quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fatos histórios Políticos e Sociais


Em 20 de janeiro de 1943 - nasceu Armando Guebuza, atual Presidente de Moçambique, politico filiado a Frelimo, e poeta moçambicano.

Em 20 de janeiro de 1888 Cosnta que o fazendeiro José Pinto do Carmo, presideiu uma reunião sobre a emancipação dos escravos da lavoura do Estado de São Paulo, este documento encontra-se no Museu de Itu-SP.

Em 20 de janeiro de 1942, Segundo a obra "Onze homens e uma sentença", ocorreu uma reunião numa Mansão em Wansee, no suburbio de Berlin em que Hitler havia decidido eliminar todos os judeus da Europa. 500 mil já haviam fugidos dos territórios ocupados mas restavm onze milhões.

Em 20 de janeiro de 1967 - No Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro, uma enchente deixou 300 mortos, vitimas de desabamentos de casa. Parece que em 2011, uma tragédia com proporções bem maiores ocorrem no Estado do Rio de Janeiro.

Em 20 de janeiro de 1502 - Américo Vespucio (italiano) foi o primeiro europeu a chegar em Ilha Bela, chamada pelos indígenas de Maembipe ele batizou a Ilha de São Sebastião pois er o dia do Santo.

Em 20 de janeiro de 1567 - Estacio de Sá, conseguiu expulsar os franceses e foi ferido no rosto e vei a falecer. Mas consta no Livro de João Ribeiro para o Ensino Superior, edição da extinta Ed.São Francisco de Assis, que neste dia aconteceu a hectombe da Fé em que a tribo dos indígenas Termininos, foram dizimados em nome de Deus. E foi preso João de Bolés o primeiro pastor protestante hunguenote, que se tem noticia no Brasil.

Foi assassinado o lider africano Amilcar Cabral, herói contra o colonialismo português, em Guiné Bissau. Presidente de Guiné Bissau.

Em 20 de janeiro de 1973 - Faleceu o deputado Louis Michel lepetelier de Saint-Fargeau, apos uma descrição do discurso de Robespierre onde este impós uma forte carga emotiva, feito como se estivesse evocando uma voz do além, no Palais Royal, foi assassinado pela guarda do Corpo de Paris, se tornou um mártir da Revolução Fraancesa.

Em 20 de janeiro de 1971 - Foi preso em sua residência o ex-deputado federal Rubens Paiva, sendo assassinado sob tortura posteriormente.
Rubens Paiva nasceu em 26 de dezembro de 1929 em Santos, era filho de Jayme Almeida Paiva e de dona Iracy Berrodl Paiva, casou-se com a senhora Maria Eunice Facciola Paiva, foi engenheiro civil registrado no Crea sob o n.100200 da 6a Região, foi deputado Federal, e jornalista. cassado pelo AI -Ato Institucional n.1, em 1964, em decorrência da sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito do IBAD, que apurou o recebimento, pelos generais comprometido com o golpe Militar no Brasil, de dolares proveniente dos Estados Unidos da América.
No dia de sua prisão recebeu um telefonema de alguém que queria entregar um carta vinda do Chile. A partir daí a sua casafoi invadida por 6 homens, que levaram o em seu carro para o Quartel da 3a. Zona Aérea e depois para o DOI-CODI/RJ.Sua residência ficou ocupada e sua esposa e filha também foram levadas pra ser interrogadas sendo liberadas 24 horas depois. Rubens nuca mais voltou para casa, e sua história e até contada no Livro de seu filho Marcelo Rubens Paiva, "Feliz Ano Velho".O Sr. Orestes Quercia quando era Senador, pediu informações no Senado sobre Rubens Paiva e sobre todos os desaparecidos políticos.Foi o primeiro a querer informações e solução deste caso.

Em 20 de janeiro de 2006 - A Aracruz Celulose destruiu duas aldeias indígenas e expulsou os 50 indigenas do povo Tupiniquim e Guarani, no Municipio de Aracruz.ES, E neste mesmo dia a aracruz Celulose, destruiu as aldeias indigenas Olho d'Agua e Corrego de Ouro, em processo de reconstrução pelos Tupinikin e Guarani, estas eram aldeias antigas. As informações podem ser encontradas em" www.midiaindependente.org".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog