quarta-feira, 13 de abril de 2011

França prende mulheres de burca




Presa por usar a burca, muçulmana diz que pagará a multa e continuará usando o traje
A polícia francesa deteve nesta segunda-feira ao menos quatro mulheres com véu islâmico diante da catedral de Notre Dame, no centro de Paris, segundo a agência espanhola de notícias Efe. A detenção aconteceu durante uma manifestação contra a proibição do uso do véu islâmico em locais públicos na França, medida que entrou em vigor hoje. O país é o primeiro no mundo a banir o uso do véu. Segundo a legislação francesa, qualquer mulher – francesa ou estrangeira – que estiver usando uma burca ou o véu islâmico em local público no país poderá ser multada em 150 euros (US$ 217) e passará por um curso de cidadania francesa. Os acusados de forçar uma mulher a usar o véu podem pagar uma multa muito maior e enfrentar uma pena de até dois anos de prisão.

Coberta com uma burca, Newal teve tempo de falar com a imprensa antes de ser detida.

– Não tenho intenção de deixar de usar a burca. Pagarei a multa todas as vezes que for necessário – disse a mulher, uma das 3 mil pessoas que tem o costume de usar o véu na França, segundo as estatísticas do Ministério do Interior.

A jovem, que não revelou sua idade, assegurou conhecer casos de mulheres que pensaram em deixar a França por causa da nova lei.

– Eu não irei embora, este é o meu país. Sairei menos de casa, duas ou três vezes por semana, quando não me restar outro remédio. O resto do tempo me dedicarei a estudar a religião – declarou.

Solteira, Newal vive com seus pais e afirma que eles não lhe impõem o uso da burca.

– O véu faz parte da religião muçulmana. O Islã não se impõe, se vive com o coração, com o amor a Deus – disse.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, iniciou a pressão para o banimento do véu quase há dois anos, afirmando que o acessório aprisiona as mulheres e é contraditório com os valores seculares da nação de dignidade e igualdade. A proibição teve grande apoio popular quando foi aprovada pelo parlamento no ano passado. Apesar de serem uma minoria na França, ao menos 5 milhões de muçulmanos usam véu no país. Muitos muçulmanos viram o banimento como um estigma contra a segunda maior religião do país.

Mais prisões

A onda de prisões realizadas pela polícia francesa começou no sábado, qundo 59 pessoas que protestavam contra o banimento da burca, véu muçulmano que cobre todo o rosto das mulheres, foram detidas, segundo um porta-voz da polícia francesa. A proibição passou a valer nesta segunda-feira. O porta-voz disse que vinte das pessoas presas haviam comparecido aos protestos, que haviam sido proibidos, na Place de la Nation, ao leste de Paris, usando o véu.

Uma pessoa foi presa ao chegar à França, vindo da Grã Bretanha e outra veio da Bélgica. Sarkozy e o seu partido, o conservador UMP, vão enfrentar eleições presidenciais e parlamentares no segundo trimestre de 2012 e têm irritado muitos moderados ao incentivar um debate sobre o lugar do Islã na França. A maioria dos franceses é de descendência católica apostólica romana, mas a França é o lar de cerca de cinco milhões de muçulmanos.

Cinco presos foram detidas sob custódia, um por posse de arma, disse o porta-voz da polícia. Todos foram interrogados e liberados posteriormente.




SEO Powered By SEOPressor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog