quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje dia Mundial de Conscientização do Alzheimer

Do USP Online



Nesta quarta-feira (21), Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer, neurologistas do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) alertam para a doença, de causa desconhecida, que atinge 5% da população com mais de 65 anos. Após os 80, a prevalência da doença é de 15%. No Brasil, estima-se que 700 mil pessoas sofrem com o mal. Folhetos educativos serão distribuídos para conscientização da população no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC, por onde circulam mais de 10 mil pessoas por dia.



Segundo o neurologista e coordenador do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (Ceredic) do HC, Ricardo Nitrini, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem ao paciente uma vida mais longa e com mais qualidade. Avaliações neuropsicológicas, fonoaudiológicas e exames de neuroimagem são os principais instrumentos para uma rápida comprovação.



O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico, orientação e outras. O HC fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo, próximo à estação Clínicas do metrô.





Mais informações: (11) 3086-1326









Rua da Reitoria, 374 - Sala 244

CEP 05508-010 - São Paulo - Brasil

+55 11 3091-4411 - E-mail: agenusp@usp.br










© 2000-2011 Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog