sábado, 8 de janeiro de 2011

Hoje em Angola é o dia Nacional da Cultura

Efeméride

Comemora-se sábado o Dia da Cultura Nacional



Angop



A data foi aprovada pelo decreto nº21, publicado no Diário da República nº 87, I série, de Novembro de 1986



Luanda - Comemora-se sábado, 8 de Janeiro, o Dia da Cultura Nacional, instituído em 1986, devido ao discurso pronunciado pelo primeiro presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto, em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).



A data foi aprovada pelo decreto nº21 e publicado no Diário da República nº 87, I série, de Novembro de 1986, em homenagem ao discurso sobre a Cultura Nacional.



Em 1979, o insigne homem de Cultura, o poeta e Presidente Agostinho Neto, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da UEA fez uma abordagem sobre a Cultura Nacional, que, de então a esta parte, passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a problemática da Cultura angolana.



"(...) a Cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida. A Cultura evolui com as condições materiais e em cada etapa corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais", disse o poeta Agostinho Neto.



Em reconhecimento ao seu pensamento, relativamente aos problemas que se prendem com a Cultura Nacional, bem como da importância que a cultura possui como um dos elementos constituintes do substrato da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do desenvolvimento, foi instituída a data.



Em 2011, perante novos desafios, os angolanos celebram esta efeméride com uma reflexão sobre a necessidade do posicionamento, cada vez mais actuante, por parte dos cidadãos, no sentido de consolidar a identidade cultural nacional.



A província do Uíge vai acolher o acto central da jornada alusiva ao Dia da Cultura Nacional, a assinalar-se a oito de Janeiro, com diversas actividades culturais.



Para o efeito, se deslocará a província do Uíge uma delegação a ser chefiada pela titular da pasta, Rosa Cruz e Silva.



O programa de actividades, a decorrer em todo o território nacional, compreende homenagens, seminários, palestras, feiras de artes e cultura, lançamento de livros e brochuras, ciclo de cinema de produção nacional, exposições fotográficas, espectáculos de variedades, jornadas de teatro e dança e visitas a locais de interesse histórico-cultural.



































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog