segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fatos históricos -políticos e sociais


Em 3 de janeiro de 1898 - Nasceu Luis Carlos Prestes, destacado dirigente do PCB e do Movimento Comunista Brasileiro, filho do tenete Atonio Pereira Prestes e de Dona Leocárdia.
A sua história, surge do Tenentismo, os jovens oficiais brasileiros, que sentiu a insatisfação do povo brasileiro. Ficou conhecido pela "Grande Marcha" organizada, na esperança de uma mudança de mentalidade no Brasil.Conhecida como a Marcha da Coluna Prestes, que inspirou os chineses a realizar a sua grande Marcha da história da China.
O Encontro decisivo, ocorreu em março de 1925, e reuniu 1200 homens, quando a Coluna paulista de Miguel Costa encontra-se com a Coluna de Prestes na Foz do Iguaçu. Já em julho de 1925, cerca de 1000 homens, recebiam tratamentos de saúdes, uma vez que havia essa precariedade no Brasil. O único médico era o tenente José Ataide. Foi afastado depois de recusar a operar um paciente sem os instrumentos adequados e assumiu o Tenente Aristides Leal, que era veterinário.
Em fevereiro de 1926 em meio ao calor extremo e a vegetação espinhosa do sertão, os rebeldes enfrentam além das tropas federais, guerrilhas de jagunços que eram pagos pelos coronéis e pelo governo para armar tocaias no meio da caatinga. Até Lampião foi convocado para perseguir a Coluna e, para isto ganha a patente de Capitão. No Mato grosso as ameaças vem também da população local, com medo de assalto ou vandalismo a população recebe a expedição de Luis Carlos Prestes a bala.
Em dezembro de 1926 - 1150 homens. A Coluna ocupa quase todas as cidades do Maranhão e do Piauí. As táticas de luta se assemelha as guerrilhas. Além das armas de cano curto, fuzis e metralhadoras,os rebeldes contaram com embarcações e canhões abandonados. Novos armamentos eram roubados das tropas derrotadas.
Em fevereiro de 1927 - 620 homens, já exaustos depois de dois anos de combates, a Coluna busca asilo na Bolivia e são aceitos sem troca de armamento pesado. A marcha pelo pantanal mato-grossense foi considerada a mais dificil de todas, depois da caminhada eles amarraram em tronco de árvores para dormir.
Luis Carlos Prestes, foi considerado o eterno militante, depois de asilado na Bolívia ele começou a estudar as teorias marxistas. Em 1931 viajou para a União Soviética, onde conheceu a sua primeira esposa, e foi eleito mais tarde presidente da Aliança Nacional Libertadora, que reuniu, tenentes, socialistas, comunistas descontentes com Getúlio vargas.Foi exilado durante os anos de chumbo no Brasil (ditadura) e morreu em 1990, aos 92 anos de idade.

Em 3 de janeiro de 1927 - A Nação, jornal diário é editado sob a orientação do PCB

Em 3 de janeiro de 1948 - Em São Paulo a polícia depreda o diario comunista Hoje.

Em 3 de janeiro de 1975 - Na véspera do Jornal O Estado de São Paulo, completar o seus 100 anos, é que os censores da ditadura deixam o Jornal.E em 1974 esse orgão da imprensa brasileira havia recebido em Copenhague o Prêmio Pena de Ouro. O Jornal Estado de São Paulo foi tido como síbolo de resistência ao período dos anos de chumbo.

Em 3 de janeiro de 1990 - Manuel Noriega se entregou as Forças Americanas, para ser julgado em Maimi, duas semanas antes os Estados Unidos invadiu o Panamá destruiu casas, e nunca indenizou ninguém. Manuel Noriega era agente norte americano do serviço de inteligência na luta contra o narcotráfico, o comunismo etc. Mas na verdade a questão da cocaina era um negócio do próprio estados Unidos. Noriega foi acusado de estar envolvido, e por isto foi substituído e no seu lugar ficou o General Endara, que com certeza estava no esquema dos Estados Unidos e muito mais engajado. Noriega entrega-se depois de passar pelo Vaticano.

Em 3 de janeiro de 2009 - Foram presos cinco indígenas que protestavam contra Orlando Castro Silveira, que foi nomeado sem a participação dos indíos para a funai. E em seguida os indígenas protestaram contra a Funai pela sua morosidade em entrar com a liberdade provisória.

Em 3 de janeiro de 1938 - Faleceu Obá Biyí era sobálóju (cargo saerdotal) do terreiro de mãe Aninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog