quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fatos e Notas artísticas e literárias

obra de Paul Cézanne

Em 19 de janeiro de 1839 - Nasceu o pintor Paul Cézanne em Aix-en-Provance pintor pós impressionista, os especialistas afirma ser ele o pai da Matise e do Cubismo.

Em 19 de janeiro de 1893 - Nasceu Magdalena Maria Yvone Tagliaferro, a pianista brasileira que começou a tocar aos 5 anos, sendo que aos 9 anos fez a sua primeira apresentação pública aos 9 anos fês a sua turnê pelo Brasil, aos 12 anos ganhou o seu primeiro Prêmio Internacional na França, executando com perfeição a "sonata em La Bemol, de Carl Von Weber"

Em 19 de janeiro de 1942 - Nasceu a cantora Nara Lofego Leão, ou Nara Leão, uma grande interprete da Musica Popular Brasileira, uma moça tímida, irmã da lindíssima Danusa Leão.Foi uma das importantes voz, da Bossa Nova, da Tropicalia e da canção universitária.Faleceu em junho de 1989, por ocasião de um tumor no cérebro.

Em 19 de janeiro de 1923 nasceu o poeta portugues Eugênio de Andrade, cujo o nome de batismo é José Fontinha Rato, natural de Atalaia no Fundão

Em 19 de janeiro de 1943 - Nasceu Janis Joplin em Port Arthun no Texas.

Em 19 de janeiro de 1982 - Faleceu Elis Regina, aos 36 anos de idade, no auge da carreira, vítima de overdose por medicamentos e alcool. Deixou três filhos res grandes artistas, João Marcelo,( produtor musical), Maria Rita (cantora) e Pedro Mariano (cantor).





Em 19 de janeiro de 1798 - Nasceu em Montepellier - Isidore Auguste Marie FrançoisXavier Comte, filósofo francês criador da sociologia e do positivismo. E autor da frase escrita na Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil "Ordem e Progresso".
Ele foi aluno e professor da Escola Politécnica de Paris aos 19 anos de idade, tornou-se secretário de Henri de Saint Simon, conhecido como socialista utópico.Com quem muito aprendeu, mas rompeu com o amigo por discordar ideologicamente. E começou a lecionar matemática.Casou-se com Caroline Massim, e começou em sua casa um curso de Filosofia Positivista, que deu origem a este primeiro livro.Como Comte sofria de crises mentais e depressão não pode terminar este curso.Em 1842 separou de Caroline e publicou "discurso sobre o Espirito Positivo".
Com críticas aos professores de matemática, e dizendo que o futuro seria dos biólogos e da sociologia, foi demitido. Com a perda do meio de sobrevivença será ajudado or amigos, como Stuar Mill e Littré.
mas Comte, vai encontrar uma mulher que dá nova inspiração a sua vida. Clotilde de Vaux.
Clotilde era esposa de um presidiário, mas fiel ao marido, portanto a tudo seria só amizade entre ela e Comte, mas pra ele não, apaixonou perdidamente, e desejava que ela fosse uma especie de Beatriz de Dante. Pra ela expressou todos os sentimentos. Mas Clotilde morre. E inspirado neste amor ele vai escrever uma Nova religião em quatro volumes, "Política Positiva, tratado de Sociologia, instituindo a Religião da Humanidade, catecismo Positivista, Exposição Sumária da ReligiãoUniversal"Neste período fez o que ele chamou de higiene mental.
Passou a estudar música,à poesia italiana e espanhola, e a leitura da Imitação de Cristo, obra que ele acreditava ser um grande poema sobre a natureza humana.

Em 19 de janeiro de 1809 - nasceu Edgar Allan Poe, poeta, romancista,critico literário e novelista. Um dos precursores da litertura de ficção científica e fantastica. Era filho de David Poe (ator que abandonou a família)e da atriz Elisabeth Arnold. Morreu em Baltimore, na qual foi encontrado nas ruas delirando e com roupas que não eram as suas.Ah quem diga que suicidou-se por um amor impossível pela Miss Whiteman.

Em 19 de janeiro de 1976 - nasceu a atriz, Marsha Thompson nos Estados Unidos

Em 19 de janeiro de 1971 - Nasceu a atriz da Tanzânia, Rachel Luttrell

Em 19 de janeiro de 1972 - Nasceu a atriz brailseira, Cintia Falabela

Em 19 de janeiro de 1978 - nasceu o ator brasileiro, Thiago Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog