sábado, 14 de maio de 2011

Fatos Históricos Políticos Sociais, Artísticos e Literários

Em 14 de março de 1936 - Foi presa a Dra. Nise da Silveira, diretora de propaganda da Seção feminina do Partido Comunista Brasileiro - PCB.

Em 14 de maio de 1991 - Winnie Mandela, ex-esposa do presidente Nelson Mandela da Africa do Sul, foi condenada a seis anos de prisão, remível a dinheiro por rapto e cumplicidade na agressão de quatro adolescentes, na qual um deles acabou falecendo.

Em 14 de maio de 1991 - Jing Quig, esposa do lider e presidente Mao Tse Tung, suicidava. Ela que fora atriz com nome de Lam Ping, chamada de Madame Mao, ao casar com o presidente,que desempenhou um papel importante na Revolução Cultural de 1966 - era chamada de a Porta Bandeira da Cultura Proletariada, com a morte de seu esposo, acabou sendo presa por Han Geofeng um contra revolucionário, que julgou uma série de revolucionários e condenou-os. Jing foi condenada a prisão perpétua, mas por problema de saúde, foi libertada para tratamento, é quando ela vai praticar o suicídio.

Em 14 de maio de 1975 - Nasceu a cantora e atriz brasileira Thalma de Freitas.

Em 14 de maio de 2009 - Faleceu o escritor anarquista brasileiro Edgar Rodrigues.

Em 14 de maio de 1998 - Morreu Frank Sinatra, o cantor mais popular dos Estados Unidos da América.

Em 14 de maio de 1959 - Faleceu em Paris, Sidney Bechette, musico de jazz, com 62 anos.

Em 14 de maio de 1897 - Através do Tratado da Etiópia, a Inglaterra desiste de várias reivindicações na região, mas o imperador Menelik recusa -se a entregar aos britânicos os territórios situados junto ao Rio Nilo.

David Ben Gurion
Em 14 de maio de 1948 - Termina o mandato britânico na Palestina, onde é constituído o Estado independente de Israel com Chaim Weizmann como presidente e David Ben Guirion como primeiro ministro. Enquanto que a região árabe da Transjordania invade a Palestina e entra em Jerusalém.

Em 14 de maio de 1633 - guiado por Calabar (foto) acima, os holandeses entraram no Porto de Pedra, destruindo embarcações portuguesas e incendiando ainda o povoado. Utilizavam o rio Manguaba para receber alimentos e munições.Teve domínio e até expulsão de moradores. O povo ficou contra os holandeses.

Em 14 de maio de 1771 - Nasceu o socialista utópico Robert Owen.

Em 14 de maio de 1835 - Findava a Revolta Malê, com o fuzilamento de alguns negros, a deportação de outros. Sendo essa Revolta a maior dos negros escravizados no Brasil, e a maior da América Latina. E tinha como fundo ideológico e um componente importante, o olhar islâmico africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog