sábado, 15 de janeiro de 2011

Presidente da Tunísia fugiu para Arábia Saudita



Presidente da Tunísia fugiu para a Arábia Saudita
15 de Janeiro, 2011
Violência continua na nação do Norte de África, um dia após a contestação popular ter forçado Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita depois de 23 no poder a dirigir o país com mão de ferro. Exército tenta controlar as ruas tunisinas
A situação permanece muito perigosa este sábado em Tunes, capital da Tunísia, um dia após semanas de protestos mortíferos terem forçado o ditador Ben Ali a fugir do país.

Durante a noite, e apesar de vigorar um recolher obrigatório à luz do estado de emergência ontem decretado, houve confrontos na capital e nos subúrbios. Testemunhas afirmam às agências internacionais que foi impossível dormir com o som dos tiroteios e dos helicópteros que sobrevoam a cidade.

O exército tentar restaurar o controlo. O país é agora governado interinamente pelo primeiro-ministro Mohammed Ghannouchi. Foram convocadas eleições para daqui a seis meses.

No exterior, sabe-se agora que Ben Ali se encontra na Arábia Saudita, depois de países como Malta e França terem recusado conceder asilo ao ditador deposto.

As principais capitais mundiais mostram-se preocupadas com as condições de segurança no terreno, mas a reacção geral perante a revolução tunisina é de solidariedade e surpresa. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou a «coragem» dos tunisinos e pediu às autoridades interinas que permitam a realização de eleições livres.

SOL com agências



África, InternacionalRelacionadas
Revolução na Tunísia: Ben Ali abandona o país após 23 anos no poder
ÁfricaInternacional



© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog