terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ministro Bornito de Souza, visita o memorial dos martires de Cassange

Ministro da Administração
Sr. Bornito de Souza




RSS



04-01-2011



Malanje

Ministro da Administração do Território visita local do futuro memorial dos mártires da Baixa de Cassanje







Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa



Quela – O local onde será erguido o memorial em homenagem aos mártires da repressão colonial da Baixa de Cassanje, na aldeia de Teka dia Kinda, município do Quela, província de Malanje, foi visitado hoje (terça-feira) pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.



O governante, que presidiu ao acto central da efeméride hoje assinalada, em representarão do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, visitou igualmente o cemitério local onde foram sepultados milhares de camponeses assassinados barbaramente pelo exército colonial português, a 4 de Janeiro de 1961.



"Alcançada a independência, estamos a trabalhar para a dignidade dos angolanos", disse o ministro Bornito de Sousa no seu discurso, para quem a prioridade foi a conquista da paz, alcançada em 2002.



"O Presidente da República está muito preocupado e deu orientações precisas para se prestar maior atenção às condições de vida das nossas populações", informou o governante na localidade de Teka-Dia-Kinda, em Malanje.



O governante, que se faz acompanhar de deputados à Assembleia Nacional do ciclo provincial, e dos ministros dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, da Economia, Abraão Gourgel, da Saúde, José Van-Dúnem, entre outras entidades, acrescentou que grande esforço está a ser feito no domínio da construção de infra-estruturas, tais como escolas, hospitais e aeroportos.



O governador da província, Boaventura Cardoso, explicou que na aldeia de Teka-Dia-Kinda, a mais de 100 quilómetros da cidade de Malanje, será construído um memorial e um condomínio social, “para honrar um compromisso do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto”.



Afirmou que os empreendimentos já estão inscritos no programa de investimentos públicos para o biénio 2011/2012, para dignificar a localidade.



O ancião António Francisco Muta enalteceu a intenção, ao mesmo tempo que defendeu a edificação de uma escola de grande porte e um centro de saúde na localidade para elevar a qualidade de vida da população da região da Baixa de Cassanje.



Lembrou que o saudoso Agostinho Neto, na sua última visita de trabalho realizada a 20 de Agosto de 1979, procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção de uma aldeia piloto, que não foi concretizada por motivos de guerra.



A localidade, que registou uma movimentação inusitada de pessoas que ali acorreram para assistir ao acto central da efeméride, serviu para o jornalista e jurista Paulo Maria apresentar a sua obra de compilação intitulada “Legislação e Normas sobre a Comunicação Social em Angola”.



A referida obra já foi lançada nas províncias de Luanda, Benguela e Huambo.






































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog