terça-feira, 17 de maio de 2011

Fatos Políticos, Sociais,Artísticos e Literários

Em 17 de maio de 2008 - Morreu a escritora Zelia Gattai, esposa do então escritor Jorge Amado (Foi deputado do PCB) mais votado do Brasil.

Em 17 de maio de 1964 - Grandola Vila Morena é a canção do cantor e compositor Zeca Afonso (foto), escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos, composta como homenagem à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolence.

Em 17 de maio de 1970 - Foi enterrado Antonio dos Treis Reis de Oliveira, que aparece na foto apanhando dos militares. Era também conhecido como Toninho Apucarana, estudante e militante político, foi enterrado no Cemitério Formosa, como indigente. Foi morto pela policia, em decorrência de uma averiguação de aparelho.

Em 17 de maio de 1947 - Nasceu o militante comunista do PCdoB, Bergson Gurjão Faria em Fortaleza-CE, foi estudante de química da Universidade Federal do Ceará, foi torturado e morto pela Polícia Militar.

Em 17 de maio de 1968 - No Galpão do Teatro Ruth Escobar, o espetáculo Roda Viva, quando o teatro foi invadido pelo CCC Comando de Caça aos Comunistas. Destruiram os cenários e espancaram diversos atores, destre os quais a atriz Marília Pera.

Em 17 de maio de 1965 - Nasceu o músico norte americano Trent Reznor, natural de Merce.

Em 17 de maio de 1961 - Nasceu a cantora, compositora e musicista Enya, cujo o nome de batismo é Eithne Patricia Ni Bhoonain Enya.

Em 17 de maio de 2010 - A cantora mexicana Dulce Maria lançou o seu primeiro single de carreira solo chamado "Inevitable".

Em 17 de maio de 2008 - Morreu o jornalista e filósofo Antonio Carvalho Filho.

Em 17 de maio de 1999 - Ehud Barak, foi eleito primeiro ministro de Israel.

Em 17 de maio de 1990 - A Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade de sua lista de doenças mentais.

Em 17 de maio de 1814 - Reuniram-se em Eidsvoll, a cerca de 70 km ao norte de Oslo, onde adotaram formalmente uma Constituição Norueguesa, escolhendo Cristiano Frederico para rei. Assim hoje temos este dia como Dia da Noruega.

Em 17 de maio de 1939 - Carmem Miranda chegava aos Estados Unidos e estreiava na Broodway.

Em 17 de maio de 1988 - Nasceu a atriz estadunidense, Nikki Reed.

Em 17 de maio de 1947 - Lançado o Manifesto do PCB ao povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog