sábado, 29 de outubro de 2011

Doenças Sexualmente Transmitidas e AIDS - alerta da Secretaria de Saude-SP


 Um estudo nacional realizado pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/aids, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, anunciado nesta quinta-feira, indicou alta prevalência de infecção por clamídia entre jovens brasileiras atendidas nos serviços públicos de saúde. Ao todo, 2.071 jovens entre 15 e 24 anos atendidas nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram do estudo. A prevalência de clamídia entre as avaliadas foi de 9,8%, sendo que 4% delas também tiveram resultado positivo para gonorreia.



A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe ao bebê na passagem pelo canal do parto. A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas também pode atingir a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares. Além de causar infertilidade masculina e feminina, pode aumentar de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV.



Não há vacina contra a clamídia. A única forma de prevenir a transmissão da bactéria é através do sexo com preservativos. Uma vez instalada a infecção, o tratamento deve ser realizado com o uso de antibióticos específicos e deve incluir o tratamento do parceiro a fim de garantir a cura e evitar a reinfecção.



"A mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical, na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite e pneumonia", afirmou o médico coordenador do estudo, Valdir Monteiro Pinto. O profissional disse ainda que os sintomas incluem dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida para ambos os sexos. Mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual, dor às relações sexuais e no baixo ventre, além de doença inflamatória pélvica.





Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog