terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fatos históricos Políticos e Sociais


Em 25 de janeiro de 1969 - Nos anos de chumbo da política brasileira, o Capitão Carlos Lamarca, foge do quarto Regimento de Infantaria, levando consigo dez metralhadora INA ponto quarenta e cinco e sessenta e três fuzis automáticos leves (FAL).

Em 25 de janeiro de 1533 - Casamento de Henrique VIII com Ana Bolena na Inglaterra.

Em 25 de janeiro de 1579 - Assinado o Tratado de Utrecht, que marcou o início da República Holandesa.


Em 25 de janeiro de 1949 - Funda-se o Comecon (Organização Econômica dos Países do Leste.

Em 25 de janeiro de 1960 - Na Tunisia em Tunis, realiza-se a II Conferência Pan Africana.

Em 25 de janeiro de 1962 - Os chefes de Estado Africanos pertencente ao grupo de Moróvia - Líbia, Togo, Nigéria, e Camarões assinam o acordo de Cooperação Pan Africana.


Em 25 de janeiro de 1975 - O presidente Milton Obote de Uganda, é deposto por um golpe militar. Dado por Indi Amim Dada.


Foto aérea da cidade de São Paulo

Em 25 de janeiro de 1554 - O padre Manuel da Nobrega, superior da Cia. de Jesus no Brasil e um grupo de jesuítas entre eles José de Anchieta ergue um barracão no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Ali no Campos de Piratininga organizaram o Colégio de São Paulo, que deu o nome a cidade. Portanto hoje na capital paulista é Feriado Municipal.


Em 25 de janeiro de 1576 - O português Paulo Dias de Novais fundou a cidade de assunção de São Paulo de Loanda, atual Luanda, capital de Angola.

Em 25 de janeiro de 1936 - Foram presos Rodolfo e Carmem Chiold, militantes comunistas argentinos em atuação no Rio de Janeiro.

Em 25 de janeiro de 1992 - O Congresso espúrio organizado por Sr.Roberto Freire, acabava com o PCB e iniciava o PPS - Partido Popular Socialista. Mas os Militantes Comunistas, com muita personalidade e respeito a sua identidade política em 16 Estados mantiveram a sigla, e iniciaram a reconstrução revolucionária, do Partidão.

Em 25 de janeiro de 1835 - Na noite de 24 para amanhecer no dia 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana ocupou as ruas de Salvador-Bahia e durante mas de tres horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do Levante,eram malês, como eram conhecidos na Bahia da época os africanos muçulmanos.
Embora durasse pouco tempo, foi o levante de escravo urbano mais sério ocorrido nas Américas. Centenas de africanos participaram, cerca de 70 morreram e mais de 500, numa estimativa conservadora, foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação. Se uma rebelião da mesma proporção acontecesse hoje em Salvador com seus mais de 1 milhão e 500 mil habitantes, resultaria na punição de 12 mil pessoas. Isto dá uma idéia da dramática experiência vivida pelos africanos na Bahia de 1835. A data foi planejada pois neste dia em Salvador comemorava o dia de Nossa Senhora da Guia. E havia uma grande celebração e parte do ciclo de festa do Bonfim, mas era também uma data importante para os muçulmanos,como uma tarefa polítio-religiosa, de libertação.Os tais conhecido como haussás, eram chamados de estrangeiros pelos negros que estavam seguindo os preceitos cristãos. E este fato e acontecimento, é hoje retratado com detalhes no Livro de João José Reis -Editora Brasiliense "Rebelião Escrava no Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog