segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais

Em 31 de janeiro de 1966 - Tivemos o ATO Institucional n.2, ou AI-2, com 33 artigos, que instituiu a eleição indireta para a Presidência da República, dissolveu todos os partidos políticos, aumentou o número de ministros do STF de 11 para 16, reabriu o processo de punição para os adversários do Regime.

Em 31 de janeiro de 1946 - o General Eurico Gaspar Dutra recebe das mão de José Linhares a entrega da Faixa Presidencial.

Em 31 de janeiro de 1956 - Tomou posse da Presidência da República no Brasil, Juscelino Kubischek de Oliveira. Que disse que faria em 5 anos um desenvolvimento de 50 anos".

Em 31 de janeiro de 1961 - Foi a posse de Jânio Quadros, e segundo o Memorial do Exílio de Carlos Castelo Branco, nesta posse insultou Juscelino.
Fêz uma performance governamental, de impactos como a proibição dos jogos, de briga de galo, proibição dos biquines nas praias, multas para os carros da polícias. Foi chamado de o homem da vassora.


Em 31 de janeiro de 1968 - Os vietcongues invadiram Saigon e a embaixada dos Estados Unidos, que resolveu fazer uma luta desigual, por lá. Resultados 165 mil vietnamitas mortos e dois milhões de refugiados

Em 31 de janeiro de 1891 - Tivemos a Revolta do Porto, que possibilitou o nascimento da República Portuguesa.

Em 31 de janeiro de 1975 - Foi inaugurado o governo provisório de transição em Luanda. Deu-se a desenfreada corrida ao armamento entre o MPLA apoiados pelos soviéticos e a FNLA apoiados pelos chineses e coreanos. Este movimentos se enfrentaram numa luta sem quartel. Até que um dia chegou a Independência.

Em 31 de janeiro de 1950 - No contexto da guerra fria os Estados Unidos da América ordena a fabricação de bombas de hidrogênio, utilizada como chantagem contra os países de orientação socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog