quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O filme "Gato Preto"



Dirigido pelo cearense Clébio Ribeiro, o longa-metragem Gato Preto finaliza sua primeira fase de gravações hoje. Presença de Haroldo Serra, Sidney Souto e Aurora Duarte no elenco


Os atores Rodger Rogério e Aurora Duarte em cena no filme (MARCELLO HOLANDA/ DIVULGAÇÃO) Os monólitos de Quixadá são as paisagens escolhidas para ambientar o novo filme do cineasta cearense Clébio Ribeiro. Gato Preto é um longa-metragem com orçamento total estimado em R$1,5 milhão. Utilizando pontos turísticos da cidade como o Açude do Eurípides e o histórico Açude do Cedro, a produção levanta questões sobre presença cigana na década de 1970 e questões espirituais.




Até o dia 22 dezembro de 2010, 70 técnicos e 200 figurantes locais ficam envolvidos com a primeira fase das filmagens. Realizada em Quixadá, Sertão Central, essa etapa foi viabilizada graças ao prêmio da Secretaria de Cultura (Secult) no sétimo Edital de Cinema e Vídeo que contemplou o projeto com R$400 mil.



Na trama, um grupo de ciganos chega a um Quixadá fictício e se instala nos arredores da cidade. O comportamento distante dos padrões e o forte preconceito da época fazem os comerciantes iniciarem uma empreitada contra a estadia dos passantes. “Todos ficam muito indignados, pois os ciganos começam a tomar sua freguesia”, disse o diretor Clébio Ribeiro.



Natural de Quixadá, o cineasta afirma ter revisitado situações de sua infância para construir o roteiro. Ao lado desta temática estão lendas urbanas do município como a moça que, tomada por uma força surpreendente, é capaz de subir a parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro, um dos pontos turísticos. E o gato preto da história aparece em tom de drama e circula as personagens durante todo o filme.



De acordo com Clébio, uma das sequências mais marcantes é a chegada da comunidade cigana ao município. A caravana com mais de 100 pessoas cruza o panorama da vegetação seca e acinzentada. Depois a presença da chuva estampa o verde na paisagem. Assim, o cotidiano de dança e festa dos visitantes ocorre no sertão lustroso e cheio de vida. A segunda etapa de filmagens está prevista para o início de 2011. Entretanto, segundo o diretor, esta determinação pode mudar dependendo da intensidade do inverno. “Afinal, eu sou um sertanejo e não esqueço essas questões”, ri.



Com pretensões comerciais e pós-produção trabalhosa, Gato Preto tem previsão de estreia nacional para 2012. Outro ponto de destaque é o elenco. Jackson Antunes, Jane Azeredo, Juliana Carvalho, Sidney Souto, Haroldo Serra e Alexandre Mandarino são apenas alguns dos nomes figurando no longa. O filme marca também o retorno da atriz, produtora cultural e diretora Aurora Duarte. Longe das telas há décadas, a pernambucana radicada em São Paulo disse estar “perfeitamente integrada ao lugar”. “Quixadá é personagem também”, disse ao se referir à cidade. E completa: “Voltei a representar por que acredito no projeto. O Clébio está sabendo aproveitar a beleza dessa paisagem”.


Isabel Costa
isabelcosta@opovo.com
HomeFortalezaPolíticaEconomiaDivirta-seEsportes+ NotíciasRapi 10
Copyright © 1995-2010
Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog