terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Setre e Associação Santuario Sagrado Pai João de Aruanda - valorizam a cultura afro

- 22/02/2011
Rondinelli Santos

Setre firma parceria com Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda
Projetos unem a valorização da cultura negra e a capacitação de jovens para o mercado de trabalho



Na última sexta-feira (18), a Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Setre) recebeu a visita de representantes da Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda. Na oportunidade, as duas instituições firmaram parceria para a realização de projetos que unem a valorização da cultura negra e a capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

A Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com a preservação das tradições religiosas. O presidente da Rede Estadual de Religiões Afro Brasileira Saúde,Rondinele Santos, destaca que a associação é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, além de gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não-governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro.

“O nosso objetivo maior é fazer dessa associação um pólo de formação, onde a tradição possa ser sempre mantida e para que a sociedade conheça e leve a sério a história dessas religiões. Estamos desde 2004 realizando este trabalho e a parceria com a Secretaria de Trabalho será de fundamental importância”, ressaltou Rondineli Santos.

A intenção é que a Setre participe através de consultoria em dois projetos: o Centro de Referência da Cultura Afro e a Escola de Serigrafia. “Escolheremos alguns pólos, que possuem comunidades quilombolas para iniciar as atividades. Primeiramente, a região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, abrigará o Centro de Referência da Cultura Afro, onde será desenvolvido cursos em áreas como gastronomia e dança afro. “, destacou Islano Marques, gerente de empreendedorismo e cooperativismo da Setre.

No caso da Escola de Serigrafia, a Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda contará com o apoio da Setre no sentido de capacitação aos jovens em oficinas nesta área. “ Estamos trabalhando para que esses projetos sejam viabilizados o mais rapidamente possível. A presença dos representantes da associação aqui na Secretaria firmou o nosso acordo de cooperação “, destacou o gerente .

Atualmente a Rede Estadual de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde conta com mais de 152 núcleos espalhados por diversos municípios do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog