terça-feira, 28 de junho de 2011

Tomás Benitez é nomeado novo ministro em Cuba



Novo ministro da Indústria Básica é nomeado em Cuba







Agência Ansa





HAVANA (CUBA) - O Conselho de Estado cubano anunciou nesta segunda-feira (27) a posse de Tomás Benítez como novo ministro da Industria Básica, pasta que ele já dirigia de forma provisória desde setembro de 2010.



Benítez substituiu Yadira García Vera, no cargo desde de 2004, que foi destituída por conta do fraco controle de recursos utilizados. Segundo o presidente de Cuba, Raúl Castro, ela apresentava "deficiências na direção do organismo".



O Ministério da Indústria Básica (Minbas) é considerado um dos mais importante para a economia cubana, já que é responsável pela produção de petróleo e o setor energético, entre outros.



Raúl, por sua vez, "analisou o processo de atualização" do modelo econômico do país durante a última reunião de seu Conselho de Ministros e disse que o êxito da iniciativa depende da "integralidade" ao enfrentar "problemas".



Para ele, é preciso "priorizar a busca de soluções aos complexos assuntos econômicos" que o país terá de enfrentar "adiante", informaram os meios de comunicação estatal por meio de uma nota oficial.



Ainda não foram divulgados os acordos assinados na conferência que teve duração de três dias. Uma reunião feita no começo do mês aprovou medidas que ampliaram o setor privado cubano com o objetivo de aumentar o mercado de trabalho em Cuba.



Desde que assumiu o governo, em 2008, Raúl vem tomando uma série de medidas econômicas que pretendem aumentar o peso da iniciativa privada no país. Essas reformas têm como objetivo "atualizar" o socialismo cubano.



A política foi ratificada no VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), ocorrido em abril de 2011, o primeiro em 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog