segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fatos Históricos políticos sociais de 17 de janeiro


Em 17 de janeiro de 1961 - O carismático, primeiro e único premiê eleito, Patrice Lumumba foi brutalmente assassinado.
As circunstância de sua morte ainda hoje é um mistério e a identidade de seus assassinos desconhecidas.
Porém ele que foi funcionário dos correios, membro de uma pequena classe média negra do Congo. Por duas vezes acabou sendo detido por suas idéias políticas(marxistas).Na prisão radicalizou e por volta de 1948 fundou o Partido político, Movimento Nacional Congolês -MNC, que destacou pelo pan-africanismo.Pois acima de tudo o africanismo, pois as dificuldades étnicas e as preocupações tribais e que causaram transtorno ao País.
Foi eleito 1.Ministro e ficou apenas dois mêses no poder, foi destituído ilegalmente e depois assassinado.Sob a complacência da ONU, fiel ao governo da Belgica que dominava o Congo e à Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos da América.
E um golpe, foi preparado com o Coronel Joseph Mobuto, na qual a ONU, desejava criar obstáculo pra podar o governo de Lumumba, fecham a Estação de rádio, por onde o lider africano comunicava com o povo, e coloca-o na prisão domiciliar. E Patrice resolve fugir e é capturado em 10 de dezembro de 1960 e em seguida entregue secessionista Ishombé, que vai executá-lo á noite de 17 de janeiro de 1961.
Após a sua morte, o Congo viveu a ditadura de Joseph Mobuto por 30 (trinta anos), apoiada pela Belgica e pelso Estados Unidos, que acabou com os partidos, e vale lembrar que neste período da história havia a guerra fria.
Pouco antes de sua morte, numa carta havia escrito "A única coisa que queremos para o nosso país é o direito a uma existência decente, uma dignidade sem hipocrisia, uma independência sem restrição. Chegará o dia em que a história terá de se pronunciar."(Patrice Lumumba).


Em 17 de janeiro de 1943 - Nasceu o presidente do Haiti, Renê Preval (foto)acima.


Em 17 de janeiro de 1959 - A união das Repúblicas do Senegal e do Sudão francês constitui o Estado Federal do Mali.

Em 17 de janeiro de 1706 - Nasceu Benjamin Franklin,em Boston, o décimo filho de Abia Folger, cujo o pai trabalhava como servo para pagar as suas dívidas com a imigração. Frankin, foi jornalista,editor, autor, filandropo, abolicionista, funcionário público, cientista, enxadrista,diplomata e inventor, entre os seus inventos mais conhecidos, temos o pará-raio.

Em 17 de janeiro de 1799 - a A Rainha D.Maria I, assinou um decreto, que separava a capitânia do Ceará da Capitânia do Pernambuco. Por isto hoje é chamado "Dia do Ceará".

Em 17 de janeiro de 1894 - Um grupo de 640 homens liderados pelo General Gomes Carneiro (monarquista), enfrentou três mil homens da Força Revolucionária. A Lapa resistiu durante 26 dias, o que resultou na vitória dos repúblicanos. Isso proporcionou ao Mal Floriano Peixoto mais tempo para organizar ações contra os rebeldes. A Lapa foi o local de uma batalha sangrenta mas que ajudou a consolidar a república.

Joaquim Nabuco

Em 17 de janeiro de 1910 - Morreu Joaquim Nabuco, diplomata, político,abolicionista, historiador e literato brasileiro.

sra. Obama

Em 17 de janeiro de 1964 - nasceu Michelle Obama, atual esposa do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog