domingo, 19 de junho de 2011

Academia Brasileira de Letras e os premiados de 2011



ABL divulga vencedores dos prêmios literários de 2011

Jornal do BrasilAutor

Tamanho do Texto:+A-AImprimirPublicidadeA Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou hoje, 17, os vencedores de seus Prêmios Literários de 2011 (para obras publicadas em 2010). O vencedor do “Prêmio Machado de Assis”, considerado a mais importante premiação cultural brasileira foi o historiador, pesquisador e professor Carlos Guilherme Motta. A previsão é de que a entrega dos prêmios seja na segunda quinzena de julho, quando se comemora os 114 anos da academia. A cerimônia será no Salão Nobre do Petit Trianon, na sede.



“A entrega do Prêmio Machado de Assis a um historiador, pesquisador e professor tem um significado amplo. A Carlos Guilherme Motta se deve, por exemplo, em seu desempenho no Brasil e no exterior, percuciente revisão e interpretação da História do Brasil, singularizadas por enfoques inéditos da construção da nossa nacionalidade. Ao longo de quarenta anos de atividade acadêmica, percorre criticamente os rumos da sociedade, com olhar diferenciado e agudo”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.



Os demais vencedores dos Prêmios ABL de 2011 (para obras publicadas em 2010) foram: na categoria ficção – conto, romance e teatro, o romance “Nada a dizer”, de Elvira Vigna; na infanto-juvenil, o livro “Zoologia bizarra”, de Ferreira Gullar; tradução, “O amante de Lady Chatterley”, Sergio Flaksmann; poesia, “A cor da palavra”, Salgado Maranhão; história e ciências sociais, “Geografia Histórica do Rio de Janeiro”, Maurício de Almeida Abreu; ensaio e crítica literária, “Ensaios de poética e hermenêutica”, Ronaldes de Melo e Souza; e cinema, para o filme “Os famosos e os Duendes da Morte”, Ismael Canappele e Esmir Filho, pelo filme.


Jornal do Brasil
Copyright © 1995-2010
Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog