terça-feira, 12 de abril de 2011

Exposição reproduz 100 anos de história de Catanduva



ESTAÇÃO CATANDUVA: EXPOSIÇÃO REPRODUZ 100ANOS DE HISTÓRIA


A história de Catanduva ganhará um capítulo especial, de recordações e reflexões, a partir do dia 6 de maio. Na data, a Prefeitura de Catanduva promoverá a abertura da exposição “Estação Catanduva: 100 anos de história e desenvolvimento”.

Estruturada no Salão de Exposições da Estação Cultura, a exposição abordará os 100 anos de história da Estação Ferroviária de Catanduva, com relatos que se confundem com a história da cidade. A iniciativa é da Coordenadoria de Cultura.

Passeando pela linha da história na Estação Cultura, o visitante poderá acompanhar através de fotos, peças e textos – de jornalistas e historiadores – a origem da Estação, detalhes sobre a fundação da cidade e sobre a evolução dos trens.

Símbolo do progresso, a Estrada de Ferro ainda será tema para poesias; a chegada dos imigrantes italianos também será retratada. Referência na atual Estação Cultura, o Projeto de Dança Primeira Impressão terá seu espaço na mostra.

Agenda

A abertura da ‘Estação Catanduva’ será em 6 de maio, às 20 horas. A noite contará com apresentação do Projeto de Dança Primeira Impressão e do Grupo de Bossa Nova, além de sessão de autógrafos com Alberto Lahós de Carvalho.

A exposição poderá ser visitada até 30 de maio de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas, na rua Rio de Janeiro, 40. Informações e agendamentos para escolas e grupos: 3531-5109.

SERVIÇO DE ALTO-FALANTES

Os catanduvenses voltarão a ouvir “A Summer Place”, de Billy Vaughn, em um estúdio montado em uma das áreas da exposição. A música marcava a abertura e o encerramento dos trabalhos diários do Serviço de Alto-Falantes de Catanduva.

A MÚSICA E A ESTAÇÃO CATANDUVA

A primeira expressão artística com importantes registros em Catanduva é a música. Isso mesmo antes de Catanduva ser elevada a município. Por isso, a exposição garantirá espaço especial para relembrar essa história e o surgimento das bandas.

SALA DE VÍDEOS

Relíquias da história de Estação Ferroviária e do desenvolvimento do município serão exibidas na Sala de Vídeos. Destaque para o vídeo da última viagem dos trens de passageiros, de Rio Preto a São Paulo, produzido por Ovídio Sanches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog