sábado, 15 de janeiro de 2011

Fatos e notas artísticas e literárias

Em 15 de janeiro de 1994 - Nasceu Monika Jagociak - modelo polonesa


Em 15 de janeiro de 1971 - Nasceu a atriz Regina King estudanidense


Em 15 de janeiro de 1974 - Nasceu o ator brasileiro Emilio Orciollo Neto



Em 15 de janeiro de 1846 - Temos o primeiro caso de telesinesia que passa a ser investigado cientificamente, quando uma jovem de apenas 14 anos, chamada Angelique Cottin, assombra a sua casa onde residia em Bouvigney, sem causa aparente fazia agitar-se um pesado cortiço e os mais variados objetos, realizavam os mais inverossímeis movimentos...E v~em a discussão vigário negava a administrar à eucaristia. A Academia de Ciencias de Paris nomeou uma comissão que declarou nula as experiências da menina, pois não teve nenhum telesinesista para assisti-la.Negaram a autenticidade do fenômeno. Mas Dr. J.E. Mirville analisando os argumentos dos prós e contra manifestou-se decididamente a favor da telecinesia real no caso de Angelique Cottin.


Em 15 de janeiro de 1904 - Nesta data aborda o livro de Jorge Amado, Tenda dos Milagres, que a família de Ramiro Assis, viajando de Amargosa ao Morro Preto, com a esposa, a irmã solteira e três filhos e mucama, viu-se a noite atacado por uma onça, na clareira onde dormiam.Gritaram pelo senhor do Bonfim e a onça ficou inerte e mansamente foi embora.

Em 15 de janeiro de 1850 - Vitor Hugo, discursando na Assembléia Nacional Legislatia, da França sobre a questão da ciência e da religião disse "O ensino religioso, é necessário mais do que nunca" em termos da incompatibilidade entre a ciência e a religião.

Em 15 de janeiro de 1861 - Alan Kardec,lança o liro dos Mediuns, e sucessivamente O Evangelho segundo o espiritismo e depois O céu e o inferno e a Gênese.


Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu Pierre-Joseph Proudhon, em Besancon foi filósofo, político, economista francês. É considerado um dos mais influentes teóricos e escritóres do anarquismo. Sendo o primeiro a proclamar-se anarquista, até então um termo considerado pejorativo entre os intelectuais revolucionários. Em vida foi chamado por Karl Marx e seus seguidores de socialista utópico, rótulo sobre o qual jamais se reconheceu. Após a Revolução de 1848 passou a denominar-se federalista.Prodhon era tipógrafo e aprendeu o latim pra imprimir o seu livro nesta língua. Sua afirmação mais famosa "a Propriedade é um roubo" está presente no seu livro," O que ´a propriedade? Pesquisa sobre o Direito e o Governo".
Com a publicação de seu livro atraiu a atenção das autoridades e também de Karl Marx, que começou a corresponder com Prodhon. Os dois se influenciaram, encontraram -se em Paris por ocasião do exílio de Marx.
A amizade vai chegar ao fim quando Proudhon, escreve "sistema das Contradições Econômicas ou Filosofia da Miséria" com um texto provocativo Marx responde a "Miséria da filosofia". Há quem diga que a disputa tornou-se uma das origens da divisão entre as alas marxistas e anarquistas nos encontros da AIT-Associação Internacional de Trabalhadores. Proudhon favoreceu com as suas idéias as associações de de trbalhadores, as cooperativas de trabalhadores, pensou-se numa cooperativa de crédito dos trabalhadores, em contraposição à nacionalisação da terra e dos espaços de trabalho.Era um homem que acreditava na Revolução de forma pacífica.


Em 15 de janeiro de 1622 - Nasceu em Paris Jean Baptiste Poquelin mais conhecido como Molière, foi dramaturgo, ator considerado o mestre da comédia satírica. Usou a sua obra para tecer críticas aos costumes da época. Seu pai era artesão e tapeceiro, logo na infância ficou orfão da mãe,fundou com Madeleine Béjart (sua namorada) e o irmão dela a companhia de teatro "L'Illustre Théâtre". Entre as suas principais obras conta Le Misantrope, Tartuffe, Dom Juan ou Le Festin de Pierre, Le femmes savantes entre outras faleceu em 17 de fevereiro de 1673. Neste dia enquanto encenava "Le Malade imaginaire" em português "O doente imaginário" sofreu um repentino colapso no palco e morreu pouco horas mais tarde em sua casa em Paris.Os seus restos mortais foram levados para o Museu dos Monumentos franceses e mais tarde transferidos para o Cemitério do Père Lachaise em Paris ao lado da sepultura de La Fontaine.


Elisabeth Short

Em 15 de janeiro de 1947 - Elisabeth foi encontrada morta e seu corpo esquartejado, jogado num terreno baldio, conhecida por Black Dalhia (Dália Negra). O crime impressionou pela brutalidade e até hoje sem solução.
A história desta mulher que só andava de preto inspirou o escritor James Elbroy que escreveu um romance baseado na sua história. E baseado no livro surgiu o filme The Black Dahlia, direção de Brian de Palma de 2006.
Elizabeth nasceu em Hyde Park, Massachusetts, foi criada em Mdford por sua mãe Phoebe, após o seu pai abandonar a mulher e quatro filhos em 1830.Teve uma infância dificil, trabalhou como garconete, ficou por muito tempo desempregada, foi morar com o pai que foi preso. E tudo isto fizeram para o cinema e a literatura um bom roteiro em relação a sua vida e a sua brutal morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog