sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fato Histórico Político Social

Em 14 de janeiro de 1850 - Michkail Backhunin, lider anarquista russo, que participou da 1a. Internacional Socialista, foi condenado a morte. Digno valoroso, escutou sem demonstrar a menor emoção, sua sentença. E fêz uma única observação: "Na história o único que decide é o êxito. Se eu tivesse, conseguido realizar meus planos me teriam considerado um grande homem: vencido, condenam-me à morte" A atitude de Backhunin antes o Conselho de Guerra produziu uma profunda impressão a muitos jornais publicaram seu retrato acompanhado de comentarios favoráveis. Foi proposto que se levasse ao rei da Saxônia um pedido de indulto, mas Bakunin recusou tal proposta declarando que preferia a morte a rebaixar-se. Mas pouco antes de executar a sentença, o governo austríaco pediu que o célebre revolucionário lhe fosse entregue devido à participação que teve na revolução de Praga em 1848.Carregado de pesadas cadeias, Backhunin a que foi conduzido à fronteira austríaca.Acreditava que o governo da Áustria poderia ter informações de segredos revolucionários por intermédio de Backhunin, principalmente dos países eslavos. Mas essa esperança não se realizou, Backhunin negou qualquer declaração neste tipo. Em 19 de maio de 1851 condenaram-no pela segunda vez, à pena capital por ter atuado na Revolução de Praga. E durante seis meses, ficou preso em Almtz, a espera da morte. Mas salvou-se de novo. O governo russo pediu a sua extradição. Assim fiou preso em Petrogrado, foi para ele o período mais duro. O czar queria que denunciasse os seus companheiros mas ele manteve-se firme na sua convicção revolucionária e de caráter ilibado, de respeito aos camaradas, não disse nenhuma palavra.

Michail Backhuni, foi expulso da 1a. Internacional socialista, pois divergia, com os socialista em relação, ao pensar o Estado. Pois para os anarquistas todo estado é repressor. Para os socialistas o Estado deve ser socializado, para um dia chegar ao estágio comunista, em que não haverá mais estado, nem opressores e nem oprimidos, e a vida seria de compartilhamento e respeito mútuo entre os seres humanos.

Em 14 de janeiro de 1875 - nasceu em Kaysersberg na Alsácia, Albert Schweitzer, estudou teologia, filosofia, música e medicina. Foi profesor, médico, músico especializou-se em Johan sebastian Bach, autor de livros de filosofia, medicina, teologia, foi morar na África, fundou um hospital especialista em tratamento de rancenia, e passou a defender todos contra o preconceito racial, e alertou sobre o perigo da guerra nuclear. Ganhou o prêmio Goethe na cidade de Franckfort, Prêmio da Paz da Livraria Alemã e o Prêmio Nobel da Paz a952. Foi preso durante a 1a.Grande Guerra. Inspirou sem fim a verdade a liberdade e a humanidade. Morreu aos 90 anos e foi sepultado em Laboréné.

Em 14 de janeiro de 1936 - Chega ao Rio, preso a bordo do navio Ithaité o tenente Sillo Meirelles.(comunista)

Em 14 de janeiro de 1937 - O capitão Triffino Correa e o ten. Mario de Souza fugiram da prisão hospitalar, deixando uma carta, alegando não disporem de recursos finaceiros, para pagarem o tratamento.(comunistas)

Em 14 de janeiro de 1876 - O telefone é patenteado por Alexander Grahm Bell, apesar de ter sido criado por Antonio Meucci.

Em 14 de janeiro de 1953 - O parlamento iugoslavo elege o Marechal Tito para o cargo de Presidente da República, da Iugoslávia.


Em 14 de janeiro de 1996 - Jorge Sampaio do Partido Socialista é elito com 53% dos votos Presidente de Portugal.
e Em 14 de janeiro de 2001 -é reeleito novamente para a presidência da República de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog