quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fatos e notas Históricos artísticos e Literários

Em 20 de janeiro de 1931, nasceu Mãe Beata de Yemanjá, que recebeu o nome de Beatriz Moreira da Costa, numa encruzilhada do Engenho Novo, com a parteira Tia Afalá, uma velha africana, filha de santo, que diz essa é filha de Exú e Yemanjá.


O Mestre Vitalino acima e sua obra

Em 20 de janeiro de 1963 Morreu o artesão pernambucano Mestre Vitalino. Morreu pobre e esquecido e sem auxílio do Estado. Após sua morte foi inaugurado a Casa Museu do Mestre Vitalino, conhecido hoje internacionalmente.


Em 20 de janeiro de 1866 - Nasceu no Rio de Janeiro na região Serrana, Euclides da Cunha, jornalista, engenheiro civil, reporter, escritor, sociólogo, autor do livro "Os Sertões" que retrata a Guerra de Canudos, em que há uma frase importante "Os sertanejo é antes de tudo um forte". O conceito que Euclides tinha de Canudos, era do branqueamento e que havia uma sub-raça humana, que envolviam etnias de negros e indíos (mestiços) e que por si só desapareceria como apregoavam os europeus, mas na luz da realidade dos fatos, ele observou que a política ideológica do branqueamento era uma grande besteira, daí sim começou a ver o sertanejo,(mestiço) com outros olhos, Por isto a expressão "antes" de tudo um forte.

Em 20 de janeiro de 1775 - nasceu na França, andré Marie Ampère, foi físico, filósofo, cientista e matemático, fez importante contribuição para o estudo do eletromagnetismo.

Em 20 de janeiro de 1612, o Jovem Martim soares Moreno, imortalizado pela obra de Jose de Alencar, foi quem tomou posse oficial da Barra do Ceará. Quando teve início a construção do Forte de São Sebastião.


Em 20 de janeiro de 1973 nasceu o cantor francês Benjamim Biolay, natural de Willefran Che-sur-Saône, foi ex- esposo de Chiara Mastroani, filha do ator Marcelo Mastroiani.


Em 20 de janeiro de 1984 - nasceu a atriz brit^nica Olivia Hallinan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog