terça-feira, 31 de maio de 2011

Fatos Históricos, Sociais, Políticos,Artísticos e Literários


Soldados negros em Mafeking durante a Guerra dos Bôeres
Em 31 de maio de 1902, terminou depois de três anos a Guerra dos Bôeres na África do Sul.

O que em princípio era para ser uma guerra-relâmpago, acabou se tornando o pior conflito colonial dos britânicos. No dia 11 de outubro de 1899, a República Sul-Africana, mais os estados independentes de Orange e Transvaal, declararam guerra à Grã-Bretanha. Os colonos holandeses (bôeres, de Buren, agricultores) exigiam sua equiparação na comunidade sul-africana. Os britânicos, por seu lado, queriam ampliar o império colonial.

Os bôeres estavam bem armados, eram considerados bons atiradores e conheciam bem a região. Mesmo assim, não conseguiram se impor em cidades importantes controladas pelo britânicos, como Natal e no Cabo. Em março de 1900, as tropas de Londres conquistaram Bloemfontain, capital do Estado Livre de Orange. Os colonos receberam armas e apoio militar da Alemanha, mas seus 25 mil homens não podiam se impor diante do contingente de 250 mil britânicos.


Supremacia britânica e campos de concentração


Os bôeres tentaram, sem êxito, continuar a luta através de guerrilhas. Mas a vingança dos britânicos foi terrível: 30 mil propriedades foram incendiadas, plantações e animais mortos. Mulheres e crianças foram internadas em campos de concentração, onde morreram aos milhares.


A resistência dos colonos fracassou diante da falta de alimentos. A última guerra colonial entre colonos europeus e a metrópole terminou com 22 mil soldados mortos e sete mil vítimas fatais entre os bôeres.

Apesar da derrota, por um certo tempo os colonos conseguiram impor condições aos britânicos, tentando convencê-los de que conheciam melhor o território. Mas, com o passar do tempo, a Grã-Bretanha tentou impor-se diante dos colonos, incentivando a migração de ingleses para a região e proibindo o holandês nas escolas. O nacionalismo bôer, no entanto, ressurgiu no interior. Pouco a pouco, os colonos começaram a deixar os centros dominados pelos britânicos.

Os negros, a grande maioria da população, assistiram ao conflito. Nem britânicos nem colonos buscaram grandes alianças. Paradoxalmente, os bôeres demoraram muito mais para reconhecer os direitos dos negros, apesar de terem lutado tanto pela sua soberania.

Em 31 de maio de 1991 - O camarada José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, assinou o Acordo de Paz de Bicesse, sob a mediação de Portugal,EUA,URSS, e ONU, esta última como observadora. Neste acordo teve lugal no final da Guerra Fria com o declínio da URSS e EUA em vantagem, e Angola pelo que declarava prosseguir ajuda aberta a UNITA.

Em 31 de maio de 1979 - Morreu a artista plastica Djanira Mota da Silva, militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB.

Em 31 de maio de 1927 - Morreu o artista plastico e restaurador de imagens, Benedito Calixto de Jesus.

Em 31 de maio de 1948 - Nasceu em Campinas a apresentadora de TV e cantora Marilia Gabriela .

Em 31 de maio de 2009 - A cantora Rita Lee, em entrevista a Folha de São Paulo, disse que "A miha vida é uma reivenção diária".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog