terça-feira, 12 de julho de 2011

Sudão do Sul terá nova moeda





 O recém-independente Sudão do Sul anunciou na segunda-feira que pretende colocar sua nova moeda em circulação dentro de uma semana ¿ antes do esperando ¿, com cotação igual à da libra sudanesa. O Sudão do Sul tornou-se independente do norte do Sudão no sábado, concluindo um acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil.







O ministro das Finanças sul-sudanês, David Deng Athorbei, disse a jornalistas em Juba, a capital, que o país receberá na quarta-feira o primeiro carregamento de cédulas de libras sul-sudanesas, impressas pela empresa britânica De La Rue. "E então, no dia 18, o governo do Sudão do Sul deve ter concluído essa tarefa ..., e então caberá ao Banco Central do Sudão do Sul emitir a moeda", disse ele. "Do dia 18 em diante, dependendo da distribuição ..., o dinheiro de vocês estará circulando."







Exceto por dizer que a nova moeda terá inicialmente paridade com a libra do "velho" Sudão, o ministro não explicou como será administrada. Até agora, autoridades diziam que a nova moeda só começaria a circular dentro de seis meses. Também na segunda-feira, o Sudão do Sul anunciou um gabinete provisório, composto por ministros egressos da administração regional semiautônoma. Eles terão a tarefa de administrar o país até que um governo pleno seja nomeado.





http://www.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog