terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fatos e notas artisticas e literárias


Em 18 de janeiro de 1993 - nasceu a atriz Morgan York em Burbouk-EUA, entre os seus filmes mais famosos "Doze é demais e doze é demais".

Em 18 de janeiro de 1689 - Nasceu o Barão de Montesquieu, ou Charles de L'Secondat, filósofo, aristocrata filho de uma família nobre francesa. Teve formação com padres oratórianos. revelou-se crítico, severo, irônico da monarquia decadêndete e do clero católico. Foi um dos mais notáveis iluministas, adquiriu conhecimentos humanísticos e jurídicos, frequentou os círculos da boêmia literária de París.


Em 18 de janeiro de 1743 - Nasceu o Louis Claude de Saint Martins, em Ambiose-Torraine na França. Formou-se em direito, mas notabilizou-se comopensador ocultista.Conheceu Jean Baptiste Willemoz e lançou base para o pensamento martinianismo. Influenciado por Blaise Pascal, estudou Voltaire, Montesquieu e Jean Jacques Rousseau. Foi para o exército e lá conheceu a Ordem dos Elus Cohens, pela qual foi iniciado nos três primeiros graus simbólico pela espada de Balzac, avô do escritor Honoré de Balzac. Era uma forma mística de cristianismo, e sua doutrina chegou a Rússia e a França.

Em 18 de janeiro de 1849 - Morreu Maria Leopoldina, mãe de Machado de Assis, tendo ele ficado orfão de mãe aos 9 anos.E aos 12 ficará também orfão de pai.

Em 18 de janeiro de 1980 - Nasceu a cantora compositora e atriz Liah, no Pará, na cidade de Tucuruí.


Em 18 de janeiro de 1912 - nasceu o jurista Evandro Cavalcanti Lins e Silva, na Parnaiba, ele que foi Ministro do Supremo Tribunal Federal. Faleceu em 17 de dezembro de 2002.


Em 18 de janeiro de 1973 - estreiou o musical Calabar de Chico Buarque e Ruy Guerra, no Sesc, uma unidade provisória na Avenida Paulista. Essa peça que ficou seis anos censurada e conta a história do português Domingo Fernandes Calabar, que durante a invasão holandesa, passou para o lado do inimigo da Coroa portuguesa. A peça relativa o conceito de traição por meio da canção como Tatuagem, não existe pecado ao sul do Equador, e Barbara.

Em 18 de janeiro de 1925 - Estreiou em Moscou o filme "O encoraçado do Potemkin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog