quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Foto ilustrativa
de um Reisado de Juazeiro do Norte
(remonta a história antiga)
Aspecto diferente das companhias de reis.




CIDADE Tamanho do texto: A A A AHelena Cunha - 06/01/2011

Extensa programação marca Dia de Santos Reis



Dezenas de fiéis deverão participar até o dia 9 de janeiro da IV Festa em Louvor aos Santos Reis. Comemorado oficialmente hoje, o Dia de Santos Reis é celebrado na Igreja Católica como a Festa da Epifania, em alusão ao encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus recém-nascido.



A Festa de Reis é uma festa tradicional portuguesa, que chegou ao Brasil em meados do século XVIII. Enquanto em Portugal tinha um caráter mais popular, no Brasil assumiu aspecto mais religioso.



Dentro da programação religiosa e social da festa, que acontece na Capela de Santos Reis, todos os dias serão celebradas missas e apresentações de folias de Reis. Às 18h, os fiéis se reúnem para rezar o terço. De hoje até o dia oito, às 19h, serão celebradas missas, com a participação de padres de outras paróquias da cidade. Após a missa, haverá apresentação de folias de Reis e, em seguida, a realização da quermesse, com leilão, bingo e barraquinhas. A expectativa de Paulo Andrade, um dos organizadores, é de que cerca de 500 pessoas passem pela igreja, diariamente. Segundo o padre Alessandro Bobinton, coordenador da festa, este ano a festa dos Três Reis é organizada por três rainhas: Ivone Paiva, Rosiene Melo e Selma Silva.



No dia 8, a programação será um pouco mais extensa, com a realização, às 20h30, do 2º Leilão de Animais em Louvor a Santos Reis. Em seguida, haverá apresentação do cantor sertanejo Paulo Andrade.



No dia 9, quando será encerrada a festa, a 3ª Cavalgada de Santos Reis sairá da Fazenda São Sebastião, às 10h, com destino à Capela de Santos Reis. Ainda no domingo, ocorrerá uma procissão pelas ruas do bairro, com início previsto para as 17h, com bênção dos cavaleiros e passagem das coroas. A festa será encerrada com a missa campal, às 18 horas. A Capela de Santos Reis está localizada na rua José Caetano de Rezende, 310 – bairro Olinda.













Av. Dr. Fidélis Reis, 820 – Centro

Uberaba/MG - CEP 38.010–030

Telefone: (34) 3331–7900 – Fax: (34) 3321–8200




Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog