quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fato Histórico Político social referente aodia 5 de janeiro

Hiroaqui Torigoi
Em 5 de janeiro de 1972 - o estudante de medicina Hiroaqui Torigoi, militante político do Molipo-Movimento de Libertação Popular, morreu sob tortura do COI-CODI paulista, o mais violento centro repressivo do país, mantido pelos militares da ditadura, ele que antes de ser preso foi baleado na barriga na Rua Albuquerque Lins, bairro Santa Cecília.São Paulo-Brasil.

Em 5 de janeiro de 1968 - AlexandreDubok foi nomeado Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista da Tchecoslováquia. Era um reformista, que despertou em seus compatriotas a esperança de vencer a luta contra o autoritarismo do regime vigente.

Em 5 de janeiro de 2009 - As Forças Israelenses bombardearam uma casa em Zeiton, um bairro no sudeste da cidade de Gaza, onde um dia antes, os próprios soldados israelenses tinham colocados 110 pessoas palestinas, das quais metade eram crianças.

Em 5 de janeiro de 1927 - Foi publicada a Carta Abeta numa plenária do Partidão, a Carta aberta a Comissão Executiva do PCB, dirigida a várias organizações políticas, operárias e a diversos políticos tidos como de esquerda, propondo a formação de um bloco operário, para assim marcharem unidos para as eleições para o Congresso.

Em 5 de janeiro de 1966 - realiza-se em Havana, a Conferência Tricontinental, que criou a organização de solidariedade para com os povos da Ásia, África, e América Latina (COSPAAAL).

Em 5 de janeiro de 1991 - Quatro partidos de São Tomé e Principe, iniciam a campanha eleitoral para as primeiras eleições legislativas multipartidária no Páis

Em 5 de janeiro de 1947 - O PCB realizou um grande Comício no Vale do Anhangabaú em São Paulo em plena campanha eleitoral para deputados e vereadores.

Em 5 de janeiro de 1919 - Moscou é pichada com cartazes da III Internacional - O Socialismo é Iminente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog