domingo, 23 de janeiro de 2011

Fatos e Notas artísticas e Literárias


Em 23 de janeiro de 1936 - O escritor Graciliano Ramos começou a escrever a Memória do Cárceres.

Em 23 de janeiro de 1978 - Surgiu o bloco carnavalesco Galo da Madrugada, com a sede na Rua Padre Floriano 43 bairro São José no Recife-PE, reunindo 75 foliões.


Em 23 de janeiro de 1958 - No relato de Gabriel Garcia Marques, acabou a ditadura de Péres Gimenes na Venezuela, conforme consta no seu livro "Cheiro de Goiaba"
"Aquele avião que ouvimos voar da sacada do apartamento, no bairro de San Bernardino, onde nós encontravamos: duas luzes vermelhas se deslocando a pouca altura da escuridão do céu, sobre uma cidade deserta pelo toque de recolher e que não dormia, aguardando de um momento para o outro a queda do ditador.
-O avião que Péres Jimenes fugiu.
_Sim o avião com o qual acabou uma ditadura de oito anos na Venezuela"....

Em 23 de janeiro de 1783 - nasceu o escritor francês Henri Beyle, conhecido com o Stendahal, natural de Grenoble.

Em 23 de janeiro de 1862 - David Hilbert, em Konigsberg, matemático que apresentou em 1900 no Congresso Internacional de matemática:
a)Consolidação da Teoria dos Invariantes.(Objeto de sua Tese)
b)Trnasformação da geometria euclidiana em axioma com a visão mais formal, para torná-la mais conscistente, publicado no seu Grundlogem de Geometrie(Fundamentos da Geometria).
c)Trabalhos sobre a teoria dos números algébricos, retornando a simplificando com ajuda de Minkowski, os trabalhos de Kummer, Kronecker, Dirichlet e Dedekind e publicando-os no Relatório sobre os numeros.
d)Criação dos espaços em análise sobre equações integrais.
e)Contribuições para as formas quadráticas, base matemática da Teoria da relatividade de Albert Einsten.

Em 23 de janeiro de1989 - Morre o pintor Salvador Dali, morreu por insuficiência respiratória. Está sepultado na cripta de seu Teatro Museu Dali em Figueres, do outro lado da rua, a partir da Igreja Sant Pere, onde ocorreu o seu funeral.

Em 23 de janeiro de 1941 - Nasceu o escritor, jornalista, roteirista e professor João Ubaldo Ribeiro, filho de Dr. Manuel Ribeiro criador e coordenador da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador e dona Maria Filipa Osorio Pimentel.

Em 23 de janeiro de 1910 - Nasceu Django Reinhardt em Liberchiels na Belgica, cigano e guitarrista de jazz um dos mais brilhantes artistas do classico jazz.Ele que faleceu 16/05/1953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog