sábado, 1 de janeiro de 2011

Fatos do Brasil Colonia - Estudos da UFPE

Em 01 de janeiro de 1638 - Georg Marcgraves, natural de Liebstad, a sudeste de Dresden, embarcava neste dia para o Brasil, como assistente do médico naturalista Willen Piso (1611-1678), que veio ao Brasil para substituir Mauricio de Nassau, recém falecido.
De 1638 a 1643, perído em que Macgrave esteve no Brasil, suas atividades excedeu-se em relação a medicina. Empenhou-se nas observções astronômicas levou-o à Construção do primeiro observatório de base permanente do Hemisfério Sul, a partir da qual se fez vários registros, como a primeira descrição científica de uma eclípse solar no Novo Mundo, ocorrido em novembro de 1640. E a realização do primeiro mapa do Nordeste baseado nas medidas exatas, além do Atlas da biodiversidade e da cultura local e as observações metereológica. Ele faleceu em São Paulo de Loanda -Angola aos 34 anos em 1644, vítima de uma febre tropical.
A importância da figura e dos estudos de Marcgraves, medico e intelectual holandês, foi tão importante que possibilitou a Universidade Federal de Pernambuco à organizar um "Simpósio para comemorar os 400 anos de Georg Marcgrave, o que ocorreu de 21 a 24 de setembro de 2010.


Manoel Messias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog