sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fatos Históricos Políticos e sociais


Em 7 de janeiro de 1855, Nasceu Teodoro Fernandes Sampaio, no Engenho Canabrava, propriedade do Visconde de Aramaré, no município de Santo Amaro da Purificação na BA. Filho de Domingas da Paixão do Carmo escrava daquele senhor e do padre Manuel Fernandes Sampaio.
Estudou no Colégio do professor José Joaquim Passos. Em 1864 o seu pai enviou-o pra São Paulo e depois o Rio de Janeiro, após concluir os ensinos da educação básica, entrou no Curso de Engenharia do Colégio Central. Ao mesmo tempo passoua lecionar no Colégio Salvador e Abilio do professor Abilio César Borges o Barão de Macauba, sendo contratado comodesenhista do Museu Nacional.
Formou-se em 1877 e finalmente foi rever a mãe e os irmão, comprando a carta de alforria de seus irmãos, Martinho, Ezequiel e Matheus.Sampaio nunca foi escravo, uma vez que era filho de um padre branco.
Em 1866 - Realizou serviços de levantamento topográfico do Estado de São Paulo, fez o prolongamento da linha férrea de Salvador a São Francisco em 1882, Participou da Cia Cantareira com engenheiro chefe, foi nomeadodiretor de Engenharia chefe de saneamento do Estado de São Paulo (1898-1903). Participou da Fundação da Polítécnica juntamente com Sales de Oliveira e o Cel Jardim. Foi um dos fundadores do Instituto de Geografia e História do Estado de São Paulo, Instituto Histórico e geográfico da Bahia na qual presidiu e Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em 1912 presidiu o V Congresso de Geografia.

Em 7 de janeiro de 1997 - Foi inaugurado o Museu Antártica e sua exposição mostra Brasil na Antartica, anexo ao museu Oceonógrafo, no Centro de Porto Alegre entro Fone 32329633 - Porto Alegre. www.museu.furg.br/museu antartico.

Em 7 de janeiro de 1936 - Prisão de Harry Berger, aprendida preciosas correspondências e o arquivo da ANL.

Em 7 de janeiro de 1948 - Parlamentares comunistas tiveram os seus mandatos cassados por 179 votos contra 74.

Em 7 de janeiro de 1863 - Era sepultada Mary Burns, companheira de Friedrich Engels em Manchester

Em 7 de janeiro de 1848 - Friedrich Engels fez um pronunciamento na Associação Democratica de Bruxelas chamada "Não vão nos iludir" Em que ele trata da questão ideológica.

Em 7 de janeiro de 1961 - A Nigéria corta relações com a França, devido a deflagração da terceira bomba "A" francesa no deserto do Sahara.

Em 7 de janeiro de 1960 - Inicia-se a barragem do Assuão no Egito

Em 7 de janeiro de 1961 - O presidente congolês Joseph Kavarvubu, rejeita a proposta de libertação de Patrice Lumunba.

Em 7 de janeiro de 1981 - As brigadas Vermelhas suspende a execução do juíz italiano Giovani Dúrso.

Em 7 de janeiro de 1355 - Dona Inês de Castro (nobre espanhola) amante de D. Pedro I rei de Portugal, de quem teve vários filhos foi executada em Coimbra a mando de D. Afonso IV, pai de D. Pedro. Ela que era natural de Galícia.
O fato peram com Inês provocou a guerra civíl, pois D. Pedro legitimou os filhos que tivera com Inês e declarou ter casado com ela secretamente.

D. Pedro fêz construir um túmulo no Mosteiro de Alcobaça, um de frente pro outro que ele e Inês olhariam-os nos olhos no juizo final.

Luiz Vaz de Camões, dedicou grande parte do Canto III de Os Lusíadas aos dois amantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog