domingo, 23 de outubro de 2011

Agenda para 2012 da SOS Racismo

Baffu, Konynka, Sergio Treauf, John Akofran
Membros da SOS Racismo



Sensibilização está na Agenda para 2012 da SOS Racismo





Por Rodrigo Fialho



Muito mais que uma agenda. É assim que a SOS Racismo pretende que a agenda para 2012, apresentada ontem, seja vista pelo público.



Subordinada ao tema «A discriminação e o racismo no cinema», a agenda apresenta 450 propostas de obras cinematográficas que «poderão servir como ferramenta pedagógica nas escolas», de acordo com José Falcão, co-fundador da SOS Racismo.



Um estabelecimento comercial no Bairro Alto, em Lisboa, foi o palco escolhido para a apresentação ao público, numa sessão apadrinhada pela presença de três cineastas especialistas em filmes que abordam a discriminação social. Foram eles o congolês Balufu Bakupa-Kanyinda, o brasileiro Sérgio Tréfaut e o ganês John Akomfrah.



Entre os objectivos da SOS Racismo está a elaboração de materiais pedagógicos sobre discriminação racial. Em 1992 a associação lançou as Fichas Didácticas e o primeiro Guia Anti-Racista. Desde então, muitas outras publicações se seguiram ao longo dos anos.



Uma das metas que esta agenda pretende atingir é a de despertar consciências, sobretudo nas escolas. A associação organiza frequentemente debates em escolas, instituições ou sindicatos, em Portugal e no estrangeiro.



José Falcão defende mesmo que é um dos objectivos primordiais desta agenda: «Queremos que chegue às escolas, como ferramenta pedagógica. Uma das grandes vantagens é ter vários tipos de cinema, desde longas-metragens a documentários ou até mesmo curtas. Uma curta de 20 minutos pode ser exibida numa aula normal nas escolas, pode ser um instrumento educativo.»



Outra funcionalidade é a de «ajudar quem quiser explorar a temática da discriminação através do cinema». Pode «servir de guia», uma vez que entre as 450 obras abordam os mais variados temas xenófobos.



Esta é a nona agenda que a SOS Racismo edita. Desde 2004 que a associação lança anualmente uma nova edição, sempre com um tema associado. «A Discriminação e racismo no cinema» foi um tema escolhido pela «importância do cinema na sociedade», e sobretudo por ser uma plataforma de variado acesso ao público. «Ultimamente temos sido abordados por muitas pessoas que nos pedem filmes sobre esta temática, pelo que esta agenda vai também ser útil nesse sentido», adianta o co-fundador da associação.



Esta iniciativa é o primeiro passo de uma série de acções no âmbito da inauguração da nova sede no dia do 21.º aniversário da associação, a 10 de Dezembro. Um espectáculo e um leilão de obras doadas por vários artistas, são algumas das outras acções que decorrerão. «Começámos agora a chamar a atenção para a inauguração da nova sede, e esta foi a primeira iniciativa. Entre outros eventos que iremos promover, está um leilão de obras de arte que nos foram doadas, desde quadros a fotografias, no sentido de angariar fundos para ajudar no financiamento da sede», esclarece José Falcão.









© A BOLA Sociedade Vicra Desportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog