sexta-feira, 22 de abril de 2011

Fatos Históricos Políticos e Sociais

Em 22 de abril de 1870 - Nasceu Vladimir Ilitch Ulianov, que adotou o pseudônimo e ficou assim conhecido como Lênin, era filho de um inspetor de escola, que teve filhos revolucionários. Vladimir adotou esse pseudônimo que era usado por seu irmão, que foi decapitado pelas forças dos Czares, na Rússia. Ana Ulianov foi deportada. Lênin foi o lider bolchevista, que em 17 de abril de 1917, voltou do Exílio, lançou a Tese de Abril, e depois o livro o que fazer, na qual avalia a conjuntura política e é capaz ao lado de outros lideres implementar a Revolução Socialista, na Rússia.

Em 22 de abril de 1500 - Chegou ao Brasil, Pedro Alvares Cabral, com 10 naus e tres caravelas, veio tomar posses das terras brasileiras , para Portugal. Uma vez que os mapas medievais já mencionava essas terras como Terras de Bracir, Bresil ou Brasil de Portugal, conforme mapas de Soleris, Medici, ou Mapa Catalão Anônimo. O mapa que conhecemos nos livros didáticos no Brasil é de Alberto Cantino um espião italiano. As terras brasileiras é reconhecida pelo Papa Clemente VI, como Terras de Portugal desde o dia 12 de fevereiro de 1343, a partir do Mapa Angel D'Lorto feito em 1325.

Em 22 de abril de 1970 - O senador Gaylord Nelson, criou o Dia da Terra, que passou a ser comemorado em 175 países.

Em 22 de abril de 1994 - Morreu Rixard Nixon, presidente americano, que renunciou após o escândalo Wattergatte. Faleceu de derrame celebral.

Em 22 de abril de 1881 - nasceu Alexander Kerensky, lider do governo provisório da Rússia, após a tentativa de revolução burguesa em fevereiro de 1917.

Em 22 de abril de 2008 - Morreu Francisco Martins Gomes, pensador marxista português.

Em 22 de abril de 1827 - O rei D. João VI, delega ao seu filho D. Pedro a regência. E transfere para Lisboa a sede do governo Português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog