se o destino.

Em 9 de janeiro de 1937 - Os presos políticos da prisão Maria Zelia em São Paulo publicam o Jornal "Liberdade" escrito à mão.

Em 9 de janeiro de 1571 - Morreu Nicolau Durand Villegaghon, oficial francês, fundador da França Antartica no Rio de Janeiro.

Em 9 de janeiro de 1922 nasceu Amed Sékou Touré, ex-presidente da Guiné.

Em 9 de janeiro 1973 - O governo de maioria branca da Rodésia (atual Zimbabwê) decide encerrar as suas fronteiras com a Zâmbia no sentido de evitar a entrada no País de forças dos movimentos de libertação negra.

Em 9 de janeiro de 2005 - O exército popular para a Libertação do Sudão assinou com o governo do Cartum, um acordo de Paz, que pôs fim a 21 anos de guerra que teve um saldo de 2 (dois) milhões de mortos. E nete acordo há um período de transição assim como um plesbicito. onde os habitantes do sul votarão pela separação ou permanência dentro da região do Sudão.
Hoje dia 9 de janeiro de 2010 - O Jornal A Folha de São Paulo traz uma matéria no seu caderno Mundo, Página A-12, na qual diz que o voto no Sudão deve alterar mapa mundi.Em que o sul do SPLA - Exército Popular de Libertação do Sudão, sudaneses de raça negra e religião cristã ou animista começam hoje o referendo que levará a divisão do País e os sul nascerá pobre.Com um ídice de analfabetismo que chega a 75% da população, já a outra opção é a continuação da Unidade.Já o norte goza de posição privilegiada uma vez que há produção de petróleo. O ditador Omar Bashir disse que o Sul não está preparado para tornar-se um Estado. O resultado do referendo ou plesbicito pode sair ainda em 22 de janeiro de 2011.

Em 9 de janeiro de 2003 - O preisdente Luis Inácio Lula da Silva, promulgou a Lei 10639, que torna obrigatório o ensino da História e cultura negra na Rede Oficial do Brasil assim como nas escolas privadas, incluindo a história da cultura africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog