sábado, 19 de fevereiro de 2011

Universidade Óscar Ribas -UOR-reverencia memória do escritor Ruy Duarte de Carvalho




19-02-2011 7:08

Homenagem
Morte do escritor Ruy Duarte representa o calar de uma das vozes mais brilhantes do país

Lunda – O docente da Universidade Óscar Ribas (UOR) do curso de Relações Internacionais António Fernando disse sexta-feira, em Luanda, que a morte do escritor Ruy Duarte de Carvalho representou o calar de uma das vozes mais brilhantes da cultura angolana, que cultivou vários saberes.

Em declarações à Angop, por ocasião da homenagem ao malogrado, o docente destacou a volumosa obra deixada pelo malogrado, cuja abordagem, em vários domínios temáticos, vai desde a antropologia cultural à pintura, passando pelo cinema, sociologia e história.

“Como intelectual de grande estatura e dignidade, para além da sua actividade de investigador, deixou-nos uma literatura de inegável qualidade", considerou.

Disse ser gratificante constatar que Ruy Duarte sobrevoou, com imensa dignidade, os seus contemporâneos, superando a mesquinhez das pequenas e grandes baixezas e ódios domésticos de que o nosso quotidiano é, tristemente, um excelente exemplo”, realçou.

Por sua vez, o secretário-geral da Associação Cultural Chá de Caxinde, José de Almeida e Silva, disse que o desaparecimento físico de Ruy Duarte, ex-sócio da instituição, deixou um vazio irreparável no seio da classe artística e intelectual angolana.

Referiu que, com muitas obras publicadas, o escritor, poeta, antropólogo e cineasta conquistou o seu espaço no seio da comunidade artística e literária e, por reconhecido mérito, granjeou respeito internacional.

“Era nosso sócio, inclusivamente ofereceu-nos uma parte da sua biblioteca, por isso sentimo-nos na obrigação de lhe prestar uma homenagem, até porque é um dos melhores escritores angolanos”, lembrou José de Almeida e Silva.

Salientou que o malogrado se dedicou à pesquisa, recolha, valorização e divulgação dos valores da cultura de Angola, lembrando que, antes da sua morte, o escritor tinha em carteira um projecto cinematográfico que seria desenvolvido na República da Namíbia.

Ruy Duarte Carvalho faleceu em Agosto de 2010, aos 69 anos de idade, na Namíbia, onde residia.

A homenagem ao malogrado enquadrou-se nos festejos do 22º aniversário da Associação Chá de Caxinde, cujas actividades iniciaram segunda-feira.

















© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog