terça-feira, 27 de setembro de 2011

Docentes de universidades públicas iniciam "greve de advertência"





Nigéria

Docentes de universidades públicas iniciam "greve de advertência"



Lagos – Os professores das universidades públicas da Nigéria iniciaram segunda-feira uma greve de advertência de uma semana para protestar contra o nível dos seus salários que julgam demasiado baixo e a insuficiência de financiamento das suas instituições, entre outras reivindicações.







Esta greve é prelúdio ao que poderá desembocar numa greve de duração indeterminada se o Governo não satisfizer as reivindicações dos professores agrupados na União do Pessoal Docente das Universidades (ASUU).







Em particular, a ASUU deseja que o Governo aplique os acordos concluídos entre as partes em 2009 relativamente ao aumento da idade da reforma dos professores para 70 anos e dos seus prémios bem como o financiamento das instituições.







« Dois anos e meio após a assinatura destes acordos com o Governo, nada de concreto foi feito », declarou o presidente da ASUU, Ukachukwu Awuzie.







Segundo ele, « isto mostra que não somos em nenhum caso tomados em conta no futuro deste país, sabendo muito bem que a educação é o pilar de qualquer desenvolvimento concreto ».







As greves incessantes dos professores e outros quadros das universidades públicas nigerianas perturbam os progamas de ensino, o que obriga um número crescente de pais a enviar os seus filhos às universidades privadas mais caras.





































© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog