domingo, 29 de maio de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 29 de maio de 1912 - Estreiou o balé "L'après-mìd du faune" que significa a desambiguação, de Claude Debussy, no Théâtle du Châtelet, em Paris, coreografado por Vaslov Nijinski, que dançou o papel principal. Além da cena descrita no poema de Stephane Mallarmé, "uma pequena cena introdutória foi acrescida. Numa pequena colina um fauno desperta e toca a sua  flauta e come algumas uvas. Surge um pequeno grupo de três ninfas, seguido por outro grupo como uma ninfa principal, que balança um lenço. Espetáculo que teve o preludio l'après-mìd d'u faune. E na foto acima a arte plástica retratado de "Um fauno retratado por Leon Bakst, que retratou Nzhisnski.


Em 29 de maio de 1895 - Nasceu o educador, escritor poeta, Aristóteles Bezerra, natural de Fortaleza-CE.

Em 29 de maio de 1930 - Luis Carlos Pretes, divulga manifesto de adesão ao comunismo e repudia a Aliança Liberal.


Professor Luis Savio de Almeida autor do livro "As crônicas Alagoanas"

Em 29 de maio de 1892 - Segundo o livro do Professor Luis Savio de Almeida, tivemos em Alagoas a Fundação da" Liga Operária". Ele narra que Misael Moreira foi uns dos primeiros a interessar numa estratégia socialista e operária, e juntamente com Manuel Feitosa eram agentes e representantes em Maceió do periódico O Socialista, do Partido Operário Brasileiro que tinha na sua direção Franco e Silva. E num artigo Misael  entendia que a sociedade brasileira  estava caminhando para o socialismo depois do abolicionismo, do republicanismo. E na verdade o próprio professor Savio de Almeida vê que não havia uma análise conjuntural aprofundada, e sim havia uma visão de ingenuidade no processo.
E no texto de Misael, ele esclarece sobre o capital e o trabalho, difere o socialismo e o anarquismo e vê a necessidade de combater a hidra e a Liga teria esse papel.

Em 28 de maio de 1991 - O poeta moçambicano José Craverinha ganhou o Prêmio Camões, um dos mais importantes para autores da língua portuguesa.


Em 29 de maio de 1994 - Faleceu o ex-presidente da RDA-Republica Democrática Alemã, Eric Horneck, em Santiago do Chile, aos 81 anos de idade.


Em 29 de maio de 1194 - O presidente da República de Portugal, Sr. Mario Soares, inaugurou em Bordeus - França um busto e uma placa evocativa de ação do consul português Aristides Souza Mendes, que em 1940 possibilitou a fuga de cerca de 30 mil judeus ameaçados pelo nazismo.


Em 29 de maio de 1453 - Os turcos Otomanos tomaram a cidade de Constantinopla, fato que é visto por diversos historiadores como o Fim da Idade Média e o Princípio da Idade Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog