segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ativistas protestam contra a nova constituição no Marrocos




Ativistas protestam contra nova constituição no Marrocos

Milhares de ativistas realizaram protestos hoje no Marrocos para exigir mais reformas, dois dias após a população aprovar em referendo a nova constituição do país.

"Estamos aqui para dizer não ao referendo e à constituição", disse Oussama Khlifi, um dos fundadores do Movimento 20 de Fevereiro, que reivindica mudanças democráticas no país. "Queremos uma monarquia constitucional, com um rei que tenha autoridade mas que não governe, e queremos um verdadeiro combate à corrupção."

A nova constituição do Marrocos, proposta pelo rei Mohammed VI no mês passado e levada a referendo na última sexta-feira, foi aprovada com 98% dos votos. O índice de comparecimento às urnas alcançou 72%, bastante superior aos 37% registrados nas eleições parlamentares de 2007.

A constituição levada a referendo concede mais poderes ao Parlamento e ao primeiro-ministro e assegura a independência do Poder Judiciário. No entanto, o comando das Forças Armadas mantém-se nas mãos do monarca e consolida sua condição de máxima autoridade religiosa do país.

A reforma é uma resposta da monarquia marroquina aos protestos populares iniciados em fevereiro para exigir reformas em meio à onda de levantes em países árabes e muçulmanos que já culminaram na queda de ditaduras na Tunísia e no Egito, em guerra na Líbia e em distúrbios em países como Síria, Iêmen e Bahrein.

O Movimento 20 de Fevereiro prometeu continuar com seus protestos semanais até que sejam promovidas reformas verdadeiras. "A reivindicação do movimento nunca foi a constituição", disse Abdel-Hamid Amine, vice-presidente da Associação Marroquina de Direitos Humanos. "Os principais problemas são sociais."

As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog