sábado, 15 de janeiro de 2011

Fato histórico político social de 15 de janeiro

Em 15 de janeiro de 1967 - O artilheiro do exército de Guiné-Bissau, Sotero Nicolau Fortes, prestava juramento e fidelidade a Bandeira de Guiné Bissau frente a Amilcar Cabral. Um patriota e co-fundador das forças guinense. Foi considerado herói nacional, por luta e bravura.

Em 15 de janeiro de 1975 - O presidente da República de Portugal Costa Gomes, convidou os três lideres de Angola, Jonas Savimbi (Unita), Álvaro Holden Roberto (FNLA) e Antonio Agostinho Neto (MPLA-marxista), para assinar o acordo de Alvor, que deu a Angola o acesso ao processo de Independência.

Em 15 de janeiro de 1910 - O Congo francês passa a constituir-se na África Equatorial Francesa.


Em 15 de janeiro de 1963 - O presidente Katanga Moisés Tshombe aceita o plano das Nações Unidas para resolver a questão da sucessão no Katanga.

Em 15 de janeiro de 1970 - Muahamad Kadafi é proclamado 1.Ministro da Líbia


Em 15 de janeiro de 1906 - Foi editado por Neno Vasco no Rio de Janeiro o Jornal Operário Terra Livre.
Em 15 de janeiro de 1937 Prisões e apreensões de materiais devido a rearticulação do ANL, na Rua Caicó, 98 Jacarepaguá-RJ.

Em 15 de janeiro de 2009 - Foi inaugurado o Museu da Aeronáutica em Santos-SP
Em 15 de janeiro de 1654 - Os pernambucanos obtiveram uma grande vitória com a conquista do Forte de Salinas, ali instalado, e sendo neste dia consagrado a Santo Amaro, atribuiu-se a vitória a um milagre desse santo. Derrotados os holandeses de uma vez por todas, pode Francisco do Rego Barro, agora com o título de capitão e foro de fidalgo da Casa Real (por especial mercê de D.João IV), retornar as suas terras e as salinas.

Em 15 de janeiro de 1915 - Nasceu em São Paulo, a primeira mulher, a Srta. Maria Lenk, brasileira e sul-americana a disputar a Olimpíada em Los Angeles. Com um maiô emprestado de lã, competiu nos 100 m livres 100 m costas e 200 peito, nesta competição alcançou as semi-final olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog