sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais

Em 18 de setembro de 1989 - Morreu Mãe Mirinha do Portão, cujo o nome de batismo é Altamira Maria da Conceição, natural de Lauro de Freitas(21/12/1924).

Em 18 de fevereiro de 1821 - O Brasil ganhava a sua primeira martir religiosa, Joana Angélica, assassinada ao impedir que os soldados portugueses, invadissem o Convento da Lapa. Parada na porta de braços abertos ele gritou "Parados ai bandidos. Respeitem a Casa de Deus.Recuais e só penetrareis nesta casa sobre o meu cadáveres"Assim foi morta.

Em 18 de fevereiro de 1546 - Faleceu Martinho Lutero em Eisleben, aos 62 anos de idade. Houve um grande cortejo funebre e foi sepultado na Igreja do Castello de Wittemberg.

Em 18 de fevereiro de 1949 - Fundado o Ofoxé Filhos de Gandhy, por estivadores. Homens inspirados em Mahatma Gandhy. O bloco traz a tradição religiosa afro brasileira, ritmada pelo agogôs nos seus cantos de ijexás. Usam turbantes e perfumes de alfazemas.As cores dos colares é um referencial a Paz e o afoxé evoca Oxalá que é o Orixá maior. O branco e azul intercalado é o fio de conta de Oxalá Guian e Oxalálufã seu pai e o azul é de Ogun.

Em 18 de fevereiro de 1790 - José Bonifácio parte à Europa às custas do erário público, para uma excursão científica, literária e filosófica. Onde estuda minerologia, filosofia, história natual, e teve contato com grandes nomes como Lavoiser, Chaptal, ale´m de conhecer a França, no princípio da revolução Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog