quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fato histórico politico social de 6 de janeiro


Em 06 de janeiro de 1924 - Circulou pela primeira vez o Jornal "Clarim da Alvorada" editado por José Correia Leite. Este é um dos marcos da imprensa afro-brasileira no início do Século XX.

Em 06 de janeiro de 1957 - O artista brasileiro Cândido Portinari, entregava os paínés Guerra e Paz à ONU.(Agenda do PCB)

Em 06 de janeiro de 1873 - nasceu Juliano Moreira, médico psiquiatra, considerado o pai da psiquiatria no Brasil.

Em 6 de janeiro de 2000 - Passou para a história da Ciência no Brasil, como o dia em que os pesquisadores brasileiros concluíram a sequência do genoma do xylella fastidiosa, bactéria que causa a praga do amarelinho nos laranjais.

Dia 6 de janeiro de 1833 - Casaram-se no Brasil, o Major Luis Alves de Lima e Silva o Duque de Caxias, e a Senhorita Ana Luiza de Loreto Carneiro Viana, de 16 anos, juntos tiveram três filhos, desta união, Luiza de Loreto, Ana de Loreto e Luis Alves de Lima e Silva Junior.

Em 6 de janeiro de 1492 - Nasceu Joana D'Arc, heroina francesa que salvou o seu país do domínio ingles. Filha de Jacques D'Arc e Isabelle Romee.Heroina da Guerra dos Cém anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses.
Shakespeare tratou-a como uma bruxa e Votaire escreveu um poema satírico que ridicularizava, intitulado "La Pucelle d"Orleans" ou "Donzela de Orleans"
FRançois Villon, nascido no ano em Joanna D'Arc foi morta na fogueira, pelo Tribunal da Inquisição, evoca a sua lembrança na bela Bellade des Dames du temps jadis ou seja Balada das Damas do Tempo passado.
Joana D'Arc, acabou indo pra fogueira pois acreditava ter poder para comunicar com Santa Catarina, ou com os espíritos. Foi tida como uma hêrege.
Os românticos como o historiador Jules Michelet recupera a sua imagem, o alemão Schiller fez dela heroina da sua peça teatral "Du Jugfrau von Orléans", publicado em 1801.
Em 1870 quando a França foi derrotada pela Alemanha, que ocupou Alsácia e Lorena "Jeanne a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua tornou-se a heroina do sentimento nacional. Republicanos e nacionalistas exaltam aquela que deu vida pela Pátria.
Na Terceira República, o culto a Joana D'Arc esteve associado à direita monarquista da qual era símbolo o rei Henrique IV, sendo mal visto pelos repúblicanos.
O papa Pio X, faz a sua beatificação em 1909, ela que antes foi considerada hêrege pela mesma Igreja, e o papa Bento XV fa a sua canonização. E em 1922 foi declarada Padroeira da França.

Uma história que precisa sempre de reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog