quinta-feira, 30 de junho de 2011

Preconceito Racial

 Por CMI Brasil


Por Ruivan Gomes 16/06/2011 às 21:48



É comum ouvir algumas pessoas dizerem diante de atos de discriminação racial fora no Brasil a seguinte expressão ?Ainda bem que no Brasil isso não acontece.? Como se estivesse falando de erupções vulcânicas[1].



O exemplo que na maioria das vezes é utilizado para fundamentar [2] essa tese é colocar a situação do Brasil paralela a dos Estados Unidos.



O que faz o Estados Unidos ser visto como maior evidência de preconceito racial é de que até meados dos anos 1960 o país apresentava leis que praticavam diretamente a segregação[3] racial tais como a proibição a determinadas atividades profissionais que negros não poderiam exercer e até a exclusão do ensino.



Até hoje são normais os bairros serem divididos por etnias como os de negros, latinos, europeus, etc. Dando a idéia de Guetos [4] bem no país que mais fala em democracia no mundo.



A mídia geralmente passa a idéia de que o Brasil é um país sem preconceito racial. Geralmente com slogans ?Brasil é igual coração de mãe?, ?Um país acolhedor? ou coisas do tipo.



O que muitos não param pra pensar é que como muitas outras coisas no Brasil, o preconceito é mascarado.



Segundo um resultado parcial do Senso 2010 do IBGE, a renda de indivíduos de cor parda a negra chega ser a metade em relação à de indivíduos de cor mais clara em determinadas regiões do Brasil.



O exemplo mais marcante disso é que o Brasil precisa impor um sistema de cotas para que determinadas etnias como os negros e indígenas tenham maiores oportunidades de serem aceitos em instituições de ensino superior. E agora com o decreto nº 43.007, os concursos públicos do Estado do Rio de Janeiro tem 20% de cota para essas etnias.



O Brasil se torna um exemplo em acolher estrangeiros perseguidos fora, mas faz vista grossa aos seus próprios cidadãos que são excluídos aqui dentro.



Lembrando Jabor [5], o Brasil é ?democrático na mídia, mas excludente na vida real.?



Situações como essa são tão perigosas quanto um Apartheid [6], pois não é fruto de uma política racista, mas de uma cultura racista, que não é tão fácil de destituir do poder como um governo.



[1] A citação faz referência a algo que não ocorre naturalmente no Brasil.



[2] Provar.



[3] Separação



[4] Local onde uma minoria está separada do resto da sociedade.



[5] A citação vem do livro Pornô Política de Arnaldo Jabor.



[6] Regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.



Email:: ruivangomes@hotmail.com

URL:: www.territorioinvisivel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog