terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais




Revolta Operária de 1934






No início de 1934, entrou em vigor do Estatuto do Trabalho Nacional, que proibia os sindicatos livres.
Contra a constituição do Estado fascista em Portugal, as organizações sindicais, dominadas pelas tendências anarco-sindicalistas, convocaram para o dia 18 de Janeiro uma greve geral, com o objectivo de derrotar o governo de Salazar.
Em algumas localidades, as manifestações e as greves foram facilmente dominadas pelas forças repressivas. Na maior parte dos sítios, a greve geral revolucionária pouco passou de paralisações, acções de sabotagem e confrontos com a polícia.
Mas a classe operária e o povo da Marinha Grande tomaram o poder na vila. Nas primeiras horas da madrugada, a estação dos Correios e o posto da GNR foram ocupados e os acessos cortados. A bandeira vermelha ondulou na vila vidreira e foi decretado o soviete. Mas, ao contrário do que esperavam os organizadores do levantamento, o gesto não se repetiu no resto do País e o movimento foi facilmente esmagado pela repressão fascista. Apesar de vencida, a revolta dos operários marinhenses permanece como um exaltante exemplo de heroísmo da classe operária portuguesa, que permanece até aos nossos dias.

Sofia Conde

Em18 de janeiro de 1947 - Morreu Miguel Moreira, dirigente do PCB - Partido Comunista Brasileiro e da ANL -Aliança Nacional Libertadora.

Em 18 de janeiro de 1918 - Encerramento do III Congresso dos Sovietes na Rússia, que aprovou a Declaração dos Direitos do Povo, Trabalhadores e Explorados.

Em 18 de janeiro de 1537 - Em Augsburgo, o Conselho Municipal publicou um decreto que proibia o culto católico e se estabelecia um prazo de 8 dias para que os católicos abandonassem a cidade;no termino deste prazo os soldados começaram a perseguir os que não aceitaram a nova fé. Igrejas e mosteiros foram profanados, derrubados, as imagens os altares e todo o patrimônio artístico cultural fori saqueado e destruído.

Em 18 de janeiro de 1567 - Estacio de Sá, sobrinho do governador Geral Mem de Sá, acabou ferido, na batalha contra os índios e os franceses hunguenotes. E veio a falecer mais tarde em razão do ferimento.

Em 18 de janeiro de 1535 - Fundação da cidade de Lima(foto)acima, por Francisco Pizarro, acompanhado de seus 18 companheiros.era a Espanha conquistando a América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog